A morte prematura do piloto Gil de Ferran na última sexta-feira, 29, pegou os fãs de automobilismo de surpresa. Aos 56 anos, Gil teve uma carreira de sucesso, sendo bicampeão da Fórmula Indy e conquistando as 500 Milhas de Indianápolis de 2003.
Além disso, foi consultor da McLaren na Fórmula 1, quando a mesma passava por uma reestruturação em sua equipe de automobilismo. De acordo com a imprensa americana, O piloto guiava um carro no Concours Club, na Flórida, uma pista privada, quando se sentiu mal, por volta das 15h (18h em Brasília). Ele deixa a esposa, Angela, e os filhos Anna e Luke.
Ferran, que nasceu na França, mas se mudou para o Brasil quando tinha quatro anos, estava aposentado das pistas, porém, atuava como dirigente esportivo.
A passagem de Gil de Ferran pelo Endurance
Entre 2008 e 2009, dois anos importantes para a extinta e ainda ótima American Le Mans Series (ALMS), o piloto com o apoio da Acura (Honda), fundou a De Ferran Motorsports. Naquele ano, o brasileiro, ao lado de Simon Pagenaud, iniciou na ALMS durante a etapa de Utah.
Competindo na classe LMP2, o Acura ARX-01b terminou em terceiro no geral. Vale lembrar que 2008 foi uma guerra entre a Audi com o seu R10 na classe LMP1 e o Porsche RS Spyder alocado na classe LMP2. O Porsche #7 de Romain Dumas e Timo Bernhard venceu aquela prova.
Contudo, com altos e baixos, a equipe terminou em 6º lugar durante a temporada de 2008 e em 14º no campeonato de pilotos. Mesmo com as adversidades do primeiro ano de qualquer equipe, 2009 prometeria mais.
Indo para a classe LMP1
Com a desistência da Audi que gastou demais em 2008 e a Penske com seus Porsches, a Honda decidiu mudar a De Ferran Motorsports da classe LMP2 para a LMP1. Seria a oportunidade perfeita para conquistar o título geral da ALMS.
Assim, com o Acura ARX-02, a equipe venceu a etapa de Long Beach, além de vencer as três provas seguintes (Utah, Lime Rock e Mid-Ohio). Mesmo favorita, o time enfrentou rivais fortes como a HighCroft Racing. A De Ferran Motorsports ainda venceria a última etapa da ALMS em 2009, Laguna Seca.
Por fim, o time do brasileiro fechou o ano com o segundo lugar na classe LMP1 e 3º no de pilotos. A Highcroft Racing ficou com o título. Apesar do bom desempenho, a Honda encerrou a sua participação oficial no ALMS, apenas vendendo e desenvolvendo os seus protótipos para as classes LMP1 e LMP2.