A Audi está focanda mais do que nunca em sua estreia na Fórmula 1. Para isso escalou um grupo de engenheiros para obter (ou tentar) ter o mesmo sucesso dos tempos de WEC.
Sendo assim, liderada pelo CEO da marca, Gernot Döllner, a Audi deixou claro o que a empresa está focando no futuro na F1. A chamada “agenda Audi” focará em Produto e tecnologia, bem como o posicionamento mais forte da marca no cenário global estão em foco.
Neste contexto, os membros dos Conselhos de Supervisão da AUDI AG e da Volkswagen AG decidiram agora reforçar o compromisso com a Fórmula 1 e acelerar os preparativos para o início da temporada de 2026. A Audi planeja adquirir uma participação de 100% no Grupo Sauber. Oliver Hoffmann será o responsável pelo programa geral da Audi Fórmula 1 como Representante Geral. Como CEO da Audi F1 Team, Andreas Seidl será responsável pela implementação do projeto F1, bem como pela gestão da Audi F1 Team.
Oliver Hoffmann, atualmente liderando a divisão de Desenvolvimento Técnico, será nomeado Representante Geral pelo Conselho de Administração e, como resultado, será responsável pela implementação do compromisso da AUDI AG na Fórmula 1.
A posição recém-criada unirá todos os três pilares do programa de Fórmula 1: a participação na célebre equipe suíça de corrida, o desenvolvimento da unidade de potência pela Audi Formula Racing GmbH nas instalações de Neuburg, bem como a direção estratégica e ativação do programa da AUDI AG. Além do lançamento bem-sucedido do programa de Fórmula 1.
Este pacote também visa fortalecer a marca Audi no cenário global e garantir uma estreita colaboração entre o automobilismo e a produção em série.
Audi quer a Sauber na Fórmula 1
Neste contexto, a Audi planeja adquirir 100% da Sauber Holding AG. Um acordo correspondente foi alcançado com o atual acionista majoritário, Islero Investments AG, que apoia totalmente a mudança. Além de presidir o comitê de acionistas da Audi Formula Racing GmbH, Oliver Hoffmann se tornará presidente do conselho de administração de todas as empresas Sauber.
Em conexão com isso, Oliver Hoffmann está deixando o cargo de membro do Conselho de Administração da AUDI AG. O CEO da Audi, Gernot Döllner, assumirá o comando da divisão de Desenvolvimento Técnico, além de suas responsabilidades existentes. Ele continuará a transformação contínua do Desenvolvimento Técnico. Além de encurtar os tempos de desenvolvimento, o foco está principalmente em estruturas mais eficientes e áreas de responsabilidade claras, a fim de operacionalizar a priorização de produtos e tecnologias conforme prescrito pela Agenda Audi.
Na preparação para a sua entrada no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA em 2026, a Audi está desempenhando outro papel fundamental. Como CEO da Audi F1 Team, Andreas Seidl será responsável pela implementação do projeto Audi F1, bem como pela Audi F1 Team. Ele também será o rosto da futura equipe Audi de Fórmula 1.
“A entrada na Fórmula 1 não é apenas o auge da história de muito sucesso da Audi no automobilismo, mas também um grande desafio esportivo, pois é um compromisso financeiro. Através da agregação das responsabilidades de Oliver Hoffmann e da aquisição completa do Grupo Sauber, estamos acelerando nossos preparativos para a temporada de 2026”, disse Manfred Döss, Presidente do Conselho Fiscal da AUDI AG.