A Audi conquistou a pole para as Seis horas de Silverstone, primeira etapa do Mundial de Endurance que acontece neste domingo na Inglaterra. Surpreendendo a todos o R18 #7 pilotado por Andre Lotterer e Marcel Fassler momentaneamente bloqueou a favorita Porsche marcando 1:53.204.
Em segundo o Audi #8 de Lucas di Grassi e Loic Duval. A diferença entre os dois carros foi de apenas 0,104 segundos. O feito da Audi foi comemorado já que a equipe não largava na primeira posição desde a etapa de Fuji do WEC de 2013.
A Porsche ficou com o terceiro e quarto tempo. Mark Webber e Brendon Hartley fizeram 1:54.150, tempo que os deixou a quase 1 segundo para o Audi #8. O Porsche #2 de Neel Jani e Romain Dumas marcou 1:54.266.
André Lotterer com pneus de chuva, não sabia o que enfrentar no treino. “Não tínhamos ideia do que esperar. Mas fizemos as decisões certas que foram perfeitas”, disse o alemão. Posteriormente, Marcel Fässler assumiu o carro #7. “A qualificação foi divertida. O carro deu-nos um feedback muito bom.” Comemora.
Para Loïc Duval o #8 também estava rápido.“Infelizmente, eu não encontrei uma volta limpa no início e depois os pneus ficaram um pouco desgastados”, disse o francês. Seu companheiro Lucas di Grassi, acredita em uma boa prova no domingo. “Nós quase conquistamos a pole. O carro está bem equilibrado”, disse o brasileiro.
Já o diretor do programa LMP1 da Porsche, Fritz Enzinger ficou desapontado com seus carros. “Por mais de um ano ocupamos a primeira fila nas etapas do WEC, desde a etapa do Brasil em 2014. Agora vamos analisar por que não conseguimos as primeiras posições.. Para amanhã as condições climáticas são previsíveis e, com certeza, vamos fazer um bom trabalho”.
A Toyota ficou com as duas posições seguintes com o TS050 #6 e #5 a quase 2 segundos do primeiro colocado. Para Anthony Davidson a equipe foi prejudicada pelo clima chuvoso. “Foi um dia desafiador a chuva nos colocou um pouco fora de sincronia com as configurações do nosso carro, que são muito complexas. Treinamos em condições que não tínhamos enfrentado ainda. Temos que aprender com isso e nos preparar para a prova de domingo.” Lamentou. Entre as equipes privadas a ByKollles superou os dois carros da Rebellion Racing com o tempo de 2:08.332.
Na classe LMP2 a pole ficou com o Oreca 05 #26 da G-Drive Racing, que foi pilotado por Roman Rusinov e Rene Rast. Os dois fizeram a média de 2:08.479. Em segundo o Ligier #31 da equipe Tequila Patron, graças ao trabalho do brasileiro Pipo Derani e Chris Cumming. Foi do brasileiro a melhor volta na classe.
Em terceiro o Ligier #43 da equipe RGR by Morand Racing que teve Bruno Senna e Filipe Albuquerque participando do treino classificatório. O brasileiro comemora o resultado. “Optamos por uma tática arriscada, saindo primeiro com o Filipe Albuquerque, depois com o Ricardo Gonzalez e o Filipe voltando depois. Mas ele não conseguiu abrir uma última volta por falta de tempo por causa do atraso na troca de pilotos”, explicou, satisfeito com a marca de 2:10.295 registrada pelos parceiros.
A tomada de tempos foi realizada com temperaturas baixíssimas – cinco graus ambiente e apenas seis na pista. A neve, que praticamente inviabilizou a terceira e última sessão de ensaios livres da manhã, pegou a todos de surpresa. “É a primeira vez que vejo isso nesta época do ano”, disse Bruno, antes de elogiar o comportamento do protótipo da equipe mexicana. “Acho que estamos bem no molhado. No seco, talvez fique um pouco mais difícil.” Partindo com pneus novos, Bruno acredita que poderá permanecer no cockpit por dois turnos. “Acho que vai dar, mas ainda vamos conversar direitinho para escolher a tática mais apropriada.”
A AF Corse vai começar largando na frente entre os competidores da classe GTE-PRO. Davide Rigon e Sam Bird com a Ferrari #71 marcaram 2:12. 440. O tempo foi 1.382 segundos mais rápido do que o do Porsche #77 da Dempsey Proton Racing com Richard Lietz e Michael Christensen. Em terceiro o Ford #66 da Chip Ganassi Racing com Olivier Pla e Stefan Muecke com a média de 2:14.475.
A Abu Dhabi Proton Racing conquistou a pole na classe GTE-AM com Klaus Bachler e Khaled Al Qubaisi com 2:15.102 de média. Em segundo o Porsche da KCMG de Wolf Henzler e Christian Ried. O Corvette da Larbre Competition vai largar na terceira posição.