Michelin Le Mans Cup: Paul Ricard recebe 42 carros para a segunda etapa da temporada 2025

A Michelin Le Mans Cup segue para o sul da França neste sábado, 3 de maio, com a realização da segunda etapa da temporada 2025 no Circuito Paul Ricard, em Le Castellet. A prova de duas horas contará com 42 carros distribuídos entre as categorias LMP3, LMP3 Pro/Am e GT3. A lista de inscritos foi divulgada nesta quinta-feira, 24.

Ao todo, 86 pilotos e 28 equipes de 24 nacionalidades diferentes estarão em ação, com destaque para a forte presença francesa: sete equipes locais alinharão doze carros e dezoito pilotos correrão em casa no primeiro dos dois eventos da temporada disputados na França.

LMP3: CLX Motorsport lidera após dobradinha na abertura

A categoria LMP3, reservada a duplas formadas por pilotos Prata e Ouro, terá 18 carros no grid, representando todos os quatro fabricantes de chassis homologados: Adess, Duqueine, Ginetta e Ligier.

Após uma estreia dominante em Barcelona, a CLX Motorsport chega como líder do campeonato. A escuderia suíça venceu com a Ligier-Toyota #97 da dupla David Droux e Cédric Oltramare, que cruzou a linha de chegada à frente da Ligier #87, guiada por Alvise Rodella e Pierre-Alexandre Provost. Em terceiro, a formação 100% francesa da VPS Forestier Racing, com Louis Rousset e Romain Favre no carro #29.

Lista de inscritos

A equipe francesa inscreve ainda um segundo Ligier para Luciano Morano e Charles Roussanne. Já a R-ace GP, vice-campeã de 2024, também terá dois carros Duqueine D09, com Hadrien David e Hugo Schwarze no carro #85 e Edgar Pierre ao lado de Joel Granfors no #86.

Outras equipes francesas no grid são a ANS Motorsport e a 23Events Racing, ambas com um Ligier JS P325 cada, além de uma inscrição extra na classe Pro/Am. Em Barcelona, a 23Events conquistou a pole com Mattéo Quintarelli, mas um incidente logo na largada comprometeu a corrida da dupla, que ainda salvou o quinto lugar com Léna Bühler.

Sacha Lehmann e Theo Micouris terminaram em quarto pela Team Virage, enquanto Thomas Imbourg e Arthur Rogeon (CD Sport) completaram o top-7. A campeã DKR Engineering alinha o único Ginetta do grid, enquanto a Nielsen Racing aposta em dois Adess AD25-Toyota. Completam a lista High Class Racing, Reiter Engineering, Bretton Racing e Gebhardt Motorsport.

LMP3 Pro/Am: Rinaldi Racing e ANS largam na frente

Aliás, a classe LMP3 Pro/Am terá 17 carros no grid em Le Castellet. A Rinaldi Racing dominou a abertura da temporada com uma dobradinha em Barcelona, liderada pela Ligier #66 de Steve Parrow e Griffin Peebles, seguidos pelo carro #71 de Stefan Aust e Felipe Fernandez-Laser.

A ANS Motorsport brilhou na classificação com Julien Lemoine cravando a pole position. Ele volta a dividir o carro #84 com Paul Trojani na etapa francesa. Já a R-ace GP inscreve um terceiro Duqueine D09, desta vez para Romano Ricci e Fabien Lavergne.

Além disso, a Racing Spirit of Léman entra na disputa com Jean-Ludovic Foubert e Antonie Doquin, enquanto a 23Events Racing traz Tim Merieux ao lado de Terrence Woodward. Outro destaque é Gillian Henrion, que corre pela Motorsport98 com Eric De Doncker.

A M Racing terá Pierre Kaffer e Michael Doppelmayr em um Ligier, enquanto a australiana GG Classics, terceira colocada na abertura, busca novo pódio com George Nakas e Fraser Ross. A categoria ainda conta com representantes da P4 Racing, Inter Europol Competition, High Class Racing, Bretton Racing, Reiter Engineering e More Motorsport.

GT3: Kessel Racing defende a liderança

A categoria GT3 terá oito carros em Le Castellet, representando marcas como Ferrari, Aston Martin, Mercedes-AMG e Porsche. A suíça Kessel Racing lidera após vitória em Barcelona com a Ferrari #33 de Murat Ruhi Çuhadaroğlu e David Fumanelli. A equipe ainda subiu ao pódio com a Ferrari #17 de Lorenzo Innocenti e Andrea Belicchi, que terminou em terceiro.

Entre as duas Ferraris, o Aston Martin #11 da Code Racing garantiu o segundo lugar, com Philipp Sager e Ryan Van Der Steur. O Porsche 911 GT3 R da Iron Dames volta à pista após o acidente de Marta Garcia Lopez, que correrá ao lado de Vanina Ickx.

Porém, o único Mercedes-AMG é da Team Motopark, com Heiko Neumann, autor da pole em Barcelona. A Ebimotors representa a Porsche com Fabrizio Broggi e Sergiu Nicolae. Biogas Motorsport e a atual campeã AF Corse completam o grid com uma Ferrari cada.

Programação do Michelin Le Mans Cup

Por fim, a programação da etapa de Paul Ricard começa na sexta-feira, 02 de maio, com os treinos livres. A classificação acontece na manhã de sábado, e a corrida principal tem largada marcada para a tarde do dia 03. Lembrando, a prova terá a transmissão pelo canal do Michelin Le Mans Cup no YouTube.