A edição de 2021 das 24 Horas de Le Mans foi adiada para os dias 21 e 22 de agosto. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 04, pelo o Automobile Club de l’Ouest.
A 89ª edição da prova deveria acontecer entre os dias 12 a 13 de junho com um dia de teste oficial uma semana antes, mas agora será realizada 10 semanas depois em uma tentativa de garantir que os espectadores possam comparecer em meio à pandemia do coronavírus.
O presidente da ACO, Pierre Fillon, comentou que seria “impensável” para a ACO organizar a prova a portas fechadas pelo segundo ano consecutivo.
“Embora tenha sido uma decisão difícil de tomar, é a certa”, disse ele. “Realizar as 24 Horas de Le Mans com os portões fechados pelo segundo ano consecutivo seria impensável. Estamos, portanto, fazendo todo o possível para evitar que isso aconteça e para dar às equipes uma visão clara de toda a temporada”.
“Estamos trabalhando muito para realizar um evento seguro, com todos os cuidados necessários. A corrida deste ano promete ser outro thriller com a estreia da nova classe Hypercar”, finalizou.
A decisão de adiar Le Mans provisoriamente move a corrida de 24 horas da terceira rodada para a quarta rodada do calendário do 2021 do Campeonato Mundial de Resistência da FIA.
Le Mans fica entre as 6 Horas de Spa em maio e as 6 Horas de Monza em julho, mas agora acontecerá cinco semanas após a rodada italiana.
ELMS tem calendário alterado
Com a mudança das 24 Horas de Le Mans, o calendário da ELMS sofrerá alterações. As 4 Horas de Le Castellet que seria realizada uma semana antes da nova data das 24 Horas.
Tanto Le Mans como o ELMS são organizados pelo Automobile Club de l’Ouest. .Paul Ricard agora será a terceira rodada da temporada, de 4 a 6 de junho. A data do início de junho cai três semanas após as 4 Horas do Red Bull Ring e coincide com o fim de semana do dia de teste de Le Mans, agora adiado.
As 24 Horas de Nürburgring e a rodada da IMSA WeatherTech SportsCar em Detroit também estão programadas para o primeiro fim de semana de junho. “Com as 24 Horas de Le Mans mudando para agosto, tomamos a decisão de mudar as 4 Horas de Le Castellet para junho”, disse o CEO da ELMS, Frederic Lequien.
“Esta mudança permitirá às equipes do ELMS que competem em Le Mans um evento extra para se preparar para a grande corrida, enquanto mantém o cronograma geral da temporada do ELMS com um intervalo de três a quatro semanas entre cada evento”.
“Gostaria de agradecer a Stephane Clair e sua equipe no Circuito Paul Ricard por trabalhar conosco para acomodar a mudança de data para as 4 Horas de Le Castellet.”
A temporada do ELMS deve começar no Circuito de Barcelona em 18 de abril, seguida por Red Bull Ring em maio, após dois anos sem uma rodada austríaca. A corrida de Paul Ricard reprogramada vem a seguir, com a visita planejada de julho a Monza agora representando a quarta rodada. Spa-Francorchamps deve sediar a quinta rodada em 19 de setembro, levando ao final da temporada para Portimão em 24 de outubro.