Automobilismo é velocidade e circuito tem que ter reta. Esse é a essência do automobilismo. Em 1990 visando quebrar um pouco a velocidade em Hunaudieres a FIA mandou instalar duas chicanes. Se frustrou um pouco os fãs que sempre queriam ver seus carros “rasgando” a grande reta muito em termos de segurança foi conquistado.
Hoje e com a evolução os modelos mais rápido beiram os 330 km/h em distancias menores e mais rapidamente. Pergunto como seria se as chicanes não estivessem ali. A edição desde ano das 24 horas mesmo com chuva e grandes períodos de bandeiras amarelas não foi “fraca” em termos de velocidade final. Abaixo estão listados os carros mais rápidos por categoria.
LM P1
Audi (n°1)
330.8 km/h
Toyota (n°8)
325.8 km/h
HPD (n°21)
318.2 km/h
Lola – Toyota (n°13)
312.7 km/h
LM P2
Lotus (n°32)
307.3 km/h
Morgan – Nissan (n°47)
307.3 km/h
Oreca – Judd (n°34)
300.5 km/h
Morgan – Judd (n°43)
300.5 km/h
Oreca – Nissan (n°26)
299.7 km/h
Zytek – Nissan (n°41)
299.7 km/h
Alpine – Nissan (n°36)
297.2 km/h
Lola – Nissan (n°28)
295.6 km/h
Lola – Judd (n°30)
294.0 km/h
GTE Pro / GTE Am
Ferrari (n°51)
294.8 km/h
Porsche (n°88)
294.0 km/h
Aston Martin (n°95)
292.4 km/h
Corvette (n°73)
289.3 km/h
Viper (n°53)
286.9 km/h