A exatos 11 anos a Audi com seu competente modelo R8 tentava ganhar mais uma vez as 24 horas de Le Mans. Se em 2003 a vitória ficou com o Bentley Speed 8, nada mais do que um Audi com teto, a edição 2004 da grande clássica não tinha equipes oficias, dando uma oportunidade única para equipes de clientes lutarem pela vitória no geral.
Na busca pela quinta vitória do lendário modelo alemão, 4 modelos R8 foram inscritos na prova. Com novas regras para tentar limitar a potencia dos R8, novas asas traseiras foram incorporadas, menores o que diminuía muito o downforce do carro.
Resultado das 24 horas de Le Mans 2004.
Mesmo assim a briga durante a prova se resumiu aos modelos R8 presentes. Para driblar o deficit de downforce a Audi desenvolveu novas soluções para deixar os carros mais rápidos. As limitações impostas pela ACO não surtiram e feito e dos 5 primeiros 4 eram modelos R8.
A vitória coube ao Audi #5 da equipe Audi Sport Japan Team Goh com Seiji Ara, Rinaldo Capello e Tom Kristensen que deram 379 voltas. A vitória seria do Audi #88 da equipe Audi Sporet UK Team Veloqx mas o LMP comandado por Jamie Davies, Johny Herbert e Guy Smith acabou fazendo uma parada não programada para reparar a suspensão.
Ao todo o vencedor rodou exatos 5.169,9 quilômetros, maior velocidade que um R8 tinha conseguido em Sarthe. Além do recorde do carro o feito também marcou a quinta vitória consecutiva de Tom Kristensen, de um total de seis até então.
Para Seiji Ara que venceu ao lado de Kristensen e Capello se mostrou aliviado por ter ao seu lado dois medalhões do Endurance. “Estou muito feliz por ter ganho aqui. A pressão que eu eu sentia era muito forte por ter ao meu lado dois cameões como Tom e Dindo.” Seiji foi o segundo piloto Japonês a vencer Le Mans.