A última etapa da temporada 2024 da Michelin Le Mans Cup acontece no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, no dia 19 de outubro. Será a oitava vez desde 2017 que a pista portuguesa recebe o evento, que contará com 39 carros no grid — 28 na categoria LMP3 e 11 na GT3. A competição atraiu 78 pilotos de 21 países, representando 26 equipes.
LMP3: Cinco equipes na luta pelo título
Contudo, categoria LMP3 contará com 28 carros, divididos entre 25 Ligier JS P320 e três Duqueine M30-D08. A disputa pelo título está aberta, com cinco equipes ainda com chances matemáticas de vencer o campeonato de 2024. No entanto, o duelo mais acirrado é entre os dois primeiros colocados.
Após uma vitória dominante em Mugello, com pole position e triunfo na corrida, Fabien Michal e Hadrien David, da equipe R-ace GP no Duqueine #85, lideram a classificação com 67 pontos. Logo atrás, com 61,5 pontos, estão David Droux e Adrien Chila, da COOL Racing no Ligier #97.
Apesar de High Class Racing, Bretton Racing e a segunda equipe da COOL Racing terem chances matemáticas de conquistar o título, ocupando as posições seguintes com 46, 43 e 42 pontos, respectivamente, elas dependem de resultados favoráveis, incluindo vitórias e fracassos dos adversários.
Além da luta pelo título, outras equipes esperam encerrar a temporada com bons resultados. A dupla da Team Thor, Audunn Gudmundsson e Colin Noble, busca seu primeiro pódio. Enquanto os ex-campeões Tony Wells e Wayne Boyd, da Nielsen Racing, conseguiram seu primeiro pódio da temporada em Mugello e querem repetir o feito. A equipe MV2S Racing, vencedora da segunda corrida do Road to Le Mans, também está de olho em um bom resultado, com Maximus Mayer e Jacek Zielonka ao volante.
GT3: Domínio da Ferrari e título garantido no Le Mans Cup
Na categoria GT3, com 11 carros no grid, a Ferrari dominou a temporada de 2024. Alessandro Balzan e Matt Kurzejewski, da AF Corse Ferrari #51, garantiram o título após vencerem em Mugello. Abrindo uma vantagem de 35 pontos na tabela de classificação.
A disputa agora é pelo segundo lugar. A Ferrari #88 da AF Corse, pilotada por Custodio Toledo e Riccardo Agostini, ocupa a vice-liderança com 73,5 pontos. Seguida pela Ferrari da Kessel Racing #74, de Fran Rueda Mateos e Andrew Gilbert, com 57,5 pontos. O Porsche #18 da High Class Racing (56,5 pontos) e a Ferrari #12 da Kessel Racing (49,5 pontos) ainda podem ameaçar a posição da Ferrari #88.
Aliás, a equipe britânica Blackthorn, que venceu a segunda corrida do Road to Le Mans com um Aston Martin Vantage EVO GT3, também busca encerrar sua temporada de estreia na Michelin Le Mans Cup com mais um pódio.
A grande final acontece no sábado, 19 de outubro, com os treinos classificatórios na sexta-feira, 18 de outubro. A expectativa é de uma corrida emocionante, com pilotos e equipes prontos para encerrar a temporada em grande estilo.
Por fim, a prova poderá ser vista com qualidade no canal da Le Mans Cup no YouTube.