F1 X LMS–quem é o mais rápido?

 X
Neste final de semana a F1 e a LMS disputaram etapas no mesmo circuito. O primeiro foi a Hungria mês passado e SPA neste final de semana. Ainda temos as duas categorias competindo em Silverstone nos próximos meses. Nessas horas vem a mente qual dos dois tipos de carros são mais rápidos?

Para responder a minha dúvida e a de muita gente peguei os tempos dois treinos classificatórios e a melhor volta em corrida. Assim podemos analisar o desempenho com tanque vazio no caso os treinos e o carro em condições de corrida.

O primeiro embate aconteceu na Hungria, pista travada e complicada para as duas categorias. As duas corridas foram disputadas com tempo seco o que ajuda ainda mais nos resultados mais próximos do ideal.
 

Hungria

Tipo Tempo Equipamento
F1 Treino Classificatório 1:18.773 Sebastian Vettel – RBR
LMS Treino Classificatório 1:32.431 Strakka Racing – Honda HPD
Dif. +13.658s

Tipo Tempo Equipamento
F1 Corrida 1:22.362 Sebastian Vettel – RBR
LMS Corrida 1:34.934 O. Panis – Peugeot 908
Dif. +12.572s

SPA

Tipo Tempo Equipamento
F1 Treino Classificatório 1:45.778 Webber – RBR
LMS Treino Classificatório 1:57.887 Bordais – Peugeot 980
Dif. +12.109s

Tipo Tempo Equipamento
F1 Corrida 1:49.778 McLarem – Hamilton
LMS Corrida 1:59.797 Bordais – Peugeot 908
Dif. +10.019s

Os tempos de SPA não devem ser lavados tanto em conta pois nas duas oportunidades a prova foi realizada com chuva, porém em todos os casos os monopostos de F1 ganhariam uma disputa facilmente visto que os protótipos são mais lentos e usam materiais mais pesados para aguentar provas longas. Talvez a única época aonde um protótipo ganhasse de um F1, seja em velocidade e potencia foi no começo dos anos 70 aonde o Porsche 917 e Ferrari 512 chegavam a 400km/h fácil fácil.

Pegando também a média do vencedor de cada prova temos outra lavada dos modelos de F1. no GP da Hungria Sebastian Vettel conseguiu a melhor média horária com 191.491 km/h enquanto o Acura da Strakka Racing fez a media de 149.979 km/h. Na prova de SPA a melhor média horária foi conseguida por Hamilton com 231.178 km/h enquanto que na LMS a melhor média foi de 153.240 km/h do Peugeot 908 de Bordais.

Se uma é melhor que a outra vai de cada torcedor. Agora um coisa a LMS é infinitamente melhor do que a F1, na legalidade e honestidade em relação a vitórias e punições. Mesmo equipes com 3 carros no caso da Audi e Peugeot é cada carro por si sem jogos ou conchavos nos boxes. Na F1 não preciso comentar né?

ALMS–Mosport–Opinião e rescaldos

O muro da desforra!

Muitas vezes uma corrida é decidida por uma batida, uma ultrapassagem uma falha mecânica e por ai vai. A foto acima é do acidente que interrompeu a prova faltando menos de 30 minutos para o final. o autor da “obra” é o Porsche da GT3 pilotado por Bryce Miller e Luke Hines. O piloto nada sofreu, mesmo o carro ficando destruindo. O que chama a atenção é o tipo de proteção que existe ao redor da pista e não só a de Mosport em especial. A grande maioria dos circuitos americanos tem uma segurança altamente precária a ponto de por guard-rail fixados em pedaços de madeira. Se comparado com a F1 um circuito desse teria que ser reconstruído do zero para abrigar um evento. Parece que os americanos não ligam muito para suas estruturas mesmo assim deixam ocorrer corridas. Mesmo os carros de hoje sendo seguros, é estranho ver um circuito em um pais que dá bandeira amarela até para o vento com esse tipo de proteção. 

Nova vitória da Porsche

Por conta deste muro a vitória ficou com o Porsche da Cytosport de Romain Dumas e Klaus Graf, que venceram sem serem atrapalhados. Seus principais concorrentes o Acura de David Brabhan e Simon Pagenaud acaba em segundo se valendo da bandeira vermelha senão teriam ganho uma volta do líder.

