Pouca gente notou, mas a Audi vem levando para ultimas etapas do Mundial de Endurance, uma nova versão do Safety Car baseada na última geração do Audi R8.
Equipado com um motor V10 que desenvolve cerca e 610 cv, o novo modelo ainda não apareceu durante as provas, por conta dos poucos acidentes e também pela adoção das bandeiras amarelas que fazem os carros diminuírem a velocidade, afastando a necessidade do carro de segurança para comandar o pelotão.
O responsável pela preparação das duas unidades do R8 é Georg Bauer, enquanto Thierry Veyrie, piloto do SC pode se comunicar com o diretor da prova, Eduardo Freitas.
“Na superfície superior do carro que, obviamente, você tem as luzes, que no lado esquerdo e direito são amarelas, e no meio verde”, disse Bauer . “Dentro de nós temos o sistema de telemetria da FIA e um sistema de rádio para contato com todos os pilotos que estão no carro e nos boxes, além de ter contato com Freitas. A conversa pode ser individual ou com os três ao mesmo tempo.” Explica.
Além dos dois SC, a Audi também fornece três carros médicos, sendo modelos RS4 e RS3. O carro médico oficial conta com um paramédico e um delegado médico da FIA.
O responsável pela condução da “ambulância” é Yannick Dalmas, que venceu 4 vezes as 24 horas de Le Mans. Além de prestar atendimento ao piloto, a unidade também é usada para desativar o sistema híbrido dos LMP1 para evitar possíveis choques durante o atendimento do piloto.
“É um Audi especial, com certeza”, disse Bauer. “É um elo importante em um bom e grande esforço de equipe, a primeira corrida do novo modelo foi na etapa de Nurburgring.”