ALMS / ILMC Road Atlanta–Imagens

Franceses na frente.

A Peugeot começou na frente sua luta pela segunda vitória consecutiva. Mesmo não sendo parâmetro para uma corrida de 10 horas o time fez hoje o melhor tempo nos treinos livres. Com o tempo de1:07.766 superou a Audi por 0.951 milésimos tempo relativamente auto. Lembrando que a pista tem longas retas e curvas em descida aonde conta muito um bom acerto.

Na Ferrari #62 Gianmaria Bruni fez o melhor tempo na classe GT2 com 1:20.719. Mais o que importa mesmo são as belas imagens que você confere abaixo.

ALMS–Core Autosport uma nova equipe para 2011

A equipe Core Autosport que participa atualmente da IMSA Lites uma espécie de divisão dois da ALMS está com planos de participar da classe FLM em 2011. “Estamos avaliando várias opções para se juntar aos protótipo da ALMS” , diz Jonathan Bennett dono da Core e completa. “Esperamos continuar o nosso sucesso na IMSA, além da ALMS”,a “Lites”servirá de base para pilotos e mecânicos para depois se unir a ALMS”. A equipe irá anunciar seus planos para 2011 no dia 1 de novembro.

Lotus e os planos para o futuro

A Lotus não anda muito bem com sua equipe da F1, sempre ocupando os últimos postos do grid. Porém a empresa está atacando para todos os lados.

O Lotus Evora que tem confirmada sua participação na classe GT4 para o ano que vem terá versões para a classe GT2 e GT3. “Estamos atualmente desenvolvendo um novo GT2 baseado em nosso modelo de estrada, programado para ser revelado no Salão Automóvel de Paris. “O novo GT2 estará de acordo com o novo regulamentos “comenta Claudio Berro diretor da Lotus Sport. Recentemente a equipe apresentou o monoposto Type 125 que é um Fórmula 1 de rua para pessoas “normais”.  A empresa também está desenvolvendo um chassi para a Fórmula Indy e para a GP2 e GP3.

Para o lado do endurance a equipe está desenvolvendo um LMP2 para 2012. “Este projeto é muito especial sob a orientação do especialista de engenharia técnico Paolo Catone. “O carro está sendo desenvolvido para atender as novas regras do ACO, ele terá um cockpit fechado e deve estar pronto no final de 2011, para as 24 Horas de Le Mans em 2012. “

ALMS–Quem ganha e quem perde com a negativa da Audi de não participar da ALMS ?

Bom ou mal negócio?

Fiquei surpreso com a “bomba” que alguns sites noticiarão que a Audi não iria mais participar de forma integral do ALMS ano que vem. A equipe não participa mais da ALMS desde o fim de 2008 quanto teve uma guerra com a Peugeot na LMS e competiu contra a Porsche através da equipe Penske em território americano e ainda por cima ganhou as 24 horas de Le Mans. 2008 realmente foi um ano competitivo e muito, mais muito dinheiro foi gasto, digno de uma equipe de ponta da F1.
Em Silverstone os dirigentes da equipe afirmaram que uma volta a ALMS poderia sim acontecer desde que a Audi Nort América pagasse a conta coisa que provavelmente não vai acontecer. Dai me pergunto é saudável para a Audi competir de forma integral na ALMS?

Tanto em 2007 e 2008 os anos de ouro da ALMS se viu uma disputa muito boa entre os Porsche da P2 da equipe de Roger Penske. Mesmo a Audi ganhando quase todas as corridas a graça era ver como os carros amarelos iria se comportar. Em provas como Lime Rock ou Long Beach com seus traçados travados todo o favoritismo da Audi se nivelava pelo bom desempenho dos Porsches.

A resposta é não. Se eu fosse o dirigente da equipe com certeza iria pensar e muito em voltar de forma integral, principalmente pelo histórico que a equipe tem no campeonato. Qual seria seu rival? Highcroft com seu Acura? Dryson Racing? Neste atual momento não existe equipe que realmente pudesse disputar em pé de igualdade e principalmente vencer.

Qual seria a graça de vencer sem competidores do mesmo nível? Foi com este pensamento que em 2007 a Peugeot entrou na disputa com um modelo a diesel ao invés de optar por outro a gasolina e provavelmente acabar sempre em segundo lugar.

