A direção da DTM divulgou na última semana, o calendário para 2022. Serão oito etapas que iniciam em abril de 2022. A princípio seriam nove, mas a organização da série não renovou o contrato de Assen.
O cancelamento da rodada no início de junho eliminou um confronto de datas com o GT World Challenge Europe, disputado em Paul Ricard. Dois dos eventos do DTM da última temporada entraram em conflito com o cronograma da Endurance Cup, fazendo com que várias equipes do último campeonato reorganizassem suas escalações de pilotos. As duas competições não terão mais conflito de datas. a DTM continua tendo como base carros com especificação FIA GT3.
“Com a limitação do calendário, estamos, entre outros, seguindo o desejo das equipes de reconsiderar a vaga em junho e de competir na temporada de 2022, como a anterior, em oito finais de semana de corrida”, disse Frederic Elsner, diretor da evento e operações no ITR.
“Com um evento adicional no exterior em junho, com pelo menos um grande evento de automobilismo agendado para cada fim de semana de qualquer maneira, o esforço logístico teria sido muito grande.”
A rescisão do contrato com a Assen surge na sequência de negociações entre o ITR e a promotora externa do evento, a LDP International. O chefe da organização promotora, a LDP International, Lee van Dam, explicou que os custos mais altos do evento em Assen, resultaram na interrupção das negociações de contrato.
“Após três anos de trabalho árduo junto com a ITR, decidimos não continuar nosso contrato no futuro próximo”, disse ele. “Assen é um evento que não está a ser organizado pelo autódromo, mas sim por nós como promotor externo”.
“Por causa do aumento dos custos do evento como resultado da pandemia COVID-19, tentamos renegociar nosso contrato, mas não encontramos uma solução que fosse aceitável para ambos os lados e, portanto, concordamos em conjunto sobre como proceder”.
“Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos e aos fãs pelo apoio e pelos três excelentes anos de DTM em Assen e desejamos ao ITR tudo de bom para a temporada de 2022.”
O diretor-gerente da ITR, Benedikt Boehme, acrescentou: “Em conversas extensas, tentamos continuamente colocar a lucratividade em uma proporção que fosse aceitável para ambas as partes”.
“Por fim, chegamos à decisão conjunta de rescindir o contrato antecipadamente. Aqui, gostaria de agradecer a Lee van Dam pelas negociações e por três eventos muito bons em Assen. ”
2022 Programação do DTM
29 de abril a 1 de maio – Portimão
20 a 22 de maio – Lausitzring
17 a 19 de junho – Ímola
1 a 3 de julho – Norisring
26 a 28 de agosto – Nürburgring
9 a 11 de setembro – Spa-Francorchamps
23 de setembro -25 – Red Bull Ring
7 a 9 de outubro – Hockenheim