A Acura Meyer Shank Racing conquistou uma vitória neste sábado, 31 no Chevrolet Detroit Sports Car Classic, quebrando a sequência de quatro vitórias consecutivas da Porsche Penske Motorsport no IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
Renger van der Zande foi o protagonista da disputa ao ultrapassar o Cadillac V-Series.R #10 da Wayne Taylor Racing com Ricky Taylor na curva 1, a apenas quatro minutos do fim da prova. A manobra decisiva ocorreu menos de dez minutos após Taylor ter assumido a liderança do Porsche 963 #7 de Felipe Nasr, que havia aberto seis segundos de vantagem antes da entrada do safety car, provocado por detritos na pista.
Com isso, a disputa final pela vitória ficou aberta em um sprint de 28 minutos até a bandeirada. Nasr, que lidera o campeonato, caiu para a quarta colocação após o reinício, dividindo o carro com Nick Tandy.
Os detalhes da prova
A estratégia de overcut do Porsche #7, que manteve Tandy por mais tempo na pista, permitiu a Nasr voltar na frente após o pit stop, superando o pole position Nick Yelloly. A WTR adotou abordagem semelhante, segurando Filipe Albuquerque até os 53 minutos finais, o que posicionou Taylor para atacar na relargada.
No entanto, van der Zande selou a vitória da Acura MSR por apenas 0,947s de vantagem. Foi o primeiro triunfo da dupla van der Zande e Colin Braun com a equipe comandada por Jim Meyer e Mike Shank, além da segunda vitória consecutiva da Acura nas ruas de Detroit.
O pódio foi completado pelo Porsche #6 de Mathieu Jaminet e Matt Campbell, vencedores da etapa anterior em Laguna Seca. Enquanto Nasr e Tandy terminaram em quarto. Os dois BMW M Hybrid V8 da Team RLL cruzaram a linha em quinto e sexto. Porém, uma punição de drive-through aplicada após a corrida ao carro #25 de Marco Wittmann reposicionou o Acura MSR #60 de Braun para sexto.
Ross Gunn, da Heart of Racing, chegou em oitavo, seguido pelo Cadillac WTR #40 de Jordan Taylor e pelo Cadillac #31 da Action Express Racing, de Earl Bamber, que perdeu uma volta após uma segunda parada.
Mustang GT3 #64 domina a classe GTD Pro e vence em casa
Na classe GTD Pro, o Ford Mustang GT3 #64 da Multimatic Motorsports brilhou em casa com uma atuação dominante de Mike Rockenfeller e Seb Priaulx. Após largar da pole, Priaulx entregou o carro na volta 22. Nisso, Rockenfeller sustentou a liderança mesmo com a bandeira amarela nos minutos finais. Sendo assim, cruzando a linha com 1,623 segundos de vantagem sobre o Corvette Z06 GT3.R #3 da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports, guiado por Alexander Sims.
A vitória marcou o primeiro triunfo do Mustang GT3 #64 na temporada. Repetindo o sucesso da equipe irmã que venceu em Daytona, prova de abertura do campeonato.
O pódio foi completado pelo Lamborghini Huracan GT3 EVO2 #9 da Pfaff Motorsports, com Marco Mapelli e Andrea Caldarelli. Apesar de múltiplas punições, Aaron Telitz conseguiu levar o Lexus RC F GT3 #14 da Vasser Sullivan ao quarto lugar.
O carro #14 recebeu duas penalidades de drive-through. Além de se envolver em incidente na última volta com o Porsche #77 da AO Racing, que então estava em quarto. O contato ocorreu após o copiloto de Telitz, Jack Hawksworth, rodar o #77 nos estágios iniciais.
Laurin Heinrich e Nicky Catsburg, do Corvette #4, também foram punidos por incidentes após a corrida. O que os fez cair para quinto e sexto na classificação final da GTD Pro.