Michelin Le Mans Cup 2025 bate recorde de inscritos e estreia categoria LMP3 Pro/Am

A Michelin Le Mans Cup divulgou nesta terça-feira, 04, um recorde de 44 inscrições para a temporada completa. Contando pela primeira vez desde sua estreia em 2016 com três categorias distintas e introduzindo a nova geração de carros LMP3 equipados com motores Toyota.

Michelin Le Mans Cup temporada contará com seis etapas

A competição terá seis etapas, passando por Barcelona, Le Castellet, Spa-Francorchamps, Silverstone e Portimão, além de duas provas de 55 minutos no lendário circuito de La Sarthe, durante as 24 Horas de Le Mans, em junho.

Lista de inscritos

Pela primeira vez em corridas de resistência, a categoria LMP3 permitirá equipes totalmente profissionais, com pilotos classificados como Prata e Ouro. Já a recém-criada classe LMP3 Pro/Am exigirá que ao menos um dos pilotos seja Bronze.

O grid contará com 29 equipes de 14 diferentes nacionalidades e um total de 88 pilotos inscritos para a corrida de abertura, que acontece no dia 5 de abril, em Barcelona, com duração de 110 minutos.

LMP3: 20 carros e nova geração de chassis

A classe LMP3 terá 20 carros no grid, representando todos os quatro fabricantes de chassis homologados: Ligier, Duqueine, Adess e Ginetta. O conjunto motriz será unificado, com todos os protótipos equipados com o motor Toyota V35A biturbo V6.

A CLX Motorsport, nova identidade da COOL Racing, defenderá seu título com dois Ligier JS P325s, com o campeão de pilotos David Droux ao lado de Cedric Oltramare no carro #97, enquanto Pierre-Alexandre Provost e Alvise Rodella estarão no #87.

Aliás, outras equipes de destaque incluem a Virage, campeã da Michelin Le Mans Cup em 2023, a Nielsen Racing, que migrará para o chassi Adess AD25, e a DKR Engineering, tetracampeã da categoria, que apostará no Ginetta G61.

LMP3 Pro/Am estreia com 16 inscrições

A nova classe LMP3 Pro/Am contará com 16 carros, sendo 14 Ligier JS P325s e dois Duqueine D09s. Dentre as equipes inscritas, destacam-se a Racing Spirit of Léman, campeã de 2022, e a Inter Europol Competition, que alinhará dois Ligiers.

O grid também contará com a participação de pilotos experientes como Romano Ricci (R-ace GP) e Eric De Doncker (Motorsport98), além das estreantes GG Classics e More Motorsport.

Oito carros no grid da GT3

Além disso, a classe GT3 reunirá modelos da Aston Martin, Ferrari, Mercedes-AMG e Porsche. A atual campeã AF Corse defenderá seu título com uma Ferrari 296 GT3 pilotada por Alessandro Cozzi e Eliseo Donno.

A Kessel Racing, campeã em 2018 e 2019, retorna com duas Ferraris, enquanto a Biogas Motorsport também aposta na Ferrari 296. A Motopark fará sua estreia na MLMC com um Mercedes-AMG GT3, enquanto a Code Racing Development será a única representante da Aston Martin.

Entre os destaques da GT3 estão a Ebimotors, que retorna com um Porsche 911 GT3 R. E as Iron Dames, que competirão com um Porsche 911. Tendo Marta Garcia e Vanina Ickx na dupla de pilotas.

Com um grid robusto e novidades técnicas e esportivas, a Michelin Le Mans Cup 2025 promete ser uma das edições mais competitivas da história da competição. Por fim, o campeonato inteiro será transmitido com qualidade pelo canal da categoria no YouTube.