AF Corse vence as 4 Horas de Barcelona com ultrapassagem decisiva na última volta

A AF Corse conquistou uma vitória dramática nas 4 Horas de Barcelona, prova de abertura da temporada 2025 da European Le Mans Series (ELMS), com uma ultrapassagem decisiva de Matthieu Vaxiviere sobre Mathys Jaubert na última volta da corrida. A corrida ocorreu neste domingo, 06.

Vaxiviere, que dividiu o Oreca 07 Gibson #83 com François Perrodo e Alessio Rovera, brilhou nas voltas finais após uma relargada causada pelo terceiro safety car do dia. Partindo da quarta posição nas últimas duas voltas, o francês superou Pietro Fittipaldi (Vector Sport) e Charles Milesi (VDS Panis Racing) antes de alcançar Jaubert e realizar a ultrapassagem vencedora por dentro na Curva 7.

Resultado final 

A manobra garantiu não apenas a vitória geral para a AF Corse. Mas também marcou a segunda vez que um carro da classe LMP2 Pro-Am triunfa na abertura da temporada em Barcelona — feito alcançado anteriormente pela Racing Team Turkey em 2023.

Apesar da derrota na última volta, o Oreca #18 da IDEC Sport, inscrito na classe Pro-Am e apoiado pela Genesis Magma Racing, terminou em segundo, assegurando a vitória na classe e a pontuação máxima no campeonato. Jaubert, Jamie Chadwick e Daniel Juncadella dividiram a pilotagem do carro.

Os outros detalhes da vitória da AF Corse em Barcelona

A corrida teve momentos de grande emoção. Com o estreante Jaubert assumindo a liderança ao ultrapassar Pipo Derani (CLX Motorsport) na Curva 13, a cerca de 50 minutos do fim. Jaubert aproveitou o tráfego para concluir a manobra e sustentou a ponta até a investida final de Vaxiviere.

O pódio geral foi completado por Charles Milesi, Esteban Masson e Ollie Gray, no Oreca #48 da VDS Panis Racing. A Vector Sport (com Fittipaldi, Vlad Lomko e Ryan Cullen) e a CLX Pure Rxcing (com Alex Malykin, Tristan Vautier e Tom Blomqvist) completaram o top 5.

A Algarve Pro Racing posicionou seus dois Orecas logo atrás: o #25 (com Matthias Kaiser, Lorenzo Fluxa e Théo Pourchaire) em sexto. À frente do #20, da divisão Pro-Am, pilotado por Alex Quinn, Kriton Lentoudis e Olli Caldwell — segundo colocado na categoria. O pódio Pro-Am foi completado pelo TDS Racing Oreca #29.

A corrida foi marcada por várias interrupções, incluindo três safety cars virtuais e um full safety car. Entre os momentos mais críticos, estiveram as paradas simultâneas de dois carros — o Ginetta #4 da DKR Engineering e o Oreca #47 da CLX Motorsport — que abriram caminho para a relargada decisiva.

A DKR Engineering chegou a liderar a prova com o Oreca #3 nas voltas iniciais. Mas uma série de penalidades — incluindo uma por contato com a Ferrari #66 da JMW Motorsport — comprometeu o resultado final. Já a AO by TF teve sua corrida encerrada na última hora após o Oreca #99, então pilotado por Louis Delétraz, parar na pista.


CLX Motorsport e Iron Dames vencem nas classes LMP3 e LMGT3

Na classe LMP3, a CLX Motorsport fez história ao garantir a primeira vitória para a nova geração dos protótipos com motor V6 biturbo, que estrearam nesta temporada. O trio Adrien Closmenil, Paul Lanchere e Theodor Jensen levou o Ligier JS P325 Toyota #17 à vitória. Após Closmenil ultrapassar Matthieu Lahaye (Ultimate) na fase final da prova.

A RLR M Sport, com Gillian Henrion, Michael Jensen e Nick Adcock, ficou com a segunda posição. Enquanto a Inter Europol Competition completou o pódio da classe com o Ligier #88 guiado por Douwe Dedecker, Tim Creswick e Reece Gold.

Já na LMGT3, as Iron Dames encerraram uma sequência sem vitórias que durava desde Ímola, em 2024. Michelle Gatting segurou a pressão final de Daniel Serra, da Kessel Racing, e garantiu o triunfo do Porsche 911 GT3 R #85. A equipe, que também contou com Celia Martin, liderou a maior parte da corrida após Martin assumir a ponta logo na largada.

A Ferrari #57 da Kessel, com Serra, terminou apenas 0s786 atrás do Porsche das Damas de Ferro. A Proton Competition completou o pódio da LMGT3 com o Porsche #60, pilotado por Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Alessio Picariello.