Um dos mais tradicionais fabricantes de motores nas mais diversas categorias do automobilismo está de volta ao endurance. Desde que a Nissan se mostrou um fabricante confiável e começou a fornecer motores as equipes da classe LMP2 a Judd acabou ficando meio de lado até pelos pífios desempenhos das equipes.
Para 2014 quando tudo muda o fabricante vai oferecer um novo propulsor para as equipes LMP1. O motor será um V8 de 3.4 litros aumentado para 4.4 Litros, que segundo a empresa proporciona uma melhor combinação e economia de combustível o que será um padrão para os motores do ano que vem.
“Depois de longas discussões com vários fabricantes de chassis e trabalho em simuladores este foi o melhor caminho um motor aspirado V8 a maneira mais sensata e eficiente para se fornecer um motor confiável e competitivo para equipes de clientes em 2014”. explicou John Judd, diretor da empresa.
“Em alguns aspectos, a nossa plataforma V10 poderia ter sido uma proposta atraente, mas entre outras considerações, sentiu-se que esta não era a opção ideal já que não iriamos alcançar o peso mínimo mínimo de um LMP1 para o ano que vem. Tendo escolhido a opção V8 estamos satisfeitos que o nosso trabalho que foi confirmada em testes no simulador. Estamos muito felizes com o desempenho do motor e estamos cumprido todas as nossas metas “.
O motor está em funcionamento desde Julho e terminou a poucos dias uma bateria extensa de testes em dinamômetro. Além da Judd, Toyota e Honda já anunciaram a comercialização dos seus motores a equipes de clientes. A AER também está trabalhando em um motor para o próximo ano sem maiores detalhes.