Os perigosos Lolas tanto da Drayson quanto da Dyson ficaram a quem das expectativas. O carro de Plaul Dryson e Jonny Cocker depois de uma largada dífícil por porte do ‘”Lord” e um rodada não restou nada para Cocker fazer. Terminando em 6º uma posição a frente do Lola Mazda que seria o único a fazer frente ao Porsche e que depois de um pneu furado acabou mesmo em 7º lugar. Em terceiro O Lola B06 de Mowlem e Burgess se manteve inteiro ao contrário do mesmo modelo só que pelas mãos de J. Field que fez um bom começo mas com problemas no cambio acabou abandonando. Torci muito para o carro da família Fiel ganhar esta corrida já que a próxima será uma disputa de outro mundo com Audi e Peugeot

O carro do “planeta” ficou com a vitória na FLM

Na classe FLM a vitória ficou com o #99 de Gunnar Jeannette e Julian, seguido pelo #55 de Scott Tucker e Christophe Bouchut e fechando o pódio o #95 de Scott Tucker e Andy Wallace. Fechando as contas Tucker lidera o campeonato da FLM com 137 pontos, seguido de Gunnar Jeanette com 133 e Elton Julian com 117.

Porsche também ganha entre os GTs

Já na classe GT a grande ausência do final de semana sem dúvida a do brasileiro Jaime Melo que por conta de uma virose e pelo acidente que seu carro sofreu acabou não competindo na etapa. Sendo assim seu principal rival o Porsche da Flying Lizard com Jorg Bermeister e Patrick Long não tiverem dificuldades para vencer a prova. Em segundo a Ferrari #62 que na verdade é a #61 de Toni Vilander e Gianmaria Bruni e fechando o pódio o #92 BMW de Bill Auberlen e Tommy Milner. Com a ausência do brasileiro ficou praticamente impossível ele continuar na luta pelo título deste ano.  

Na GTC só podia dar vitória da Porsche

Na GTC os louros da vitória ficaram com o #88 de Shane Lewis e Jerry Vento, na frente do #54 de Timothy Pappas e Jeroen Bleekemolen e fechando o pódio # 23 de Bill Sweedler e Romeo Kapudija.

A próxima rodada será Petit Le Mans aonde é grande a expectativa de várias equipes europeias por conta da ILMC é esperar para ver.


F1–SPA–Opinião

A F1 pode ser comparada com uma típica receita de bolo da vovó. Para o bolo ou a cuca darem certo é preciso que todos os ingredientes estejam na dose certa para que um não sobressaia o outro. Seja o trigo, o açúcar o fermento e por ai vai. Na corrida de SPA o bolo da F1 deu certo. o Trigo era a pista (pista boa e rara na F1), o fermento os pilotos e o açúcar a chuva que sempre nos dá belas apresentações e faz a moçada trabalhar.

Tivemos uma bela apresentação neste final de semana. Poderia ser uma corrida normal pois SPA sempre nos brinda com ótimos espetáculos, porém com a F1 atual só tem um ou duas pistas boas a expectativa de uma boa corrida foi grande e assim se confirmou. Claro que uma ajuda de São Pedro na atual faze do campeonato é sempre bem vinda e essa molecada nos dá boas doses de trapalhada.

Para começar Vettel mais uma vez prova por A + B que ainda não está maduro o suficiente para ser campeão ou vencedor. Ganhar corridas ele já ganhou mais convencer ainda não. Queria ver Bruno Senna ou o Digrassi com o carro da RBR poderiam não ganhar nada mais com certeza saberiam trabalhar melhor em momentos críticos. O jovem alemãozinho parece que não percebe que ele corre com mais 21 pilotos com o mesmo objetivo. Ganhar.  O toque que teve com Button foi algo primário, frear em uma pista molhada, a quase 300 km/h e virar o volante para a esquerda. Obvio que ele iria rodar e levasse quem tivesse a frente. Se quisesse fazer a manobra teria que ter vindo do lado esquerdo bem antes e fazer a manobra. Ele estava muito mais rápido que Button e naquele momento o Inglês não iria oferecer resistência. A punição de passar pelos boxes é pouca. Lembro que a alguns anos o piloto Scott Speed perdeu sua super licença por ser “ perigoso” demais. Será que isso não se aplica a Vettel? Uma coisa é ser um piloto  arrojado, determinado outra é ser burro. Ele ainda está na segunda opção. 

