Após quase 2 anos parado o último LMP2 fabricado pela Honda deve voltar as pistas em 2016. A informação é do site Racer, e dá conta que o HPD ARX-04b que competiu somente na abertura do TUSC em 2014 em Daytona, teve uma parada prematura por conta de problemas aerodinâmicos.
“Nós não estamos em um estágio onde nós queremos fazer um anúncio de equipe, mas certamente estamos olhando as opções em trazer o ARX-04b de volta a pista”, disse o vice-presidente da HPD Steve Eriksen.“Ele continua a passar pelo processo de desenvolvimento para alcançar algumas melhorias aerodinâmicas e as coisas estão bem adiantadas.”
Entre as equipes que estariam dispostas a competir com o LMP2 estaria a PR1/Mathiasen. A organização com sede na Califórnia ganhou o campeonato de 2013 da ALMS na classe PC com Mike Guasch. Na atual temporada Mike ganhou 4 etapas também na classe PC, incluindo Daytona, Sebring e Petit Le Mans.
Outro fator que poderia confirmar a hipótese é que Bobby Oergel, dono da PR1 já anunciou que vai mudar para a classe LMP2 em 2016, além de ter a base da equipe perto da HPD na Califórnia.
“Nós estamos esperando serem confirmadas algumas coisas, que nos permitiria voltar à pista no próximo ano”, disse. No outro lado da balança Oergel, não confirmou os boatos.
Mesmo com as limitações que a ACO impôs no WEC, Eriksen acredita que o chassi pode ser usado alem de 2017 na IMSA. “A ACO foi clara sobre os LMP2 para 2017, mas o que isso significa no mundo IMSA não foi totalmente decidido, sabemos que pode funcionar como um carro Grandfathered, mas com tudo sobre ser novo, você nunca sabe exatamente o que ajustes serão feitos para a realidade quando há uma mudança radical “, observou ele. “Isso é parte da razão pela qual queremos ver o carro no próximo ano. Você terá uma melhor chance de continuar se você estiver fora e competir do que se você não é.”