Com uma pausa de aproximadamente três meses, o Mundial de Endurance retorna neste final de semana para o interessante traçado de Austin nos EUA. Sendo esta sua terceira edição o WEC vem se consolidando como um dos principais “mundiais” do automobilismo. Seja em termos tecnológicos ou do interesse de fabricantes.
Em entrevista ao site Endurace.info, Gerard Neveu revelou um pouco dos planos para 2015 e as perspectivas para os próximos anos.
P. Como a gestão da série se manteve ocupada durante as férias de verão?
“Passamos o verão estudando e planejando o campeonato de 2015, seja o WEC ou o ELMS, principamelmente em relação a novos circuitos. Estamos voltando a temporada com grandes viagens. Estou contente com a volta da OAK Racing nas últimas corridas deste ano.”
P. Qual a expectativa para a etapa em Austin?
“A etapa de Austin promete ser um grande evento com uma grande exibição. Esperamos reuniões com mais de 400 Porsche e um grande grupo de Corvettes.”
P. Os novos regulamentos da classe LMP1 ajudaram a desenvolver o campeonato?
“Graças aos regulamentos técnicos, mas também ao lado esportivo. O WEC se tornou o melhor campeonato do mundo. Prova disso foi à alta competitividade desde a etapa de Silverstone. O principal objetivo do WEC é difundir os valores das 24 horas de Le Mans em todo o mundo.”
“Há um grande interesse de construtores. Temos muitos dos maiores pilotos da atualidade. Basta ver o que André Lotterer fez, quando guiou um F1 em SPA. Deu-nos muito orgulho.”
P. O calendário 2015 será anunciado em Austin?
“Não há nenhuma obrigação em fazer isto. Não será revolucionário e será anunciado em breve.”
P. Depois de três corridas, qual é o resultado do APP do WEC?
“Ele tem sido um verdadeiro sucesso. Mas temos que continuar a desenvolver o produto. Não há uma equipe de engenheiros para desenvolver o aplicativo, mas sim um grupo de pessoas que tem conhecimento em automobilismo.”
P. Após três anos o WEC atingiu o final do seu ciclo de desenvolvimento de três anos?
“Exatamente. Estamos chegando perto do fim dos primeiros três anos, o que é um período de incubação e nascimento. Você não deve esquecer o ceticismo em Sebring em 2012, havia um relacionamento novo entre a FIA e a ACO. Também sentimos quando a Peugeot decidiu se retirar.”
“Dois anos depois onde estamos? Estas dúvidas foram embora. A prova em Austin será transmitida ao vivo pela Fox Sports 2 (EUA) e FIA WEC APP. Vamos começar um novo ciclo de três aos e os laços entre FIA e ACO estão muito unidos. Precisamos aumentar o lado do Marketing, bem como melhorar o valor esportivo e organizacional. Estamos vivendo uma grande experiência humana. As pessoas que trabalham aqui são felizes e motivadas.”
“O bebê cresceu, ele está andando e agora cabe a nós fazê-lo correr”.