O Ligier JS P320 #13 da MRacing, pilotado por Romano Ricci e Alexandre Cougnaud, venceu uma corrida marcada por caos e drama na Le Mans Cup, em Spa, neste sábado, 24. O evento foi repleto de incidentes, penalidades e três intervenções do safety car, que totalizaram 40 minutos, resultando em 15 abandonos.
A vitória do MRacing veio em uma emocionante ultrapassagem na última volta, quando Cougnaud superou Samir Ben, da T2 Racing, no Bus Stop, logo após uma relargada do safety car. Ben liderava inesperadamente devido a um pit stop realizado 40 segundos abaixo do tempo mínimo permitido.
Cougnaud estava ciente de que o carro da T2 havia sido penalizado por essa infração, mas decidiu garantir a posição na pista. A ultrapassagem coroou uma série de manobras audaciosas no final da prova, incluindo a de Theodor Jensen, da Bretton Racing, que ultrapassou Adrien Closmenil, da COOL Racing, e Ben, da T2, na corrida até a linha de chegada.
Jensen garantiu o segundo lugar, enquanto Closmenil ficou com a terceira posição. O T2 Duqueine caiu para a 17ª colocação geral após sua penalidade virar em uma penalidade de tempo.
“Foi uma largada muito boa, a curva 1 é sempre complicada e eu tive sorte. Tive ritmo suficiente para abrir vantagem. Fizemos um bom trabalho, é um prazer vencer, minha primeira vitória na Michelin Le Mans Cup”, comemorou Ricci, que começou a corrida no carro vencedor.
“Foi difícil até a última curva. Eu sabia que o carro da frente seria penalizado, então consegui administrar até o fim”, completou Cougnaud.
A equipe More Motorsport também se destacou, terminando em quarto lugar com a dupla pai e filho, enquanto o Ligier da Rinaldi Racing terminou em quinto após ajustes na cronometragem.
Vitória contestada na categoria GT3
Na categoria GT3, a AF Corse fez dobradinha, com o carro #51 sendo líder até ser penalizado por violação dos limites da pista. Alessandro Balzan e Matthew Kurzejewski estavam no topo do pódio, mas a penalidade deve rebaixá-los para a segunda posição, atrás do carro irmão pilotado por Riccardo Agostini e Custodio Toledo, que fizeram uma corrida limpa. O terceiro lugar foi Ferrari#74 da Kessel Racing.
Incidentes dominam a prova da Le Mans Cup
A corrida, no entanto, teve por uma série de incidentes antes mesmo da largada oficial. Um vazamento de combustível no grid do carro # 26 da Bretton Racing fez com que voltas de formação adicionais fossem necessárias. Atrasando o início da prova.
Quando a corrida finalmente começou, um acidente múltiplo em La Source envolveu o pole position da R-ace GP, bateu no carro #2 da CD Sport. O impacto forçou a equipe R-ace a abandonar a prova, adiando sua primeira vitória em 2024.
Outros carros também se envolveram em incidentes, incluindo o Team Virage e a Steller Motorsport, que se chocaram no BussStop. Além do Ligier da High Class Racing, que sofreu um grande impacto em Les Combes.
Por fim, a próxima etapa da Le Mans Cup acontece em Mugello, no dia 29 de setembro.