Charles Milesi marcou o tempo mais rápido na primeira sessão de treinos livres para as 4 Horas de Mugello, etapa da European Le Mans Series (ELMS). O piloto da Alpine conduziu o Oreca 07 Gibson da equipe Panis Racing #65 à volta mais rápida, com o tempo de 1m34s687, superando Reshad de Gerus, da IDEC Sport, por 0s333.
Além disso, Paul Di Resta, da United Autosports, terminou em terceiro, apenas 0s006 atrás de De Gerus, consolidando um começo acirrado na disputa pela liderança.
Aliás, o top 5 da sessão foi completado por Alex Quinn, no Oreca #20 da Algarve Pro Racing. Além de Louis Deletraz, no AO #9 da TF. Logo após, Quinn, além de quarto no geral, foi o mais rápido entre os competidores da classe Pro-Am.
Matteo Cairoli, a bordo do Iron Lynx-Proton #9, ficou com a sexta posição, seguido por Cem Bolukbasi, da DKR Engineering, e Alex Lynn, no segundo Oreca da Algarve Pro Racing. As últimas duas posições do top 10 foram ocupadas por Kuba Smiechowski, com o Oreca #34 da Inter Europol Competition, e Gabriel Aubry, no Oreca #10 da Vector Sport.
As demais equipes em Mugello
Do mesmo modo, todos os tempos ocorreram na primeira hora da sessão. A partir daí, a chuva impediu que os pilotos melhorassem suas voltas. A sessão teve dez minutos devido a uma bandeira vermelha acionada pelo acidente de Tristan Vautier, no Oreca #19 da Team Virage.
Contudo, o piloto francês perdeu o controle após uma falha na suspensão dianteira esquerda, batendo nas barreiras das curvas 4 e 5. O impacto demandou reparos e o carro #19 não retornou à pista. A Team Virage, que conta com uma formação revisada neste fim de semana, terá Vautier ao lado de Georgios Kolovos e Raphael Narac, de 19 anos. Filho do bicampeão das 24 Horas de Le Mans, Raymond Narac.
Na classe LMP3, Manuel Espírito Santo, da Cool Racing, foi o mais rápido, cravando 1m42s337 com o Ligier JS P320 Nissan #17.
Por fim, na classe LMGT3, a Ferrari dominou, ocupando as três primeiras posições. O brasileiro Daniel Serra, com o Ferrari 296 GT3 #57 da Kessel Racing, liderou o pelotão com o tempo de 1m46s583. Apenas 0s072 à frente de Nicklas Nielsen, piloto de fábrica da Ferrari, com o carro #50 da Formula Racing. Nico Varrone, da AF Corse, fechou o top 3.