Hamilton que era igual ao seu concorrente no inicio da carreira sobre aproveitar as adversidades e não soltou mais o primeiro lugar. Pilotou com maestria e em nenhum momento foi ameaçado, nem quando deu aquela escapada no final. Webber chegou perto mais não a ponto de incomodar o ponteiro. Escapada que seu grande amigo Fernando Alonso também deu mais não teve a mesma sorte de sair ileso. Bateu e não completou. Este não foi o final de semana do Espanhol. Faz um treino mal, depois é acertado por Rubinho e por muita sorte não abandona mas no final acaba rodando sozinho. Será algum praga pela vergonheira do GP da Alemanha? Alonso está correndo sob pressão mais pressão do que Massa que apesar das limitações do carro conseguiu um 4º lugar. Fez um treino melhor e mesmo na chuva foi superior ao espanhol.

Webber jogando pelo campeonato e principalmente com o bom braço que tem acabou em segundo seguido sempre de perto pelo bom Kubica. Também gostei do bom desempenho da dupla da Force India Adrian Sutil e Liuzzi que com o ótimo carro que tem repetiram o bom desempenho do ano passado no circuito belga e vão dar mais uma bela apresentação em Monza. Para uma equipe pequena que sempre acabava nos últimas fileiras o desempenho dos últimos anos impressiona. Desempenho que falta para nosso amigo Schumacher que além do histórico negativo no esporte consegue bater em seu colega de equipe Rosberg. Se eu fosse fiscal da FIA já iria punir o Alemão pelo simples fato dele largar em um GP. Agora a gente entende quando Vettel fala que se espelhou em Schumacher para decidir entrar na F1. Só muda a idade pois os mais exemplos de como não dirigir um F1 são iguais.

Mesmo com tantos entreveros apenas 4 carros abandonaram, Alonso, Button Senna e Barrichello que poderia ter se valido da sua experiência na chuva mas acabou acertando Alonso logo no início. A próxima etapa é no templo de Monza que vai ferver com o resultado da punição que a Ferrari não deve ganhar pelas cagadas que aconteceram na Alemanha. Se ela for realmente punida não com 5 posições a menos mais sim com a exclusão de Alonso do campeonato ou algo similar a F1 vai ter uma bela oportunidade de rever anos e anos de jogos de equipe e má administração. Poderá dar um belo exemplo em cima da principal equipe da categoria e que leva mais de 80% dos expectadores a um GP. Se não fizer nada, dar uma multinha ou perda de posições só vai confirmar uma coisa. Que a F1 se perdeu no meio de tanta sujeira e que o dinheiro está a cima do principal que é uma corrida de carros. É esperar para ver.

ILMC–Lista provisória

 

E começaram os trabalhos para a primeira etapa da ILMC e última da LMS. Saiu a lista provisória dos carros participantes da etapa de Silverstone. Para quem pensava que o grid teria o limite de 50 carros até o momento teve uma ponta de frustração. Porém 47 estão confirmados o que não deixa de ser um número expressivo levando em conta que a maioria das equipe vai passar por 3 continentes para participar do torneio por completo.

Na P1 teremos 12 carros participando. Os costumeiros Lolas da Rebellion Racing, a volta de Nigel Mansel com seus filhos no Ginetta. A lista continua com os três Aston Martin, dois pela fábrica e o da Signature Plus. Dos EUA vem a Drayson Racing vencedora da última etapa em Road América e a volta do #20 Ginetta Zytek do Team LNT que sempre tem sua participação confirmada na etapa Inglesa.
Nos modelos a diesel teremos a disputa costumeira entre Audi X Peugeot com dois carros para cada lado e é claro o 908 da equipe Oreca. Vale destacar que será o primeiro embate entre as duas equipes desde a vergonheira e principalmente a soberba que a Peugeot fez nas 24 H deste ano.
Na P2 12 protótipos estão competindo os mesmos que disputam o campeonato regular da LMS. Vale destacar o favoritismo do Acura de Strakka Racing, a participação do brasileiro Tomas Erdos com seus Lola Cupe HPD, os dois carros da OAK Racing e o Ginetta da Quifel ASM Team. Correndo por fora os dois Lolas B09 da Speedy Box.

