6 horas de SPA–Primeira lista provisória.

A ACO divulgou a primeira lista de inscritos para as 6 horas de SPA, segunda etapa do WEC. Até o momento 37 carros estão inscritos sem grandes mudanças em relação as 12 horas de Sebring.

Na classe P1 a estreia do Toyota TS03 os novos Lola B12/60 da Rebellion além do Dome da equipe Pescarolo. A Audi compete com 4 carros, dois modelos “normais” a Diesel e os dois R18 híbridos.

Já entre os protótipos da P2 a diversidade é garantida com a estreia dos Lola da equipe Lotus. Entre os GTs da classe PRO 5 carro estão na disputa sendo 3 Ferrari, 1 Porsche e um Aston Martin. Na classe AM 8 carros prometem tornar a classe GT mais competitiva.
Até o momento temos a participação dos brasileiros Jaime Melo com a Ferrari #59 da Luxury Racing e Fernando Rees com o Corvette #50 da Larbre Competition.
Abaixo a lista provisória.

Últimas notícias da ACO

A ACO para o automobilismo francês é como a CBA para o Brasil. Além das 24 horas de Le Mans a entidade controla e ajuda em leis de transito e tudo o que é relacionando quando o assunto é carro.

Para “prestar” contas a entidade irá promover no dia 28 de Setembro uma festa aonde irá prestar contas do ano que  mal começou. Corridas de moto, caminhões, escola de pilotagem da Porsche e Pescarolo  além de eventos com carros clássicos.

No final de semana teremos etapas do campeonato francês de GT. Para Jean-Claude presidente da ACO a festa é importante para a entidade. “Ao criar a Festa da ACO, o nosso compromisso é oferecer aos nossos membros a oportunidade de experimentar durante os três dias de portas abertas todos os componentes que fazem a Automobile Club de l’Ouest  um clube à parte. Desde 1906, ano da sua criação, todos os membros e beneficiários do ACO sempre estiveram no centro das preocupações dos gestores e líderes. Este evento é deles. Não só para apreciar o espetáculo de todos os testes e outros eventos de prestígio. O mais variado e original será possível organizar em nossas pistas, mas especialmente para ser os atores principais Sem os nossos membros do nosso Clube não poderia existir. Esta Festa da ACO Para eles.”

A entidade também apresentou o Leon, que é o mascote do Museu Le Mans. Seu nome vem de um dos primeiros automóveis a correr em Sarthe o Leon Bollée, e foi criado com a colaboração do centro cultural de Le Sarthe. Sua criação é do belga Peter Elliott que teve a permissão de Gerard Bollée filho do criador do Leon original.
O mascote irá ajudar a ACO a atrair as novas gerações para o fabuloso universo de Le Mans e a presentar a elas os automóveis que fizeram sua história.

Alex Job Racing recebe seu Lotus Evora GT2

A equipe Alex Job que compete na ALMS na classe GTC recebeu hoje seu Lotus Evora GT2 para competir na classe GT. O carro fará sua estreia na próxima etapa em Long Beach.

“Os engenheiros da Lotus já iniciaram os preparativos do carro. Temos muito trabalho para  Long Beach e sua primeira passagem técnica da ALMS. A lista de coisas para arrumar é longa, este é em novo desafio que a equipe está pronta para atender. “ Fala Alex Job dono da equipe.

A equipe conta com três títulos na ALMS na classe GT em 2002,2003 e 2004 além de vitórias  nas 12 horas de Sebring e Le Mans.

6 Heures du Castellet – Lista provisória atualizada.

A ACO divulgou nova lista com os inscritos para as 6 horas de Paul Ricard. Até o momento 23 carros estão inscritos. A boa surpresa é que a grande maioria (12) são da classe LMP2 que é a principal classe este ano. Entre as equipes o destaque fica pela Pecom Racing com Oreca 03, OAK Racing com 2 carros e a Sebastien Loeb Racing.

Na classe LMPC temos 3 inscritos. Já na classe GTE-PRO 3 Ferrari F458 estão confirmadas. Com um carro a mais a classe GTE-AM tem maior variedade com Porsche, Aston Martin e Ferrari. Já na nova classe GTC com carros GT3 apenas o Porsche da RaceArt está confirmado. Abaixo a relação completa.

12 horas de Sebring – Quando o mais do mesmo é bom, com uma grande dose de amadorismo.

Finalmente aconteceu. O ano automobilismo do endurance deu seu pontapé inicial neste final de semana em Sebring. Para muitos a vitória da Audi era fato consumado bastando apenas saber qual dos três carros seria o grande vitorioso. Dentro da equipe existia uma grande briga os jovens dos carros #1 e #3 e os veteranos do carro #2. Torci pelo carro da trinca McNich, Capelo e Kristensen para mim o melhor conjunto do endurance dos últimos tempos. Alan é o “matador” do trio. Rápido, desafiador. Capello é cerebral consegue manter o carro na mesma posição que os outros dois deixaram e claro Kristensen, extremamente veloz.

A vitória foi merecida pelo jeito que ela veio, na base da estratégia com paradas antecipadas e é claro não tendo adversários diretos já que nenhum carro fez frente aos R18. Este campeonato tem tudo para ser uma disputa entre estes três trios nos mesmos moldes da Chevrolet no WTCC. Resta saber se o R18 híbrido estará competitivo e no mesmo nível do R18 “normal” em SPA.