Tanto é que a Penske quando soube que a Audi iria sair da categoria preferiu se mudar para a Indy e Nascar aonde o nível de competição era mais interessante. Quem perdeu nisso tudo fomos nós espectadores e principalmente a ALMS que viu seus principais trunfos irem correr em outros campeonatos.

Também não é novidade que desde então o campeonato tem ido de mal a pior com equipes indo embora e carros antigos como é o caso do Lola B06 de Jon Field participando. Se não fosse a GT2 com certeza seria mais triste ainda.
Por outro lado a participação na ILMC está 100% garantida e no ano que vem com provas em Sebring e Road Atlanta fazendo parte do campeonato além da Audi outras equipes irão aportar em solo americano.
Os planos ainda incluem a participação do Audi R8 nas classes GT tanto da ALMS quanto da Rolex através de equipes “clientes”. Rolex que neste ano viu a participação do Camaro e um domínio dos carros da Mazda. Mazda que também está deixando a ALMS e voltando com força para a Rolex o que é mais uma perda.

O que precisa ser feito é a direção da ALMS criar meios de trazer novas equipes e marcas para não se perder. O caminho muito provavelmente é que a categoria se torne uma campeonato “ regional” assim com a LMS vai se tornar ano que vem aonde mais equipes pequena irão fazer partes e os grandes times irão preferir a ILMC. E que venha 2011.

F1 Singapura – A experiência dos mais jovens?

A F1 é engraçada. Sempre preferiu que jovens, muitas vezes crianças obtivessem a tão desejada “super-licença”.As vezes deu certo como o Título de Alonso com 25 anos e mais recentemente com Hamilton e Vettel.

Nem sempre é fácil ficar comparando pilotos com qualidades distintas. Todos tem seus erros e acertos; Infelizmente Vettel e Hamilton tem extrapolado os erros nesta temporada e estão dando de brinde para Alonso e Webber a honra de disputar o título deste ano. Não lembro de episódios envolvendo Alonso que beirassem a burrice. Não defendo o espanhol pois se ele hoje é vice líder deve e muito pelo jogo mesquinho da Ferrari e de certa forma da omissão de Massa no episódio da Alemanha.

Me pergunto se nós pobres mortais que quando completamos 18 anos temos que fazer uma bateria de testes para tirar a tão sonhada CNH qual será o teste psicotécnico que são submetidos os pilotos? Não digo que quem chega a ponto de dirigir um F1 tenha algum tipo de dificuldade ou falta de experiência e controle de um carro o que me pergunto é se não se cria uma expectativa sobre um piloto que muitas vezes não corresponde.

Hamilton que foi campeão em 2008 mais pelos erros da Ferrari do que por mérito próprio tem cometido erros grosseiros tanto em Monza quanto neste final de semana. Tentar ultrapassar o adversário por fora é uma coisa, agora passar o adversário de qualquer maneira por fora é bem diferente. Erro grosseiro que beija a infantilidade. Hamilton que tinha largado melhor do que Webber teria todas as chances de ultrapassar o piloto da RBR já na próxima curva. Webber não iria jogar fora uma corrida muito bem feita, ainda mais que seu carro tinha um rendimento superior. Mas Hamilton se precipitou e acabou quebrando a suspensão. E dai não adianta jogar volante e ficar brabinho. Errou e errou feio.

Já Vettel que tem errado muito mais que Hamilton nesta corrida faltou gana de vencer. Mesmo sendo um Alonso na sua frente poderia ter tentado forçar uma ultrapassagem e quem sabe teria conseguido. Faltou vontade ou talvez um certo medo de cometer mais uma erro.

Sendo assim Alonso que não é bobo aproveitou as chances e ganhou duas corridas seguidas. Se será campeão eu não sei, mas as chances depois dos erros infantis dos seus adversário tem tudo que indique isso.

De resto foi uma corrida longa e chata como todas as provas nestes circuitos “ novos “ que povoam a F1. Me diverti muito com o empurrão que Schumacher ganhou de Kobayashi. Pena que ele bateu logo em seguida. Rubinho fez uma corrida interessante e acabou em sexto lugar e Massa em oitavo. Poderia ter feito mais, só que a pista ao contrário do que Galvão falou a prova toda tinha 1 ou nenhum ponto de ultrapassagem.

