A VDS Panis Racing conquistou sua primeira vitória na temporada 2025 da European Le Mans Series ao triunfar nas caóticas 4 Horas de Ímola neste domingo, 06. A equipe se tornou a terceira vencedora diferente em três etapas disputadas até agora na temporada.
O trio formado por Charles Milesi, Esteban Masson e Oliver Gray, no Oreca 07 Gibson #48, superou uma prova repleta de incidentes e incertezas, incluindo uma bandeira vermelha de 20 minutos logo na primeira hora após um acidente envolvendo quatro carros na curva Tamburello.
Resultado final
Apesar da pressão nas últimas voltas e de investigações pós-corrida, a equipe francesa levou a melhor com 8,856 segundos de vantagem sobre o Oreca #43 da Inter Europol Competition, guiado por Tom Dillmann, Nick Yelloly e Jakub Smiechowski.
Vitória sob investigação
A vitória da VDS Panis Racing ainda pode estar ameaçada por uma possível infração de reabastecimento durante a última parada nos boxes. Já Tom Dillmann, da Inter Europol, também está sob análise por um toque que tirou o carro da Vector Sport, de Pietro Fittipaldi, da pista na curva Rivazza.
Mesmo com o tempo instável e uma breve liderança da IDEC Sport com Jamie Chadwick, Gray reassumiu o controle da prova após a bandeira vermelha e manteve vantagem sólida até o final. Masson, no entanto, teve dificuldades com a pista molhada e chegou a sair duas vezes do traçado.
O terceiro lugar ficou com o carro #25 da Algarve Pro Racing, pilotado por Mattias Kaiser, Lorenzo Fluxá e Théo Pourchaire. O trio herdou o pódio após uma punição de drive-through ao Oreca #9 da Iron Lynx-Proton, devido a uma infração sob Virtual Safety Car.
Brasileiros no top 5 e destaque na Pro-Am
A CLX Motorsport com Manuel Espirito Santo, Enzo Fittipaldi e Pipo Derani completou os cinco primeiros com o Oreca #47, em uma corrida consistente. O trio da AO by TF, formado por Louis Delétraz, Dane Cameron e PJ Hyett, foi o melhor entre os carros da subclasse Pro-Am, finalizando em sexto no geral.
A Proton Competition, com Bent Viscaal, Rene Binder e Giorgio Roda, chegou logo atrás, após danos que exigiram troca da carroceria traseira. O top-8 foi completado pelo carro nº 20 da Algarve Pro, que teve Olli Caldwell em excelente ritmo durante a terceira hora.
Desempenhos frustrantes e abandonos
A equipe líder do campeonato, IDEC Sport, teve uma corrida para esquecer. Após um início promissor com Jamie Chadwick, o carro #18 abandonou após acidente de Daniel Juncadella na Variante Alta.
Já o Oreca #29 da TDS Racing, com Mathias Beche, chegou a brigar por pódio mesmo após um toque no fim da prova, mas teve que fazer parada extra após um problema durante o último Full Course Yellow.
Corvette estreia com vitória no ELMS; CLX segue imbatível no LMP3
Na classe LMGT3, o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R da TF Sport conquistou sua primeira vitória na ELMS com Charlie Eastwood, Rui Andrade e Hiroshi Koizumi. A equipe britânica assumiu a liderança após o Porsche das Iron Dames rodar e cair na brita ainda na segunda hora.
Apesar de um breve revés com Andrade sendo ultrapassado por Matteo Cressoni da Proton. Eastwood retomou a ponta após o VSC e controlou até o fim. A segunda posição foi definida após aplicação de penalidades pós-corrida. A Kessel Racing recuperou o segundo lugar com Miguel Molina, Fran Rueda e Andrew Gilbert, após punição aplicada à Ferrari #51 da AF Corse.
Na LMP3, a CLX Motorsport segue dominante. Paul Lanchere, Adrien Closmenil e Theodor Jensen venceram pela terceira vez consecutiva, mesmo após penalização por um incidente na volta inicial. Eles cruzaram a linha com duas voltas de vantagem sobre o segundo colocado.
Racing Spirit of Leman ficou com o segundo lugar, enquanto a Eurointernational, mesmo com problemas mecânicos e de pneus, garantiu o último degrau do pódio com Fabien Michal e Ian Aguilera.
Por fim, vale ressaltar a excelente transmissão feita pela equipe do Grande Premio, que transmitirá as corridas restantes da temporada do ELMS em 2025. Uma categoria tradicional do endurance merecia uma transmissão competente em português.