A Aston Martin revelou nesta Sexta (11) a versão 2016 do Aston Martin Vantage V8. (Muitos pensam que é um carro novo mas no é), para disputar o Mundial de Endurance de 2016.
Além do WEC o carro também é aceito na IMSA e ELMS. As novas atualizações deram um ar mais agressivo, com um novo difusor traseiro, além de uma nova frente e apêndices aerodinâmicos.
Por regulamento, o difusor pode agora prolongar 100 milímetros a parte traseira do carro, além da asa traseira podendo ser maior. “A FIA quer aumentar a diferença de desempenho entre GTE e GT3 focando na parte aerodinâmica, isso significa que os carros ainda vão manter uma identidade que lembra seus modelos de rua.”, disse Dan Sayers, diretor técnico da Aston Martin Racing.
“Além disso, o foco foi todo na aerodinâmica, em vez de motor ou alterações mecânicas, também significa que assim evitamos extensos testes de resistência.” Comentou.
Grande parte do carro é novo, além de atender as novas regras de segurança da FIA, como o teto escamoteável, para ser usada em casos de acidente, espumas de impacto na porta do motorista.
Segudo John Gaw, diretor da Aston Martin o carro ganhou cerca de 50 cavalos de potencia. Um modelo construído em cima do #97 que competiu em 2014 está sendo usado em testes no circuito de Ladoux na França para ajustes de desempenho com os demais carros da categoria GTE, já em suas versões 2016.
As atualizações também foram feitas para o Vantage GT3 e GT4, incluindo um nova cabeça de cilindro e comando de válvulas para a versão GT3 6,0-litros V12, bem como radiadores de óleo e água atualizados.
Alterações no Vantage GT4 2016 incluem nova carenagem e cambio de 7 marchas atualizado.