A ACO surpreendeu o mundo do endurance hoje (25), ao anunciar uma nova categoria de protótipos para 2015, os LMP3. Segundo a nota o novo carro completa a “pirâmide” de modelos elegíveis para os campeonatos organizados pela entidade a ELMS e Asian LMS.
O LM3 será um modelo de baixo custo, até mais baixo do que os atuais LMP2 e LMPC e seria um degrau equipes e pilotos no mundo do endurance.
A nota não da detalhes técnicos sobre os carros porém, fatores como velocidade, sistema de motor e cambio bem como fornecedor de pneus. O novo LMP em termos de desempenho deve ficar entre um LMP2 e um GTE-AM e não deve custar mais do que 150 mil euros.
O novo carro deve substituir a classe LMPC que ficará somente elegível no USCC nos EUA. Para 2014 e 15 será dado um período de transição para equipes que queiram competir com o novo modelo tanto na Asian LMS quando ELMS e serão aceitos modelos homologados pela FIA. Em termos de comparação serão os mesmos modelos que hoje competem na VdeV francesa na classe CN.
Muy buena idea; ahora, ¿los chasis serán libres? ¿O como en LMPC serán todos iguales? (Oreca en ese caso).
Ojalá haya libertad para los diferentes constructores.
Abrazos!