Le Mans 2025: Cadillac lidera classificação com Alex Lynn; Toyota #7 fora da Hyperpole

O piloto Alex Lynn, da Cadillac Hertz Team JOTA, marcou o melhor tempo na primeira sessão classificatória para as 24 Horas de Le Mans 2025, garantindo a liderança do Cadillac V-Series.R #12 com uma volta em 3:22.847. O destaque negativo ficou por conta do Toyota GR010 Hybrid #7, que ficou de fora da Hyperpole ao terminar apenas na 17ª posição. A sessão ocorreu nesta quarta-feira, 11.

Cadillac supera BMW e Ferrari no topo do Hypercar

Lynn superou o tempo, seguido do BMW M Hybrid V8 #15, conduzido por Dries Vanthoor, por apenas 0,040s. A sessão de classificação realizada na noite de quarta-feira fez parte do novo formato da ACO, no qual apenas os 15 melhores da classe Hypercar avançam para a Hyperpole desta quinta-feira.

O Toyota #7, pilotado por Nyck de Vries, registrou 3:25.062 — mais de dois segundos atrás do líder — e foi um dos seis carros eliminados da disputa final por posições no grid.

Tempos da sessão de pole: Hypercar e LMP2/LMGT3

Vanthoor, que enfrentou dificuldades com limites de pista, teve três voltas deletadas antes de conseguir marcar seu tempo válido, terminando em segundo. O Ferrari 499P #51 de Antonio Giovinazzi e o Porsche 963 #6 de Kevin Estre completaram os quatro primeiros.

Destaques e decepções no Hypercar em Le Mans

O top 5 foi completado por Sébastien Bourdais no Cadillac #38, seguido pelo Ferrari #50 de Antonio Fuoco. A Ferrari adotou uma estratégia incomum, com trocas de pilotos durante a sessão.

Nesse sentido, a Porsche Penske Motorsport conseguiu colocar todos os seus três carros na Hyperpole, com destaque para o #4 de Felipe Nasr, que garantiu sua vaga por pouco ao fechar em 14º. O resultado eliminou o Aston Martin Valkyrie #009 de Marco Sørensen, além dos dois Peugeot 9X8, que ficaram em 18º e 19º.

O Porsche #99 da Proton Competition e o Aston Martin #007 também não avançaram.

LMP2: Deletraz lidera, Fittipaldi é o mais rápido entre os não Pro-Am

Além disso, na LMP2, o suíço Louis Deletraz cravou 3:35.472 com o Oreca #199 da AO by TF, liderando quatro carros da subclasse Pro-Am no topo da tabela.

Ben Hanley (United Autosports), Alex Quinn (Algarve Pro Racing) e Mathias Beche (TDS Racing) vieram na sequência. O brasileiro Pietro Fittipaldi foi o mais rápido entre os não Pro-Am, ficando em quinto com o Oreca #22 da United Autosports, 1,064s atrás do melhor tempo.

Do mesmo modo, apenas os 12 melhores tempos avançaram para a Hyperpole. Entre os eliminados estão os dois carros da Proton Competition, o IDEC Sport #18 de André Lotterer, o Nielsen Racing #24 de Colin Braun, e o Inter Europol #34 de Luca Ghiotto, que teve problemas no fim da sessão.

LMGT3: BMW lidera com Al Harthy; McLaren, Ferrari e Aston também avançam

A classe LMGT3 teve domínio do BMW M4 GT3 EVO #46 da WRT, com Ahmad Al Harthy marcando 3:56.875. Os oito primeiros colocados representaram fabricantes diferentes, mostrando o equilíbrio da nova categoria.

Contudo, o Aston Martin #27 da Heart of Racing (Ian James) foi o segundo, seguido pelo Manthey Porsche #92 de Ryan Hardwick. Arnold Robin (Akkodis ASP Team) e Tom van Rompuy (TF Sport) completaram o top 5.

Aliás, outros destaques incluem o Ford Mustang #88 da Proton Competition com Stefano Gattuso, o Ferrari 296 GT3 #193 da Ziggo Sport Tempesta Racing, e o McLaren 720S #59 da United Autosports.

A equipe Iron Lynx conseguiu classificar o Mercedes #61 de Martin Berry, mas o carro #63 não participou após sofrer danos no Treino Livre 1.

Bem como, entre os eliminados da LMGT3 estão o Corvette #33 da TF Sport. Além da Ferrari #57 da Kessel Racing, o BMW #31 da The Bend Team WRT e o Lexus #87 da Akkodis ASP Team. A Porsche perdeu dois carros, com Celia Martin e Antares Au fora da Hyperpole.

A sessão terminou sob bandeira vermelha após o Ferrari #150 da Richard Mille AF Corse parar na curva Mulsanne.

Próxima etapa: Hyperpole nesta quinta-feira

A pista de Le Mans segue movimentada nesta quinta-feira com treinos livres a partir das 22h (horário local). Por fim, enquanto a Hyperpole está marcada para as 15h (Brasília), quando serão definidas as posições de largada para a 93ª edição das 24 Horas de Le Mans.