WEC Bharein: Audi vence em corrida monótona

(Foto: FIAWEC)

Quem acompanhou a prova teve um gostinho de calmaria, ainda mais sendo ela quase toda disputada a noite. Em determinados momentos com alguns carros fazendo manutenção ficou aquele ar de Le Mans.

A prova vencida pelo Audi #1 de Marcel Fassler, André Lotter e Benoit Treluyer superou logo no começo os poles McNish e Tom Kristensen. Logo neste começo os modelos da Audi sofreram com o desgaste de pneus e com problemas nos faróis que teimavam em apresentar mal contato, fato que chegou a ser inusitado com vários mecânicos testando qual para-choque não tinha o problema.

Com o cair da noite e depois de algumas rodadas de pitstops a situação se voltou a favor da Audi quando as luzes do modelo da Toyota também apresentaram falhas mais graves e com isso se foi várias voltas na tentativa de arrumar. O saldo para o fabricante Japonês foi de 6 voltas perdidas neste problema. Para piorar faltando pouco mais de 1 hora para o término da corrida numa disputa de posição com o HDP da equipe Strakka um inevitável toque aconteceu pondo fim as chances da dupla Alexander Wurz e Nicolas Lapierre de vencer a segunda corrida. A partir daí a corrida ficou fácil para a Audi vencer.

Entre os modelos P1 a gasolina a vitória inédita da Strakka Racing que chegou em terceiro no geral atrás dos dois Audi foi muito festejada pela equipe mesmo com aquele medo de uma punição por conta do toque com o Toyota.

Entre os modelos P2 a vitória ficou com a Pecon Racing, time que na verdade é da AF Corse com seu piloto argentino Luiz Perez Companc, Nicolas Minassian e Pierre Kaffer. Em segundo outro HPD desta vez da equipe Signatech Nissan.

Na classe GT-PRO a Ferrari da equipe AF Corse se comportou melhor durante as 6 horas e superou o bom Aston Martin que começou bem mas perdeu rendimento durante a prova. Fechando o pódio em terceiro o Porsche da equipe Felbermayr Proton.

Finalizando a grelha temos a classe AM que também foi disputada e teve como vencedor o Porsche da equipe Felbermayr Proton, A Ferrari da AF Corse chegou em terceiro e outra Ferrari desta vez da equipe Krohn Racing. A próxima etapa será no dia 14 de Outubro em Fuji em uma das melhores retas do campeonato. Abaixo a classificação final da prova.

 
 

Mod Blancpain Endurance Series by Alex Koda para Rfactor.

Para quem acompanha as provas de endurance da Blancpain sabe da diversidade de modelos e os grid super lotados que muitas vezes superem os 40 carros. Pensando neste novo campeonato Alex Koda fez 55 skins dos carros que participam do campeonato de 2012.

O mod funciona sem a necessidade do mod FIAGT feito por SandroX. Abaixo o link dos dois mods.

Mod FIA GT3https://www.mediafire.com/?adyzv9xqx1dpbza

Mod BES 2012https://www.mediafire.com/download.php?k5n7t68t561tpbv

Grand-Am revela calendário para 2013

Com 12 etapas previstas para 2013 o campeonato da Grand-Am promete ser um dos mais interessantes dos últimos anos visto a qualidade técnica das pistas. A novidade é a inclusão do circuito de Austin no Texas além de provas em Road Atlanta e Kansas City. Abaixo o calendário completo.

1 24 Horas de Daytona 26/27 Janeiro
2 Circuito das Américas 1/2 de Março
3 Barber Motorsports Park 5/6 de Abril
4 Road Atlanta 19/20 Abril
5 Detroit Belle Isle 31 de junho mai/1er
6 Mid Ohio 14/15 de Junho
7 Watkins Glen 29/30 Junho
8 Indianapolis 25/26 de Julho
9 Road America 09/10 de Agosto
# Kansas Speedway 16/17 Agosto
# Laguna Seca 7/8 Setembro
# Lime Rock Park 27/28 Setembro

Takuma Sato também descobre os encantos do endurance.

Atual piloto da F-Indy e com passagem (conturbada) Pela F1 Takuma Sato vai competir pela equipe OAK Racing durante as etapas de Fuji e Xangai do WEC em parceria com Dominik Kraihamer e Bertrand Baguette. Sato Comemora.

