O Endurance contribui e muito para que novas tecnologias estejam em nossos carros de rua. A Audi é uma das montadoras que mais transporta inovações de seus modelos de corrida para os “irmãos” de produção em série.
Por isso causou espanto em 2006 com o lançamento do Audi R10 TDI, primeiro modelo a vencer Le Mans com uma motorização a diesel, combustível mais ligado a pesados caminhões e utilitários esportivos.
Com aproximadamente 650 cv de potencia e um forte motor V12 que gerava 1.100 Nm de torque, o modelo estrou com vitória nas 12 horas de Sebring daquele ano com os pilotos Rinaldo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish.
Para desenvolver o carro a equipe utilizou o mesmo motor em todas as seções de treinos em Sebring, além do treino classificatório em Le Mans. Assim o carro rodou pouco nos treinos em Sarthe para “poupar” o equipamento.
Em Sarthe dois carros foram inscritos. o #7 do trio vencedor de Sebring terminou na terceira posição depois de enfrentar problemas, enquanto o #8 de de Frank Biela, Marco Werner e Emanuelle Pirro venceu a corrida depois de 380 voltas. Em segundo veio o Pescarolo #17 de Sébasiten Loeb, Eric Hélary e Franck Montagny.
No final, o V12 TDI completou mais de 6.400 quilômetros, incluindo treinos e sessões de classificação, e levado os vencedores para a bandeira quadriculada em uma velocidade média de 215,4 km/h. Um fato curioso lembrado por Ralf Juttner chefe da equipe na época é que Ullrich Baretzky chefe de desenvolvimento da Audi foi até o carro vencedor no parque fechado e com um pano branco passou na saída do escapamento.
Para surpresa de todos o pano saiu do mesmo jeito que entrou. Branco.