O brasileiro Pipo Derani conquistou neste domingo (dia 6) mais um Top-5 nas 6 Horas de Xangai, na China, oitava e penúltima etapa da temporada 2016 do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance). O piloto de 23 anos, da equipe ESM, se manteve marcando pontos em todas as provas da categoria, desde a corrida do ano passado, justamente na China, quando não completou.
Dividindo o #31 Tequila Patrón ESM Ligier-Nissan com os companheiros Ryan Dalziel e Chris Cumming, Pipo completou um triplo stint no final da corrida, após Dalziel largar e Cumming completar sua saída a bordo do LMP2 na metade das seis horas de disputa.
Como na última etapa em Fuji, no mês passado, Derani completou mais um stint enorme com a média das suas 60 voltas entre as mais rápidas da corrida. Outra grande performance do brasileiro, que irá realizar seu primeiro teste com um carro da LMP1 no final do mês, com a equipe Toyota Gazoo Racing.
“Fizemos uma corrida impecável, sem nenhum erro da equipe e o carro estava muito bem quando eu fiz as últimas duas horas e meia de prova”, comentou Derani. “Perdemos para as outras equipes no meio da corrida, mas sabemos que há uma grande discrepância entre os verdadeiros pilotos prata, como o Chris (Cumming) e outros que enfrentamos, mas é assim que é”, explicou.
“Chegar em quinto era o máximo que poderíamos fazer e, apesar de termos conquistado muitos pódios este ano, foi uma das nossas melhores corridas”, continuou o brasileiro. “A equipe Tequila Patrón ESM foi brilhante o final de semana todo, trabalhando realmente forte e nos dando novamente um grande carro”, completou.
Derani se prepara agora para o final da temporada no dia 19 no Bahrein. No dia seguinte, o brasileiro estará na pista testando com a Toyota Gazoo. Antes disso, o piloto viajará para Colônia para fazer seu banco e uma sessão no simulador na sede da Toyota Motorsport Group.
O resultado das 6 Horas de Xangai (Top-6 LMP2):
1 Rusinov/Stevens/Brundle G-Drive Racing ORECA 05-Nissan
2 Giovinazzi/Gelael/Blomqvist Extreme Speed Motorsports Ligier JS P2-Nissan
3 Senna/Albuquerque/Gonzalez RGR Sport Ligier JS P2-Nissan
4 Lapierre/Menezes/Richelmi Signatech Alpine A460-Nissan
5 Derani/Dalziel/Cumming Extreme Speed Motorsports Ligier JS P2-Nissan
6 Minassian/Mediani/Aleshin SMP Racing BR Engineering-Nissan
Classificação do campeonato de pilotos, após oito etapas (Top-6 LMP2):
1 Menezes/Lapierre/Richelmi 183
2 Senna/Albuquerque/Gonzalez 148
3 Rusinov 137
4 Cumming/Derani/Dalziel 104
5 Stevens 92
6 Rast 86
Classificação das equipes LMP2 (Top-6):
1 Signatech Alpine 183
2 RGR Sport by Morand 151
3 G-Drive Racing 139
4 Extreme Speed Motorsports 104
5 Extreme Speed Motorsport 68
6 Strakka Racing 66