A Michelin Le Mans Cup, conhecida por suas emocionantes corridas na categoria LMP3 desde 2017, terá novidades para a temporada de 2025. Uma nova classe, também denominada “LMP3”, será integrada ao grid, ao lado da classe LMP3 Pro/Am, proporcionando ainda mais competitividade e ação.
Até o momento, a LMP3 Pro/Am conta com duplas formadas por um piloto com classificação bronze. Podendo ser acompanhado por outro piloto de classificação bronze, prata ou ouro. Essa configuração continuará em vigor, mantendo a participação de pilotos amadores ao lado de competidores mais experientes.
Aliás, a novidade para 2025 fica por conta da criação de uma nova categoria LMP3, exclusiva para duplas que incluem um piloto prata, podendo ser acompanhado por um piloto prata ou ouro. Pilotos de classificação platina, no entanto, continuarão inelegíveis para competir na Michelin Le Mans Cup, mantendo o foco nas categorias inferiores e no desenvolvimento de novos talentos.
Mais detalhes do Michelin Le Mans Cup
Aliás, além das mudanças no formato das equipes, a temporada de 2025 marcará a introdução da próxima geração de carros LMP3. Equipados com um motor Toyota V35A V6 biturbo de 3,5 litros, os novos carros estarão disponíveis em chassis das marcas Ligier, Duqueine, Adess e Ginetta, trazendo ainda mais inovação e desempenho para as pistas.
Segundo Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), o sucesso da categoria LMP3 é incontestável, especialmente na Michelin Le Mans Cup. “Este campeonato – a fundação da pirâmide de resistência – verá a introdução de uma terceira classe na próxima temporada. Trazendo maior igualdade e densidade ao grid LMP3. Ele oferecerá às equipes de pilotos altamente talentosas uma oportunidade de lançar suas carreiras nesta competição desafiadora”, afirmou Fillon.
Por fim, Frédéric Lequien, CEO da Le Mans Endurance Management (LMEM), destacou o impacto positivo da categoria desde sua criação em 2015. “A Michelin Le Mans Cup tem sido uma excelente plataforma de entrada para pilotos de todos os níveis. Desde amadores até jovens profissionais em início de carreira. Agora, com a inclusão de combinações prata-prata ou prata-ouro, reforçamos as oportunidades para os jovens talentos. Sem deixar de lado a chance dos pilotos bronze competirem em algumas das melhores pistas da Europa. Incluindo o circuito completo de Le Mans”, completou Lequien.