Pontos que Kubica criou e foi sem duvida nenhuma o nome da corrida com ultrapassagens limpas e perfeitas. Poderia dar aulas para Schumacher e Hamilton de como passar um carro sem destruir o seu.

Próxima etapa GP do Japão no sempre bom circuito de Suzuka. Até lá.

Vídeo a batalha em Le Sarthe por Strakka Racing.

Da incerteza a fama.

Assim como a Matech a Strakka Racing também está fazendo um filme sobre sua participação em Le Mans. A equipe que ganhou na categoria P2 tem vários motivos para comemorar. Ganhou a conturbada corrida da Hungria e quase conquistou o título da LMS deste ano. O carro um Acura HPD ARX-01C que participou da ALMS no ano passado pelas mãos de Gil de Ferran chegou a Europa meio desacreditado pela sua baixa confiabilidade; O resultado está no vídeo abaixo.

ALMS / ILMC–Audi retorna a Road Atlanta 1 ano depois

Equipe conseguirá manter hegemonia na pista?

Depois de quase 1 ano a Audi volta a competir nos EUA. Depois de uma vitória quase certa na edição de 2009 que só não aconteceu por McNish ter rodado atrás do carro de segurança sob uma chuva torrencial.

A equipe tem um histórico de 9 vitórias desde o ano 2000. Para a etapa serão 2 carros com Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish e Marcel Fassler André Lotterer e Benoit Treluyer. Para esta batalha os dois carros estão desde semana passada treinando na pista novos dispositivos aerodinâmicos. Depois de um começo promissor em Silverstone aonde McNish liderava até ter problemas com o cambio e abandonar. É esperado nova batalha com a Peugeot que com os resultados da etapa inglesa lidera o campeonato de construtores.

Com um total de 45 carros a pista que tem 4.088 km todos os competidores terão que ter habilidade e principalmente paciência com o elevado tráfego.

Tento 4 vitórias na pista Allan McNish se mostra empolgado para a corrida. “Eu amo o Petit Le Mans! 100 mil fãs em uma pista tão pequena como Road Atlanta  é simplesmente ótimo. E não há praticamente uma pista que se adapta a mim, assim como esta. É muito rápida e exige um estilo de condução agressivo. Cada momento é uma experiência muito intensa. Embora a corrida é de 1.000 quilômetros de extensão e dura quase dez horas, décimos de segundo pode ser decisivo no final. Em 2007, vencemos por um segundo da Porsche e Peugeot por seis segundos em 2008. Uma vez que a corrida foi interrompida ano passado e só perdemos para a Peugeot de uma forma realmente lamentável, ainda temos alguns negócios inacabados lá. “

Abaixo todos os vencedores em Petit Le Mans

1998 Eric van de Taylor / poele Wayne / Emmanuel Collard (Ferrari) 

1999 David Brabham / Éric Bernard / Andy Wallace (Panoz) 
2000 Michele Alboreto / Dindo Capello / Allan McNish (Audi R8) 
2001 Frank Biela/ Emanuele Pirro (Audi R8) 
2002 Dindo Capello / Tom Kristensen (Audi R8) 
2003Johnny Herbert  Lehto / JJ (Audi R8) 
2004 JJ Lehto / Marco Werner (Audi R8) 
2005 Frank Biela / Emanuele Pirro (Audi R8) 
2006 Dindo Capello / McNish Allan (Audi R10 TDI) 
2007 Dindo Capello / McNish Allan (Audi R10 TDI) 
2008 Dindo Capello / McNish Allan (Audi R10 TDI) 
2009 Stéphane Sarrazin / Franck Montagny (Peugeot

Dados da prova

Comprimento da pista: 4,088 quilômetros (2,540 milhas) 

Distância da corrida: 394 voltas = 1,610.672 km 
Pole position em 2009: Nicolas Minassian (Peugeot), 1m 06.937s = 219,846 kmh (25 de setembro de 2009) 
Volta mais rápida em 2009: Allan McNish (Audi R15 TDI), 1m 08.063s = 216,209 kmh (26 de setembro de 2009) 
Record da pista: Stéphane Sarrazin (Peugeot), 1m 06. 242s = 222,152 kmh (03 de dezembro de 2008)

Os planos da GT3 para 2011

Quando o cliente tem razão

Os rumos da classe GT3 surgiram pela necessidade dos clientes mais abonados de terem aonde investir seus dólares e euros. Com o crescimento e principalmente a profissionalização da GT1 com pilotos profissionais e carros chegando aos 700 mil euros no caso do Maserati MC12 e os custos da GT2 indo para o mesmo caminho a FIA e os construtores viram a necessidade de investir em um novo nicho aonde pessoas normais e com muito dinheiro podiam comprar carros e disputar corridas em circuitos e com toda a segurança necessária.

