A F1 é engraçada. Sempre preferiu que jovens, muitas vezes crianças obtivessem a tão desejada “super-licença”.As vezes deu certo como o Título de Alonso com 25 anos e mais recentemente com Hamilton e Vettel.
Nem sempre é fácil ficar comparando pilotos com qualidades distintas. Todos tem seus erros e acertos; Infelizmente Vettel e Hamilton tem extrapolado os erros nesta temporada e estão dando de brinde para Alonso e Webber a honra de disputar o título deste ano. Não lembro de episódios envolvendo Alonso que beirassem a burrice. Não defendo o espanhol pois se ele hoje é vice líder deve e muito pelo jogo mesquinho da Ferrari e de certa forma da omissão de Massa no episódio da Alemanha.
Me pergunto se nós pobres mortais que quando completamos 18 anos temos que fazer uma bateria de testes para tirar a tão sonhada CNH qual será o teste psicotécnico que são submetidos os pilotos? Não digo que quem chega a ponto de dirigir um F1 tenha algum tipo de dificuldade ou falta de experiência e controle de um carro o que me pergunto é se não se cria uma expectativa sobre um piloto que muitas vezes não corresponde.
Hamilton que foi campeão em 2008 mais pelos erros da Ferrari do que por mérito próprio tem cometido erros grosseiros tanto em Monza quanto neste final de semana. Tentar ultrapassar o adversário por fora é uma coisa, agora passar o adversário de qualquer maneira por fora é bem diferente. Erro grosseiro que beija a infantilidade. Hamilton que tinha largado melhor do que Webber teria todas as chances de ultrapassar o piloto da RBR já na próxima curva. Webber não iria jogar fora uma corrida muito bem feita, ainda mais que seu carro tinha um rendimento superior. Mas Hamilton se precipitou e acabou quebrando a suspensão. E dai não adianta jogar volante e ficar brabinho. Errou e errou feio.
Já Vettel que tem errado muito mais que Hamilton nesta corrida faltou gana de vencer. Mesmo sendo um Alonso na sua frente poderia ter tentado forçar uma ultrapassagem e quem sabe teria conseguido. Faltou vontade ou talvez um certo medo de cometer mais uma erro.
Sendo assim Alonso que não é bobo aproveitou as chances e ganhou duas corridas seguidas. Se será campeão eu não sei, mas as chances depois dos erros infantis dos seus adversário tem tudo que indique isso.
De resto foi uma corrida longa e chata como todas as provas nestes circuitos “ novos “ que povoam a F1. Me diverti muito com o empurrão que Schumacher ganhou de Kobayashi. Pena que ele bateu logo em seguida. Rubinho fez uma corrida interessante e acabou em sexto lugar e Massa em oitavo. Poderia ter feito mais, só que a pista ao contrário do que Galvão falou a prova toda tinha 1 ou nenhum ponto de ultrapassagem.
Pontos que Kubica criou e foi sem duvida nenhuma o nome da corrida com ultrapassagens limpas e perfeitas. Poderia dar aulas para Schumacher e Hamilton de como passar um carro sem destruir o seu.
Próxima etapa GP do Japão no sempre bom circuito de Suzuka. Até lá.