Classe GT2 e os planos para 2011

Fila de GT2 na etapa húngara da LMS neste ano

Estabilidade de regulamento, pilotos de F1 participando, fabricantes investindo diretamente. Podemos dizer hoje que a classe GT2 é um das mais competitivas se não a mais no mundo dos carros de turismo. As qualidades que listei assim são apenas algumas desta fantástica categoria que está presente em todos os continentes.

Tudo começou em 2000 com a criação da classe N-GT que depois se tornou GT3 e hoje é dividida em GT2 e GT4. Marcas como Ferrari, Porsche, BMW, Corvette, Aston MArtin, Jaguar e Spyker são os envolvidos nesta categoria. O termo “GT2” hoje é usado em vários campeonatos como os organizados pela ACO (LMS, ALMS, ILMC) GT Open, VLN e campeonatos regionais como na Itália, Portugal e Brasil.  

Seu baixo custo se comparado a categorias como F1, DTM e até a GT1 e regulamentos estabilizados por anos tem levado fabricantes a investir na classe. Até o ano passado o principal campeonato do mundo o FIAGT tinha a classe GT2 em conjunto com a GT1, porém com os planos de fazer um campeonato somente com carros da classe principal a GT2 foi excluída dos planos da FIA. Muitas equipes acabaram indo para a GT-Open e outras para a LMS como foi o caso da AF Corse que tem entre seus pilotos Jean Alesi e Giancarlo Fisichella ex-pilotos de F1 e que sempre chamam a atenção aonde passam.

Outro fator para o sucesso da classe é o fato que a maioria dos campeonatos permite que pilotos não profissionais possam participar, assim qualquer mortal com muito dinheiro  e um pouco de noção sobre automobilismo pode ir comprar seu Porsche ou Ferrari e correr contra pilotos de ponta. Nem sempre o sucesso é garantido mas em um mundo capitalista como o nosso o que vier é lucro.
Para 2011 a grande expectativa é a criação de um novo campeonato organizado pela FIA nos mesmos moldes da GT1 atual com 4 ou 5 corridas e tendo como prova principal as 24 Horas de SPA. Para engrossar o grid equipes das classes GT3, GT4 e GTN.

Em todos os campeonatos ao redor do mundo Ferrari e Porsche são as equipes mais vitoriosas e que são os carros a serem batidos. Hoje em todos os campeonatos organizados pela ACO ou é Ferrari ou Porsche  que estão na frente. O mesmo vale para a GT-Open. O desenvolvimento muitas vezes gera casos curiosos. no caso da ACO os carros de outras fabricantes tem mais liberdade de desenvolvimento para tentar superar Ferrari e Porsche, por outro lado em várias pistas os protótipos da Fórmula Le Mans são facilmente ultrapassados mesmo com mais aerodinâmica.

Para 2011 novos modelos estarão a disposição de equipes como a Ferrari F458, Porsche 997 além de atualizações do BMW que compete na ALMS. É esperado a entrada do Ford GT da Matech que está construindo uma versão para a GT2 além é claro do Panoz Abruzzi que foi apresentado no começo do mês. Também é esperado o Lamborghini Gallardo LP560 GT2 

Também para o ano que vem com o cancelamento da classe GT1 na LMS a ACO criou duas novas classes. GTPRO para equipes de fábrica e GTLive com equipes com pelo menos 1 piloto profissional. Também será reduzido o desempenho para que os carros fiquem distantes dos protótipos da classe LMP2, já na FIAGT os carros serão mais rápidos para se distanciarem da classe GT3. 

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