A direção do ELMS divulgou nesta quarta-feira, 24, a lista de equipes inscritas para a segunda etapa do campeonato no circuito de Paul Ricard, na França. O grid será composto por 22 carros LMP2, 14 em LMP2 e 8 em LMP2 Pro/Am, 10 LMP3 e 11 LMGT3. Haverá 128 pilotos e 28 equipes representando 30 nações diferentes.
O país natal estará bem representado no grid para as 4 Horas de Le Castellet. Com 5 equipes e 23 pilotos correndo sob o comando tricolor azul, branco e vermelho da França. Assim, todos os carros LMP2 que correrão no dia 5 de maio são construídos a uma curta distância do portão principal do circuito na fábrica da Oreca.
LMP2: Líderes do campeonato COOL Racing estarão na França
Depois de vencer em Barcelona, a COOL Racing segue para Le Castellet como líder do campeonato com uma formação de pilotos inalterada composta por Lorenzo Fluxa, Malthe Jakobsen e Ritomo Miyata.
Aliás, a equipe suíça tem dois carros no grid, com o #47 mais uma vez contando com o tricampeão da ELMS, Paul Loup Chatin, no lugar do lesionado Ferdinand Habsburg. Por último, três equipes francesas competirão. Com os ex-campeões IDEC Sport colocando dois pilotos franceses, Paul Lafargue e Reshad De Gerus, ao lado de Job Van Uitert.
A Duqueine Team terá Jean Baptiste Simmenhauer ao lado do holandês Niels Koolen e do australiano James Allen. O campeão FIA WEC nas classe LMP2 de 2021, Charles Milesi, estará mais uma vez correndo pela Panis Racing, ao lado de Arthur Leclerc e Manuel Maldonado.
Os pilotos franceses Clement Novalak e Tom Dillmann correrão pela Inter Europol Competition, Novalak no carro #34 e Dillmann no #43 alinharão ao lado de Jonas Ried e Matteo Cairoli no Oreca da Iron Lynx-Proton #9.
O atual campeão Algarve Pro Racing venceu as 4 Horas de Le Castellet no ano passado com Alex Lynn e a equipe portuguesa espera fazer melhor em Le Castellet do que o segundo lugar na primeira etapa.
Finalmente, a United Autosports conquistou o pódio em Barcelona no mês passado e tentará aproveitar esse impulso na segunda rodada. Vector Sport, AO by TF e Nielsen Racing compõem o impressionante grid de 14 carros.
LMP2 Pro/Am: Oito carros para a segunda rodada
Os atuais campeões da classe LMP2 Pro/Am, François Perrodo e Matthieu Vaxiviere, viajam para a corrida em casa depois de uma vitória nas 4 Horas de Barcelona. Ele estará ao lado do companheiro Alessio Rovera no #83 da AF Corse.
A única equipe francesa no grid da classe LMP2 Pro/Am, Richard Mille da TDS, começou bem a sua luta pelo título ao terminar em segundo lugar na Espanha. Eles terão uma formação inalterada de Mathias Beche, Gregoire Saucy e Rodrigo Sales.
Finalizando, a Nielsen Racing conquistou a posição final do pódio na primeira rodada e o grid de oito carros é preenchido por inscrições de carros únicos da DKR Engineering, Team Virage, Algarve Pro Racing, United Autosports e Proton Competition.
A classe LMP3 em Paul Ricard
A atual campeã da Michelin Le Mans Cup, Gillian Henrion, fez uma estreia quase perfeita no ELMS em Barcelona. Ao vencer na Espanha pelo Team Virage ao lado de seu companheiro campeão Julien Gerbi e do português Bernado Pinheiro.
Assim, eles viajam para a França como líderes do campeonato, seis pontos à frente do atual campeão do ELMS, COOL Racing. O piloto francês Gael Julien vai alinhar ao lado dos pilotos sul-africanos Nick Adcock e Michael Jensen no #15 da RLR MSport. Depois do trio terminar perto do pódio em Barcelona.
A equipe francesa Ultimate é um dos dois carros que contará com uma formação totalmente francesa. Com o Ligier #35 sendo pilotado pelos irmãos Jean-Baptiste e Matthieu Lahaye, ao lado de Eric Trouillet.
Contuido, O Racing Spirit de Leman também conta com uma formação totalmente francesa de Jacques Wolff, Jean-Ludovic Foubert e Antoine Doquin. Os únicos dois pilotos presentes no grid das 4 Horas de Le Castellet são a dupla #11 da Eurointernacional formada por Matthew Bell e Adam Ali. A dupla anglo-canadense terminou em terceiro na Espanha. A classe LMP3 é completada pela DKR Engineering, WTM pela Rinaldi Racing e Inter Europol Competition.
LMGT3: Ferrari x Aston Martin x Porsche x Lamborghini
Porém, há cinco pilotos franceses no grid da classe LMGT3. Charles-Henri Samani e Emmanuel Collard correrão com a Ferrari #51 da AF Corse. Esteban Masson competirá com o #57 Kessel Racingi, enquanto Valentin Hasse Clot correrá com o #59 Racing Spirit do Leman com um Aston Martin Vantage.
Julien Andlauer é o quinto piloto francês no grid da LMGT3. A tripulação dinamarquesa da Ferrari #50 da Fórmula Racing viaja para Le Castellet na liderança da tabela de pontos. Depois que a dupla de pai e filho Johnny e Conrad Laursen, ao lado de Nicklas Nielsen, conquistou a vitória em Barcelona.
A GR Racing ficou em segundo lugar na Espanha no mês passado. Com a impressionante Ferrari com as cores preta e laranja brilhando novamente na França.
Além disso, a equipe britânica terminou à frente do Iron Lynx #63, que completou o primeiro pódio em Barcelona. Desse modo, o Iron Dames #85 será, sem dúvida, um candidato na segunda rodada. Depois que Sarah Bovy conquistou a pole em Barcelona e o carro liderou a corrida nas primeiras três horas. Um problema técnico após o pitstop final forçou Michelle Gatting a abandonar a liderança da classe.
Por fim, o grid da classe LMGT3 terá a Spirit of Race e a Grid Motorsport pela TF.
As 4 Horas de Le Castellet são a 2ª rodada do European Le Mans Series 2024, com treinos livres e qualificação na sexta-feira, 3 e no sábado, 4 de maio. A corrida ocorrerá no domingo, 5 de maio. Lembrando que a prova será transmitida pelo canal do ELMS no YouTube.