Theo Pourchaire garantiu a pole position para a Algarve Pro Racing nas 4 Horas de Ímola, terceira etapa da European Le Mans Series (ELMS) 2025, em uma classificação marcada por uma forte tempestade que interrompeu o cronograma no Autódromo Enzo e Dino Ferrari.
A sessão foi duramente impactada por uma chuva torrencial que atingiu o circuito durante a qualificação da classe LMP3, deixando grandes poças d’água na pista e forçando uma paralisação de mais de uma hora. O safety car precisou dar várias voltas para avaliar as condições de pista, que mais pareciam um rio.
LMP2: Disputa apertada até o fim
Nesse sentido, assim que os carros da classe LMP2 foram liberados, a pista apresentava condições significativamente melhores, embora ainda desafiadoras. Os tempos começaram a cair, com os pilotos buscando trechos úmidos para resfriar os pneus.
Além disso, durante a bandeira vermelha causada por uma escapada de Tristan Vautier (CLX – Pure Rxcing Oreca 07 Gibson) na curva Tosa, algumas equipes cogitaram trocar para pneus slick. Na retomada, o francês Pourchaire, que já liderava antes da interrupção com 1:44.129, foi um dos últimos a cruzar a linha e aproveitou as melhores condições para cravar 1:37.919, garantindo a pole com 0,971s de vantagem.
Luca Ghiotto, com o Oreca #34 da Inter Europol Competition, terminou em segundo lugar após assumir brevemente a pole provisória. Maceo Capietto, da Iron Lynx-Proton, foi o terceiro, seguido por Nick Yelloly, também da Inter Europol.
LMP2 Pro-Am: Giorgio Roda domina no molhado
Na LMP2 Pro-Am, Giorgio Roda brilhou com o Oreca #77 da Proton Competition, marcando o melhor tempo com uma vantagem expressiva de 2,936 segundos sobre PJ Hyett (AO by TF). A sessão foi encerrada antecipadamente após Tony Wells, da Nielsen Racing, rodar na Acque Minerali, provocando nova bandeira vermelha.
Aliás, Georgios Kolovos (DKR Engineering) foi o terceiro mais rápido, seguido por Wells e Rodrigo Sales, da TDS Racing.
LMP3: CLX Motorsport mantém hegemonia no ELMS
A CLX Motorsport manteve sua sequência perfeita de poles na classe LMP3 em 2025. Mesmo com Adrien Closmenil fora da sessão, substituído por Theodor Jensen, o Ligier JS P320 garantiu a posição de honra com 1:45.844. A chuva forte impediu qualquer melhora posterior.
Ian Aguilera (Eurointernational) ficou em segundo, 0,755s atrás, apesar de uma escapada na chicane Villeneuve. Quentin Antonel (M Racing) foi o terceiro, com Mikkel Garrde Pedersen (Team Thor) em quarto, a bordo do Ginetta G61-LT-P325-EVO.
LMGT3: Martin Berry brilha novamente
Na classe LMGT3, Martin Berry conquistou sua segunda pole na temporada com o Mercedes-AMG GT3 #63 da Iron Lynx. Seu tempo de 1:43.799 se manteve após a interrupção causada por Custodio Toledo (Richard Mille AF Corse), que escapou na curva Piratella.
Clement Mateu, com o Aston Martin da Racing Spirit of Leman, chegou perto, ficando a apenas 0,127s. Celia Martin (Iron Dames Porsche #85) assegurou a terceira posição, mas está sob investigação por possível infração sob bandeira vermelha. Takeshi Kimura (Kessel Racing Ferrari #57) foi o quarto, seguido por Toledo, que mesmo sem retornar à pista, garantiu o quinto lugar.
Por fim, a etapa de Ímola do ELMS será neste domingo, 06, a partir das 06h36. A transmissão será pelo canal do Grande Prêmio, pelo Youtube. Link abaixo.