Depois da perda da liderança no mês passado nas 24 Horas de Le Mans, onde o Ligier JS P2-Nissan enfrentou problemas de motor, o trio formado pelo brasileiro Bruno Senna, o português Filipe Albuquerque e o mexicano Ricardo Gonzalez tem um duro desafio neste domingo nas 6 Horas de Nurburgring, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance: evitar que os rivais que correm com o Oreca 05-Nissan desgarrem de vez na classificação de pilotos da categoria LMP2. Embora consciente do tamanho da empreitada, Bruno saiu das duas sessões de treinos livres desta sexta-feira no tradicional circuito alemão com as esperanças renovadas. “Parece que aqui a diferença para eles diminuiu um pouco”, avaliou.
Os primeiros ensaios foram dominados pelo Oreca 05-Nissan da G-Drive Racing, dividido pelo alemão René Rast, o russo Roman Rusinov e o inglês Alex Brundle, segundo colocados no campeonato com 64 pontos contra 87 dos ponteiros, o americano Gustavo Menezes, o francês Nicolas Lapierre e o monegasco Stéphane Richelmi. Bruno e seus parceiros caíram para terceiro com 53 com os resultados da prova mais longa do calendário. Hoje, ficaram com a 7ª marca entre os 11 protótipos da LMP2, em dia com o asfalto ainda bastante pouco aderente e marcado pelo retorno de Antonio Pizzonia à categoria ao lado dos britânicos Tor Graves e Matthew Howson. Confirmando a força do modelo, o Oreca 05-Nissan do amazonense terminou na segunda posição.
Com aerodinâmica mais eficiente, o Oreca 05 vem sendo a pedra na sapatilha de Bruno. “Será uma luta difícil contra eles, mas fizemos uma corrida forte em Le Mans e só não terminamos em terceiro por causa do problema mecânico. Isso nos deu confiança de que é possível chegar bem mesmo com um carro mais lento”, lembrou. “O objetivo aqui é andar junto com o pessoal da frente. Se tudo der certo e acertaremos a estratégia, acho que poderemos até sonhar com um pódio”, acrescentou Bruno, que abriu a temporada em abril com a vitória nas 6 Horas de Silverstone.
Amanhã, depois da terceira e última sessão de treinos livres, o grid será definido na tomada classificatória marcada para as 9h45 (Brasília). De acordo com o regulamento, os protótipos da LMP1 e LMP2 terão 20 minutos de boxes abertos, período no qual cada equipe deve mandar dois pilotos à pista. A média da melhor volta de cada um deles valerá para a definição da ordem de largada. Domingo, a largada será autorizada às 8 horas, com transmissão ao vivo e na íntegra com exclusividade pelo Fox Sports 2