A qualificação para as 4 Horas de Spa-Francorchamps disputada neste sábado, 24, foi marcada por emos e incidentes nas categorias LMP2, LMP2 Pro/Am, LMP3 e LMGT3, que definiram seus pole positions em um dia de intensas emoções no circuito belga.
Na classe LMP2, James Allen, da equipe Duqueine, liderava a sessão com o carro #30 até a bandeira vermelha interromper os trabalhos a menos de seis minutos do fim. A paralisação foi causada por uma saída de pista do Oreca #22 da United Autosports, pilotado por Ben Hanley, que se dirigiu para a brita na curva T11. Outro incidente ocorreu na mesma sessão com Fred Vesti, que perdeu o controle do COOL Racing #47 em Les Combes.
Além disso, após a retomada, restava tempo para apenas uma volta rápida, e Louis Deletraz aproveitou ao máximo, cravando 2m01.253, garantindo sua pole position, a quarta diferente da temporada 2024. Contudo, Charles Milesi, da Panis Racing, levou o Oreca#65 à segunda posição, apenas 0,005s à frente de Tom Dillmann, líder do campeonato com o Inter Europol Competition #43. Ritomo Miyata completou a segunda fila com o COOL Racing número 37.
Na LMP2 Pro/Am, Rodrigo Sales brilhou ao garantir sua primeira pole position para a equipe Richard Mille by TDS. Com um tempo de 2m04.537, superando Giorgio Roda por apenas 0,033s. John Falb, no Oreca #24 da Nielsen Racing, liderou a maior parte da sessão, mas terminou em terceiro, 0,133s atrás de Sales. O atual campeão, Francois Perrodo, fechou a classificação na quarta posição com o AF Corse #83.
A classe LMP3 do ELMS
Aliás, na classe LMP3 também teve uma sessão movimentada, com Gael Julien conquistando sua segunda pole da temporada para a RLR MSport. A sessão parou quando uma roda do Duqueine #4 da DKR Engineering se soltou, forçando Wyatt Brichacek a abandonar a pista. Quando a sessão foi retomada, Manuel Espírito Santo colocou o COOL Racing #17 no topo da tabela de tempos. Mas Julien, com uma volta final em 2m11.887, assegurou a pole por uma margem de 0,040s.
Na LMGT3, Hiroshi Hamaguchi garantiu a pole position para a Iron Lynx com o Lamborghini Huracan #63. Marcando 2m17.873, quase um segundo à frente dos concorrentes. Johnny Laursen, da Formula Racing, ficou com a segunda posição no grid, seguido por Martin Berry no Aston Martin #97 da Grid Motorsport by TF. Aliás, Sarah Bovy, no Porsche Iron Dames #85, assegurou o quinto lugar, em um carro reconstruído após o acidente no treino livre.
Por fim, a prova ocorrrerá neste domingo às 06h10, através do canal do YouTube da categoria.