A Audi enfrentou em 2015 um dos seus piores anos no Endurance. Após perder em 2014 o título para a Toyota (mesmo vencendo Le Mans), viu a marca irmã Porsche dominar o Mundial de Endurance com o seu 919 Hybrid.
Para não ficar para trás apresentou no final de 2015 o novo R18. Sendo este um carro totalmente novo o programa de testes começou em Sebring em Dezembro e deve continuar em circuitos europeus ao lado da Toyota. A Porsche testa atualmente no circuito de Yas Marina.
Na opinião de Loic Duval tantas mudanças podem ocasionar quebras. “O carro é realmente diferente e um grande trabalho foi feito pela equipe. Parece muito promissor”, disse ao site Motorsport.com. “O ponto de interrogação será a durabilidade após tantas mudanças, pois é um carro novo.”
“O sistema híbrido que é totalmente novo é o nosso principal desafio. Eu acho que em termos de desempenho nós vamos ser fortes, mas é claro que ainda é muito cedo para falar qualquer coisa.”
Já o chefe da Audi Motorsports, Dr. Walfgan Ullrich, admite que o trabalho está longe de ser finalizado, e o novo LMP necessita de uma alta quilometragem para se tornar 100% competitivo e principalmente durável.
“Nós temos um carro completamente novo”, disse .”O objetivo de cada peça nova é que ela seja melhor do que anterior.”
“Estamos dentro do cronograma, estamos no processo de compreensão dos sistemas, como usá-los para ter desempenho e confiabilidade. Ainda há muito a fazer.”
Fazer um prognóstico neste momento é impensável segundo o dirigente. “Você nunca sabe até a primeira corrida. Estamos concentrados em nosso trabalho, sabemos que temos de fazer progressos com o carro novo.”
“É certo que a competição será em um nível muito alto este ano. A Toyota terá um carro novo, temos um carro novo, tanto será mais rápido do que no ano passado, será algo intenso.”