A equipe CrowdStrike Racing by APR dos pilotos George Kurtz, Colin Braun e Malthe Jakobsen conquistou na tarde deste domingo, 11, o título do Asian Le Mans Series, na classe LMP2. Enquanto o carro irmão da Algarve Pro Racing venceu a prova em Abu Dhabi.
Com três pontos de vantagem na classificação antes do início da corrida, o sétimo lugar foi suficiente para que o trio do #4 fossem coroados campeões. Além disso, os rivais mais próximos, a 99 Racing, não pontuou. Com isso ganharam um convite automático para as 24 Horas de Le Mans.
Além disso, foi uma vitória direta para o carro #25 da APR de Chris McMurry, Freddie Tomlinson e Toby Sowery, que conseguiram obter uma grande vantagem sobre os demais competidores por estarem no pit lane quando a corrida estava com bandeira vermelha.
A paralisação, a segunda em tantas corridas em Abu Dhabi, foi desencadeada por uma batida em alta velocidade envolvendo o Oreca #55 da Proton Competition de Paul-Loup Chatin e o Porsche 911 GT3 R #8 da EBM de Setiawan Santoso na curva 11.
Os detalhes da prova em Abu Dhabi
Quando a corrida recomeçou, após um atraso de pouco mais de uma hora. Tomlinson estava bem na frente do grid com o tanque cheio de combustível, tendo substituído McMurry no momento das bandeiras vermelhas.
Por outro lado, quase toda a classe LMP2 entrou nos boxes imediatamente após o reinício para trocar seus pilotos com classificação Bronze, dando a Tomlinson uma vantagem de 75 segundos que ele e Sowery conseguiram até o final.
O carro #4 da CrowdStrike teve um início de corrida muito mais agitado, quando Kurtz foi derrubado pelo carro Proton de Chatin na Curva 1, com outro dos candidatos ao título da classe LMP2, o carro #83 AF Corse, também sofrendo um furo em um dos pneus que o tirou da disputa.
Apesar disso, Kurtz teve sorte de sobreviver sem danos, e o carro começou a subir na ordem assim que Braun assumiu imediatamente após o período de bandeira vermelha.
Assim, Braun conseguiu voltar aos cinco primeiros quando passou para Jakobsen, que parecia estar em quarto lugar até ter que reabastecer a duas voltas do final, caindo para sétimo. O suficiente para ganhar o título por sete pontos com 99 Racing não marcando.
Os demais competidores
Nesse interím, reconstruído em torno de um novo chassi após o incidente de Ahmad Al Harthy na primeira corrida de sábado. O Oreca #99 que o piloto de Omã compartilhou com Louis Deletraz e Filipe Albuquerque nunca ameaçou os líderes. Eleterminou em um 11º lugar, três voltas atrás.
O carro LMP2 restante que chegou à final com aspirações ao título, o #3 da DKR Engineering, estava a caminho do segundo lugar. Até que Laurents Hoerr recebeu uma penalidade de drive-through por sair da pista e ganhar vantagem após uma ultrapassagem.
Assim, em segundo lugar, ficou o #24 da Nielsen Racing de Ferdinand Habsburg, Alex Garcia e Ian Loggie, enquanto o #22 da Proton Competition de Giorgio Roda, Rene Binder e Julien Andlauer, completou o pódio.
Cool Racing, Pure Rxcing faturam títulos nas classes LMP3 e GT em Abu Dhabi
Na classe LMP3, a Cool Racing conquistou o título com um segundo lugar. Numa conclusão dramática da batalha da equipe com o Ligier da CD Sport.
As duas equipes haviam chegado a corrida final por pontos e circulavam na pista com apenas alguns segundos de diferença na batalha pelo segundo lugar na hora final da corrida.
Contudo, Fabien Lavergne perdeu terreno no Ligier #2 quando foi atingido pelo carro #20 da High Class Racing de Seth Lucas. Contudo, foi superado pelo #17 da Cool Racing de Manuel Espírito Santo.
Aliás, Lavergne ganhou uma penalidade cara por passar Lucas para fora da pista. Permitindo que Santo ficasse em segundo lugar e entregando aos pilotos Cool Santo, James Winslow e Alexander Bukhantsov o título por três pontos.
A vitória foi para os pilotos da Bretton Racing, Dan Skocdopole, Julien Gerbi e Mihnea Stefan. Que também ganharam um tempo significativo ao passarem pelos boxes enquanto a corrida estava com bandeira vermelha.
O título entre os GTs
Além disso, os pilotos do Pure Rxcing Alex Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler conquistaram o título da classe GT. Com um terceiro lugar no Porsche 911 GT3 R #91.
A vitória foi para a equipe Leipert Motorsport e o seu Lamborghini Huracan GT3 EVO2 de Gabriel Rindone, Brendon Leitch e Marco Mapelli. Eles foram uma das poucas equipes de GT a evitar uma penalidade de drive-through por infração na saída do pit.
Entre os carros afetados estavam o Porsche da Pure Rxcing. Que se atrasou ao ser acertado pelo Mercedes-AMG GT3 Evo #75 da equipe Motopark. E o #88 da Triple Eight JMR, que chegou à final nove pontos atrás.
Nesse sentido, depois de cumprir a penalidade, o trio da Triple Eight Luca Stolz, Jordan Love e Prince Jefri Ibrahim caiu para terceiro. Indo para segundo após a rodada final de paradas. Mas com o Porsche #91 se recuperando para terceiro, foi a seleção lituana que venceu o título por seis pontos. Selando também um convite automático para Le Mans.
O Mercedes #9 da GetSpeed da pole foi eliminado ainda na primeira curva com o carro LMP3 da GG Classic Cars.
Por fim, o carro irmão #7 da AlManar Racing by GetSpeed, que havia sido uma aposta externa no título, perdeu terreno significativo atrás do safety car. Já que Anthony Liu não passou corretamente atrás do safety car, terminando em oitavo.