"Trabalhar com a OAK Racing é uma oportunidade que me motiva muito. Passei toda a minha carreira nos monopostos e, obviamente, os LMP1  são diferentes, mas a minha primeira impressão é excelente e estou muito animado com esta nova experiência! Quinta-feira, fiz um shakedown OAK-HPD e foi muito bem. A equipe tem um novo motor e um novo pacote aerodinâmico para testar. Temos muito trabalho sexta-feira, em Magny-Cours e 10 de outubro, em Fuji. Eu tenho muito a aprender antes da corrida no Japão, mas estou ansioso para correr em casa. A equipe será muito bem atendida e vai ser ótimo para correr em frente da minha torcida”.

WEC Bharein–Pole da Audi e calendário provisório para o WEC 2013

A disputa pela pole para as 6 horas do Bharein foram intensas mas para muitos causou estranhesa o mérito da dupla Kristensen e McNish. Com o tempo de 1:45.814 superou em 0,74 milésimos o Audi #01. O P1 da Toyota ficou em terceiro com 1:46.254.

Na classe P2 o HPD #44 conquistou a pole pelas mãos do experiente Stéphane Sarrazin. Entre os GTs da classe PRO a Aston Martin superou a Ferrari da AF Corse ficando com a pole e na GT- AM foi a vez da Ferrari da equipe AF Corse dar o “troco”. Abaixo os tempos completos.