Na FLM 7 protótipos irão participar os seis regulares do campeonato mais o #44 da DAMS que não participou da última etapa. Na GT1 os dois Saleen da Larbre e Atlas. Vale também a participação do brasileiro Fernando Rees no #50.

Na competitiva GT2 14 carros estão confirmados até o momento sendo 1 a mais do que na etapa húngara. A equipe Porsche Ferbermayr volta a competir com apenas dois carros. Teremos a presença de Jaime Melo e Gianmaria Bruni no AF Corse #96 e a estreia do Lamborguini LP560 pela Equipe Gulf First.

Abaixo a lista completa.

LM P1

* 007 – Aston Martin Racing – Lola Aston Martin – Adrian Fernandez/Harold Primat/Andy Meyrick * 008 – Signature Plus – Lola Aston Martin – Pierre Ragues/Franck Mailleux/Vanina Ickx * 009 – Aston Martin Racing – Lola Aston Martin – Juan Barazi/Sam Hancock * 1 – Team Peugeot Total – Peugeot 908 HDi FAP – Anthony Davidson/Nicolas Minassian * 4 – Team Oreca Matmut – Peugeot 908 HDi FAP – Nicolas Lapierre/Stéphane Sarrazin * 5 – Beechdean Mansell Motorsport – Ginetta-Zytek 09S – Nigel Mansell/Leo Mansell/Greg Mansell * 7 – Audi Sport Team Joest – Audi R15 TDI – Tom Kristensen/Allan McNish * 8 – Audi Sport Team Joest – Audi R15 TDI – Timo Bernhard/Dindo Capello * 11 – Drayson Racing – Lola B10/60 Coupé – Judd – Paul Drayson/Jonny Cocker * 12 – Rebellion Racing – Lola B10/60 Coupé – Rebellion – Nicolas Prost/Neel Jani * 13 – Rebellion Racing – Lola B10/60 Coupé – Rebellion – Andrea Belicchi/Jean-Christophe Boullion * 20 – Team LNT – Ginetta-Zytek 09S – Tony Burgess/Johnny Mowlem/Chris McMurry

LM P2

* 24 – OAK Racing – Pescarolo – Judd – Mathieu Lahaye/Jacques Nicolet * 25 – RML – Lola HPD Coupé – Tommy Erdos/Mike Newton/Ben Collins * 27 – Race Performance – Radical SR9 – Judd – Michel Frey/Chris Buncombe * 29 – Racing Box – Lola B09 Coupé – Judd – Piergiuseppe Perazzini/Marco Cioci/Luca Pirri * 30 – Racing Box – Lola B09 Coupé – Judd – Fabio Babini/Ferdinando Geri/Federico Leo * 31 – RLR msport – MG Lola EX265 – AER – Barry Gates/Rob Garofall/Simon Phillips * 35 – OAK Racing – Pescarolo – Judd – Richard Hein/Guillaume Moreau * 36 – Pegasus Racing – Courage-Oreca LC75 – AER – Julien Schell/Frederic Da Rocha * 39 – KSM – Lola B08/47 – Judd – Jean De Pourtales/Hideki Noda/Jonathan Kennard * 40 – Quifel – ASM Team – Ginetta-Zytek 09S – Miguel Amaral/Olivier Pla * 41 – Team Bruichladdich – Ginetta-Zytek 09S – Karim Ojjeh/Tim Greaves/Thor-Christian Ebbesvik * 42 – Strakka Racing – HPD ARX – 01 – Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane

FLM

* 43 – DAMS – Formula Le Mans – Oreca 09 – Andrea Barlesi/Alessandro Cicognani/Gary Chalandon * 44 – DAMS – Formula Le Mans – Oreca 09 – Jody Firth/Warren Hughes * 45 – Boutsen Energy Racing – Formula le Mans – Oreca 09 – Dominik Kraihamer/Nicolas De Crem/Bernard Delhez * 46 – JMB Racing – Formula Le Mans – Oreca 09 – Peter Kutemann/Maurice Basso/John Hartshorne * 47 – Hope Polevision Racing – Formula Le Mans – Luca Moro/Steve Zacchia/Olivier Lombard * 48 – Hope Polevision Racing – Formula Le Mans – Christophe Pillon/Vincent Capillaire/Nico Verdonck * 49 – Applewood Seven – Formula Le Mans – Oreca 09 – Damien Toulemonde/Mathias Beche