LMP2 da Starworks surpreendeu a todos com o 3º lugar no geral e primeiro na sua classe.

 
Outra coisa que me chamou a atenção neste corrida foram as bandeiras amarelas. Quem acompanha o automobilismo americano sabe que qualquer coisa é motivo para tal artifício mas nesta edição o erros foram grosseiros. Culpa de quem? Da pista esburacada? Da quantidade recorde de carros? Não a única culpa foi da inexperiência dos pilotos “amadores”. Mais da metade dos acidentes por erro humano foram feitos por pilotos da classe GTC e LMPC que na grande maioria comprar o carro pronto juntam 4 ou 5 mecânicos e vão para a pista. Nem na GTBrasil aonde o nível dos pilotos também é crítico não se vê tanta barbeiragem. A ACO e ALMS deveria fazer uma melhor seleção antes de competições deste nível. Fiquei pensando qual seria a reação de Jean Todt quando via os acidentes infantis. Na Europa também existem pilotos “amadores” mas o nível é bem melhor. É só aguardar a etapa de SPA e as provas da ELMS.
 

Na última curva deu BMW na GTE-PRO

Tirando a morosidade das bandeiras amarelas a prova foi tranquila. Sem grandes disputas na LMP1 o que se viu foi um teste para a Audi e uma corrida aparte para os demais. O terceiro lugar no geral foi do #44 HPD ARX-03b do trio Potolicchio / Danziel / Sarrazin da estreante Starworks Motorsports que no começo do ano foi vice campeã das 24 horas de Daytona anunciou sua entrada no mundial de endurance. Não foi uma vitória fácil já que o #055 da Level 5 com o mesmo equipamento HPD do trio Tucker / C.Bouchut / Barbosa brigaram praticamente durante toda a prova. Em terceiro com uma volta de diferença o #24 da OAK Racing com Nicolet / Lahaye / Ola que não conseguiu fazer frente ao fabricante Japonês.
 

#88 honrou o fabricante Alemão na GTE-AM

Em “terceiro” na classe P1 o #16 da equipe Pescarolo com o trio Collard / Boullion / Jousse apenas completou a prova e se valeu da desgraça alheia. Não que isso fosse um problema pois equipes “maiores” como Dyson Racing (que chegou em 4º) e Strakka Racing (em 5º) deveram pequenos deslizes pelo caminho. Em quase todas as seções de treinos o HPD da Muscle Milk se mostrou superior e tinha como certo o primeiro lugar entre os protótipos a gasolina mas o bocal da bomba de combustível resolveu não abrir dificultando a entrada de líquido precioso. Abandonou mas a disputa pela liderança da ALMS com o carro da Dyson promete ser boa. Vale também destacar o bom desempenho do #22 da JRM Racing que também correu com HPD e disputava liderança dos P1 a gasolina com a Muscle Milk e poderia ter ganho se não fosse um pneu furado.

Na classe LMPC uma das causadoras de tantas bandeiras amarelas o vencedor foi o #06 da equipe CORE AutoSport com o trio Popow / Viso / Friselle. Em segundo o #52 da PR1/Mathiasen Motorsports do trio Leitzinger / Dobson / Junco.

Entre os GTs que foram o destaque da prova a “nova ordem” não leva mais o nome de Ferrari e Porsche. A prova começou com uma vantagem formidável da Ferrari #59 pilotada pelo brasileiro Jaime Melo que ia bem até se envolver em um acidente com um dos carros da LMPC. Até tentou voltar mas acabou abandonando. O azar rondou o fabricante Alemão que antes da largada perdeu seu principal lutador o #45 da equipe Flying Lizard que se chocou com outro carro. 

#06 da Core Autosports ganhou entre os LMPC

Restou Corvettes e BMW que monopolizaram as primeiras posições Na GTE-PRO durante grande parte da prova. No final como manda o figurino a vitória ficou com o #46 do trio Hand / Summerton / Mueller que definiu na última curva da última volta sob o Corvette #03 Magnussen / Garcia e Taylor.  Em terceiro e se valendo das bandeiras amarelas chegou a Ferrari #71 de Bertollini / Cioci / Beretta.

Já na GTE-AM a vitória caiu no colo do Porsche #88 da Team Ferbermayr-Proton depois que o Corvette da Larbre Competition enfrento problemas no finalzinho da prova. Em segundo e terceiro os dois carros da Larbre. Na classe GTC O #023 e #022 ambos da Alex Job Racing fizeram a dobradinha. Em terceiro o #66 do trio LeSaffre / Faulkner / Bleekemolen.

#23 da Alex Job fatura entre os GTC.

Enfim uma grande prova. a próxima etapa do WEC será no dia 5 de Maio com as 6 horas de SPA, que marca a estréia do Audi R18 híbrido, Toyota TS030 e o Dome da equipe Pescarolo. Os novos carros da equipe Rebellion também estão programados para fazer sua estréia. Será outra pela prova.
 
 

Audi R18 V 0.9 by SandroX

Era o que faltava!!! A tão esperada conversão do Audi R18 para Rfactor finalmente foi feita por SandroX. O carro que foi campeão em Le Mans no ano passado tem várias pinturas. Infelizmente é um modelo único (perfeito para ser adicionado no mod enduracers quem souber fazer eu publico aqui!). Abaixo fotos e link para download.

ftp://89.252.0.30/SandroX/rFactor/Audi_R18_0.9_by_SandroX.rar