ELMS: Juncadella, Jaubert e Chadwick vencem em Silverstone e reacendem a disputa pelo título

Daniel Juncadella, Mathys Jaubert e Jamie Chadwick conquistaram neste domingo, 14, a segunda vitória da temporada na European Le Mans Series (ELMS) ao triunfarem nas 4 Horas de Silverstone, resultado que reacende a disputa pelo título da classe LMP2 a uma etapa do fim do campeonato.

Resultado final

A bordo do Oreca 07-Gibson #18 da IDEC Sport, inscrito pelo programa de desenvolvimento Genesis Magma Racing, o trio assumiu a liderança na terceira hora de prova, quando a chuva mudou completamente o cenário. Entretanto, apesar da pressão de Tom Dillmann, da Inter Europol Competition, Juncadella manteve o controle até a bandeira vermelha, acionada a oito minutos do final por falta de visibilidade. A diferença de 5,941 segundos confirmou a segunda vitória absoluta do trio em 2025 e a terceira da IDEC na LMP2 no ano.

Título aberto na LMP2

Os líderes do campeonato, Oliver Gray, Esteban Masson e Charles Milesi (VDS Panis Racing), terminaram apenas em oitavo após Gray ser punido por sair dos boxes com sinal vermelho. Com isso, a vantagem da equipe francesa caiu para apenas seis pontos antes da decisão em Portimão.

A corrida foi marcada por estratégias distintas com a pista molhada. Nick Yelloly (Inter Europol) chegou a abrir 28 segundos de vantagem, mas um erro na entrada dos boxes custou caro e permitiu à IDEC assumir a liderança definitiva.

Além disso, o pódio foi completado pelo Vector Sport Oreca, de Ryan Cullen, Vlad Lomko e Pietro Fittipaldi, que terminou em terceiro após penalidade no pit stop. A própria IDEC ainda colocou seu carro #28, guiado por Job Van Uitert, Paul Lafargue e Paul-Loup Chatin, em quarto.

Drama na LMP2 Pro-Am

Nesse sentido, a disputa na LMP2 Pro-Am ocorreu após a bandeira quadriculada. A vitória ficou com os líderes do campeonato da Algarve Pro Racing – Kriton Lentoudis, Ollie Caldwell e Alex Quinn – após penalidade ao trio da AO by TF (Louis Deletraz, Dane Cameron e PJ Hyett), que havia cruzado em primeiro. A diferença final foi de apenas 0,141 segundos, deixando a decisão para Portimão.

Em terceiro o carro da AF Corse, de Mathieu Vaxivière, François Perrodo e Alessio Rovera, que receberam um drive-through por envolvimento em acidente. Porém, ficaram a menos de um segundo dos vencedores.

Ferrari herda vitória na LMGT3

Na classe LMGT3, a vitória parecia nas mãos da GR Racing Ferrari de Riccardo Pera, Tom Fleming e Mike Wainwright. Porém, a bandeira vermelha reverteu o resultado em favor da Richard Mille AF Corse Ferrari #50. Dos pilotos Lilou Wadoux, Custodio Toledo e Riccardo Agostini. Foi a segunda vitória da equipe na temporada, suficiente para assumir a liderança do campeonato.

O Corvette Z06 LMGT3.R da TF Sport, com Hiroshi Koizumi, Rui Andrade e Charlie Eastwood, completou o pódio em terceiro.

Título antecipado na LMP3

Na LMP3, a CLX Motorsport garantiu o título com uma etapa de antecedência. Paul Lanchere, Adrien Closmenil e Theodor Jensen venceram de forma dominante com o Ligier JS P325-Toyota #17. Conquistando a quarta vitória do ano e assegurando matematicamente a coroa da categoria.

Por fim, o M Racing de Stephane Tribaudini e Quentin Antonel terminou em segundo. Seguido pelo Ultimate Ligier de Jean-Baptiste Lahaye, Matthieu Lahaye e Louis Stern.