A VDS Panis Racing confirmou neste domingo, 24, o bom momento na temporada 2025 da European Le Mans Series (ELMS) ao conquistar a vitória nas 4 Horas de Spa-Francorchamps, garantindo o segundo triunfo consecutivo e ampliando a liderança no campeonato.
O Oreca 07 #48, guiado por Oliver Gray, Esteban Masson e Charles Milesi, teve uma performance consistente e cruzou a linha de chegada com 24,330 segundos de vantagem sobre o carro da Inter Europol Competition de Tom Dillmann, Nick Yelloly e Jakub Smiechowski.
Disputa intensa pela liderança
Logo na primeira hora, Gray, piloto classificado como Prata, assumiu a ponta com ultrapassagens decisivas sobre Jonas Ried (Iron Lynx – Proton) e o pole position Cem Bolukbasi (Nielsen Racing). Masson manteve o ritmo forte após um safety car que colocou Vlad Lomko (Vector Sport) na frente, mas logo recuperou a posição.
A Inter Europol chegou a ameaçar quando Yelloly assumiu a liderança na terceira hora com uma parada mais curta. Contudo, o momento decisivo veio durante uma bandeira amarela em todo o percurso (FCY): Masson parou pouco antes da neutralização, minimizando a perda de tempo e entregando o carro a Milesi, que administrou a vantagem até a bandeirada.
Penalidades embaralham o pódio na ELMS
O Genesis Magma Racing/IDEC Sport #18 chegou a cruzar em terceiro, mas foi punido em três minutos por entrada irregular nos boxes, caindo para 19º. Situação parecida ocorreu com o Oreca #25 da Algarve Pro Racing. De Theo Pourchaire, Lorenzo Fluxa e Mathias Kaiser, penalizado a menos de 10 minutos do fim.
Com isso, o pódio foi completado pela Nielsen Racing de Bolukbasi, Ferdinand Habsburg e Filipe Albuquerque. Além disso, o Oreca #20 da Algarve Pro Racing (Kriton Lentoudis, Olli Caldwell e Alex Quinn) terminou em quarto lugar geral e venceu a classe LMP2 Pro/Am. Esta sob investigação.
Aston Martin vence no LMGT3
Na classe LMGT3, a Aston Martin conquistou sua primeira vitória na temporada, O triunfo veio com o Racing Spirit of Leman Vantage GT3 Evo, guiado por Valentin Hasse-Clot, Erwin Bastard e Clement Mateu. Porém, eles resistiram à forte pressão da Mercedes-AMG de Fabian Schiller na última volta.
O terceiro lugar é da Ferrari 296 GT3 da Kessel Racing (Ben Tuck, Takeshi Kimura e James Calado). Após problemas mecânicos do Porsche 911 GT3 R da Iron Dames. Este pilotado por Michelle Gatting, Sarah Bovy e Celia Martin.
Virage quebra hegemonia da CLX no LMP3
Aliás, aa classe LMP3, a Team Virage encerrou a sequência de vitórias da CLX Motorsport, vencendo com Julien Gerbi, Daniel Nogales e Rik Koen. A equipe suíça, até então dominante, sofreu três penalidades e abandonou após incidente de Adrien Closmenil em Les Combes.
O pódio foi completado pela RLR M Sport. Dos pilotos Michael Jensen, Nick Adcock e Gillian Henrion. Por fim pelo Inter Europol Competition (Timothy Creswick, Douwe Dedecker e Reece Gold).