A emblemática última etapa do IMSA 2024, que acontece neste fim de semana em Petit Le Mans, marcará o encerramento de um capítulo importante para a Acura, com o NSX GT3 EVO fazendo sua despedida oficial da competição. A fabricante confirmou nesta terça-feira, 08, que este será o adeus do modelo à série americana.
Embora o NSX GT3 EVO, tanto sob o nome Honda quanto Acura, tenha mantido uma presença discreta em campeonatos ao redor do mundo desde seu lançamento em 2017, ele nunca se destacou como o modelo mais popular nos grids internacionais de GT3. No IMSA, o carro foi inscrito este ano pela Gradient Racing na classe GTD, enquanto sua presença em outras competições foi esporádica, como no campeonato italiano de GT com a equipe Nova Race, e em participações no Super GT japonês e na Tailândia Super Series.
Desenvolvido pela JAS Motorsport, o NSX GT3 EVO fará suas últimas voltas no IMSA durante a etapa de Petit Le Mans, encerrando uma trajetória marcada por conquistas e altos e baixos. David Salters, presidente da Honda Racing Corporation nos EUA, lamentou a despedida: “É um gosto amargo ver o fim do NSX na competição IMSA. É um carro lindo e tivemos grande sucesso com ele. É também muito popular entre os fãs, tanto de corrida quanto de estrada.”
O Histórico do Acura NSX na IMSA
O NSX GT3 EVO foi responsável por momentos de destaque na classe GTD do IMSA. Como os dois títulos de pilotos conquistados em 2019 e 2020 pela equipe Meyer Shank Racing. Além de uma vitória memorável em Petit Le Mans em 2022, com a Gradient Racing. Salters aproveitou para agradecer a todos os envolvidos no programa do NSX ao longo dos anos: “Gostaria de agradecer sinceramente a todos que trabalharam arduamente neste programa, cuja habilidade, esforço e paixão foram essenciais para criar um carro vencedor de campeonatos.”
A Gradient Racing, que anunciou anteriormente sua mudança para o novo Ford Mustang GT3, será a última equipe a alinhar o NSX no IMSA. Ao longo de sua trajetória, o modelo acumulou importantes conquistas: dois títulos de pilotos e equipes. Além um de fabricante e oito vitórias na classe GTD do IMSA. Na série SRO, o NSX também brilhou. Obteve 30 vitórias em diversas categorias, além de três títulos de pilotos, nas divisões Prata (2020) e Pro-Am (2019 e 2022).
Apesar de sua despedida do IMSA, o Acura NSX GT3 EVO permanece homologado para competições que seguem o regulamento GT3. Mantendo viva sua herança nas pistas.