Assim em 2006 a FIA junto com a SRO promotora da FIAGT criou a GT3 European Championship. Campeonato que era uma corrida preliminar da classe principal. Modelos como Aston Martin DBRS9, Lamborghini Gallardo, Ferraro F430 Challenge, Corvette CR6 e Maserati Grand Sport eram a opção para quem queria começar no mundo dos carros de turismo. Desse embrião surgiram equipes que “subiram” de nível como AF Corse, Larbre Competition, BMS Scuderia Itália e JMB Racing.

A primeira corrida em Silverstone teve mais de 40 carros e um nivel de pilotagem acima das expectativas. O formato com duas corridas de 1 hora com a segunda tendo o grid invertido deu mais emoção a disputa. Em seu primeiro ano foram 5 etapas nos principais circuitos europeus
Para 2007 e 2008 alguns modelos como Maserati acabaram saindo da disputa por não serem competitivos e outros modelos de renome como Ford Mustang FR500 GT chegaram para dominar as corridas. A Porsche vendo que estava perdendo terreno lançou o 997 GT3 Cup S tendo feito sucesso imediato. Com o sucesso vários campeonatos regionais começaram a surgir na Itália, Alemanha e Brasil. Assim o mercado teve um boom com a venda dos modelos em vários países.

Em 2009 outro fabricante entrou na disputa a Audi com seu competente R8 que já faturou o campeonato em seu ano de estreia. Também marcou a chegada do Alpina B6 modelo criado pela BMW enquanto o modelo Z4 também se mostrou forte. A Porsche atualizou o 997 bem como uma nova versão do Morgan com seu modelo Aero. Para o ano que vem é esperado uma versão da Ferrari F458 e Mercedes SLS AMG e o Mustang VDS 

Os fatores que deixam a categoria super competitiva é que modelos mais potentes e mais fracos terem condições de ganhar pois usam apêndices aerodinâmicos bem como lastro para os primeiros. As grandes dificuldades apontadas é o preço de alguns carros, seu desempenho e principalmente fragilidade em corridas longas como 12 ou 24 horas e o mais importante o nível técnico dos pilotos “amadores” que por muitas vezes é pequena ou nula. Pensando assim vem aquele famoso slogan da Pirelli “Potencia não é nada sem controle”.

Noticias–Rebellion com motores Toyota em 2011?

A Rebellion Racing equipe Suíça com os mais belos carros do mundo do endurance está prestar a anunciar que irá utilizar motores Toyota para o ano que vem. A equipe que começo em 2008 na categoria P2 e em 2009 tinha um protótipo em cada classe, levou seus dois carros para  P1 em 2010. Teve uma decepcionante 24 horas de Le Mans deste ano mais foi regular na LMS. A equipe que sempre utilizou os propulsores Judd V10 tem tudo para utilizar os propulsores do fabricante Japonês.

O motor que estaria sendo desenvolvido é o mesmo que equipa o Lexux SC430 que corre na Super GT. A Toyota que depois de sair da F1 sempre se mostrou “caida” por retornar a provas de endurance pode fornecer motores em primeiro para equipes particulares e no futuro com equipe própria como foi na última vez em 1999. Segundo o site endurance.info o fabricante japonês teria ainda neste ano fornecido motores para Rebellion o que é negado veemente por ambos os lados. Nos resta esperar.

LMS–Equipe RLR com novo motor para 2011

Equipe troca de motor em 2011

E equipe RLR que estreou na etapa da Hungria da LMS neste ano com o modelo MG Lola EX265 vai trocar de propulsor para o ano que vem. O propulsor que será utilizado é o Judd EAR que tem como base o motor BMW V8 4.0 Litros que já atende as novas regras da ACO. Um diferencial deste motor é a redução de peso e potencia elevada se comparada com o motor MG deste ano. Segundo a equipe os testes devem começar este ano ainda.