2
LMP1
Tom Kristensen, Allan McNish,
Audi R18 e-tron quattro
1:45.814

1
LMP1
Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Tréluyer
Audi R18 e-tron quattro
1:45.888

7
LMP1
Alexander Wurz, Nicolas Lapierre,
Toyota TS030 – Hybrid
1:46.254

12
LMP1
Nicolas Prost, Neel Jani,
Lola B12/60 Coupé – Toyota
1:47.638

21
LMP1
Nick Leventis, Danny Watts, Jonny Kane
HPD ARX 03a – Honda
1:48.446

22
LMP1
David Brabham, Karun Chandhok, Peter Dumbreck
HPD ARX 03a – Honda
1:48.784

44
LMP2
Vicente Potolicchio, Thomas Kimber-Smith, Stéphane Sarrazin
HPD ARX 03b – Honda
1:51.798

25
LMP2
John Martin, Tor Graves,
Oreca 03 – Nissan
1:52.285

24
LMP2
Jacques Nicolet, Matthieu Lahaye, Olivier Pla
Morgan – Nissan
1:52.368

35
LMP2
Bertrand Baguette, Dominik Kraihamer, Alex Brundle
Morgan – Nissan
1:52.609

49
LMP2
Luis Perez Companc, Nicolas Minassian, Pierre Kaffer
Oreca 03 – Nissan
1:52.624

32
LMP2
Vitantonio Liuzzi, James Rossiter, Kevin Weeda
Lola B12/80 Coupé – Lotus
1:52.696

26
LMP2
Nelson Panciatici, Pierre Ragues, Roman Rusinov
Oreca 03 – Nissan
1:53.328

31
LMP2
Thomas Holzer, Luca Moro,
Lola B12/80 Coupé – Lotus
1:53.733

23
LMP2
Franck Mailleux, Olivier Lombard, Jordan Tresson
Oreca 03 – Nissan
1:53.793

29
LMP2
Fabien Giroix, Keiko Ihara, Jean-Denis Deletraz
Lola B12/80 Coupé – Nissan
1:55.465

41
LMP2
Christian Zugel, Ricardo Gonzalez, Elton Julian
Zytek Z11SN – Nissan
1:58.603

97
LMGTE Pro
Stefan Mücke, Darren Turner,
Aston Martin Vantage V8
2:00.234

77
LMGTE Pro
Marc Lieb, Richard Lietz,
Porsche 911 RSR (997)
2:00.532

51
LMGTE Pro
Giancarlo Fisichella, Toni Vilander,
Ferrari F458 Italia
2:01.522

71
LMGTE Pro
Andrea Bertolini, Olivier Beretta,
Ferrari F458 Italia
2:01.861

61
LMGTE Am
Robert Kauffman, Rui Aguas, Brian Vickers
Ferrari F458 Italia
2:02.812

50
LMGTE Am
Patrick Bornhauser, Julien Canal, Fernando Rees
Chevrolet Corvette C6-ZR1
2:03.253

88
LMGTE Am
Christian Ried, Gianluca Roda, Paolo Ruberti
Porsche 911 RSR (997)
2:03.686

70
LMGTE Am
Jean-Philippe Belloc, Christophe Bourret, Pascal Gibon
Chevrolet Corvette C6-ZR1
2:04.934

55
LMGTE Am
Joël Camathias, Benny Simonsen, Paul Daniels
Porsche 911 RSR (997)
2:05.572

57
LMGTE Am
Tracy Krohn, Niclas Jönsson, Michele Rugolo
Ferrari F458 Italia
2:06.806


Calendário provisório do WEC é revelado.

A ACO revelou hoje um esboço do que será o calendário de 2013 do WEC. Com oito encontros começando em abril com as 6 horas de Silverstone. As 12 horas de Sebring ficaram fora e a prova americana será realizada no novo circuito de Austin ainda em construção, mas por ser obra de Hermann Tilke não se deve esperar algo surpreendente. Está será a unida mudança visto que as demais provas permanecem as mesmas.  Abaixo o calendário completo.

1 Silverstone (Inglaterra) 13/14 Abril
2 Spa-Francorchamps (Bélgica) 04/03 May
3 24 Horas de Le Mans (França) 22/23 Junho
4 São Paulo (Brasil) 23/24 Agosto
5 Austin (EUA) 21/22 Setembro
6 Fuji (Japão) October 19/20
7 Xangai (China) 09/10 de Novembro
8 Sakhir (Bahrein) 29/30 de Novembro

WEC Bahrein primeiros treinos mostram disputa intensa na P1.

Os trabalhos para as 6 horas do Bahrein começaram intensas. Tanto Audi quanto Toyota as principais equipes alternaram nas primeiras posições. No primeiro treino livre o #7 da equipe Toyota marcou o melhor tempo com 1:47.727, seguido pelo Audi da dupla McNish e Kristensen com 1:48.720.

Já no segundo treino livre foi a vez do Audi #1 marcar o melhor tempo com 1:47.403, o Toyota por sua vez acaba em quarto com 1:48.350. As duas seções foram marcadas pelo forte calor que chegou a 32º de temperatura.

Entre os carros da classe P1 a gasolina o melhor dos dois treinos foi o HPD da equipe Strakka Racing com 1:48.780. Na classe P2 a disputa também foi intensa e nos dois treinos o melhor tempo foi da OAK racing na segunda seção com o tempo de 1:53.434.

Entre os GTs da classe PRO O Aston Martin dominou com o melhor tempo 2:01.849 sempre seguida de perto pela Ferrari #51 da equipe AF-Corse. Na classe AM o Porsche #88 da equipe Felbermayr marcou o tempo de 2:04.725. Abaixo a lista completa com as duas seções de treino.

6 horas do Bahrein–Cartaz do evento, Larbre é desclassificada porém recorre.

Depois da apresentação em Interlagos os belos modelos estão com sua passagem para o Bahrein que nos dia 28 e 29 de Setembro também terão a chance de ver o melhor do automobilismo internacional. Os carros como mostram as fotos abaixo já estão chegando no “deserto” e aos poucos todo o espetáculo ganha forma.

Ainda falando de Interlagos a equipe Larbre que ganhou na classe GTE-AM e foi desclassificada por conta do para-choque dianteiro fora dos padrões do regulamento. Jack Leconte chefe da equipe explica o ocorrido.
“Infelizmente, durante a verificação, o delegado técnico da FIA descobriu que a altura do pára-choque dianteiro do carro n º 50 estava sob [a altura regulada] por apenas oito milímetros, o que foi uma consequência do impacto que sofreu ao sair da pista para evitar um acidente na primeira volta. Como a parte não tinha uma rachadura óbvio, o delegado decidiu manter sua posição e excluir a #50 por não estar dentro dos regulamentos. Isto apesar de provas fornecidas pela equipe Larbre e alguns fiscais da ACO”