GT1
* 50 – Larbre Competition – Saleen S7-R – Gabriele Gardel/Patrice Goueslard/Fernando Rees * 66 – Atlas FX-Team FS – Saleen S7-R – Carlo Van Dam/Zsolt Baumgartner/James Winslow

GT2
* 75 – Prospeed Competition – Porsche 997 GT3 RSR – Marco Holzer/Richard Westbrook * 76 – IMSA Performance Matmut – Porsche 997 GT3 RSR – Raymond Narac/Patrick Pilet * 77 – Team Felbermayr Proton – Porsche 997 GT3 RSR – Marc Lieb/Richard Lietz * 78 – BMW Team Schnitzer – BMW M3 E92 – Jörg Müller/Dirk Werner * 85 – Spyker Squadron – Spyker C8 Laviolette GT2R – Peter Dumbreck/Tom Coronel * 88 – Team Felbermayr Proton – Porsche 997 GT3 RSR – Martin Ragginger/Christian Ried/Romain Dumas * 89 – Hankook Team Farnbacher – Ferrari F430 GT – Dominik Farnbacher/Allan Simonsen * 90 – CRS Racing – Ferrari F430 GT – Pierre Ehret/Phil Quaife/Pierre Kaffer * 91 – CRS Racing – Ferrari F430 GT – Andrew Kirkaldy/Tim Mullen * 92 – JMW Motorsport – Aston Martin V8 Vantage – Robert Bell/Darren Turner * 94 – AF Corse – Ferrari F430 GT – Luis Perez Companc/Matias Russo * 95 – AF Corse – Ferrari F430 GT – Giancarlo Fisichella/Toni Vilander/Jean Alesi * 96 – AF Corse – Ferrari F430 GT – Gianmaria Bruni/Jaime Melo * 99 – Gulf Team First – Lamborghini LP560 – Fabien Giroix/Roald Goethe

ALMS–Pilotos do Porsche Hibrido em Petit Le Mans

Assim como a companheira do grupo WV Audi a Porsche divulgou o trio que irá conduzir o Porsche Hibrido em Road Atlanta. Timo Bernhard, Romain Dumas e Mike Rockenfeller vão fazer de tudo para completar a prova visto que mesmo que o Porsche ganhe não valerá pontos pois o tipo de motor ainda não é homologado pela ACO.

O Carro estreou com sucesso nas 24 Horas de Nurburgring e estava liderando a corrida até ter problemas na 23º hora e abandonar a prova. O modelo carrega um motor de 480 cv movido a gasolina e dois elétricos no eixo dianteiro. Timo Bernhard ressalta o nível técnico elevado que a GT2 tem na ALMS “No entanto, estou muito interessado em ver como podemos comparar com GT2, em nenhum lugar a competição GT é mais dura do que aqui, em nos EUA”

ILMC–Audi divulga pilotos

A Audi anunciou os pilotos que irão disputar a ILMC em Silverstone e que também será a última etapa da LMS em 2010. A equipe terá dois protótipos, o primeiro comandado por Allan McNish e Tom Kristensen. A mesma dupla irá participar das etapas de Petit Le Mans e também Zhuhai.
Dindo Capello irá dividir os trabalhos com Timo Bernhard na Europa, Kristensen e McNish nos EUA e Romain Dumas na China. O outro protótipo será controlado por Marcel Fassler, André Lotter e Benoit Treluyer. Para 2011 a competição terá 7 etapas incluindo as 24 H.

O diretor esportivo Dr. Wolfgang Ullrich acrescentou “Dada a nova regulamentação da ACO, que entrará em vigor em 2011, que combina design leve, com recuperação e confiabilidade mecânica,  vai se tornar ainda mais importante do que nos últimos anos. Todos estes pontos estão também entre os temas em que os nossos colegas da série estão envolvidos. A Audi é conhecida por seus modelos eficientes e pode demonstrar isso na pista durante as corridas. “

ALMS–Lista de inscritos para a etapa de Mosport

Promessa de mais emoção

E já saiu a lista para a próxima etapa da ALMS. Ao todo 32 carros irão disputar a etapa canadense do certame no sinuoso circuito de Mosport. Na classe principal não temos mudanças se comparado com os ultimo grid em Road América. O Acura da Highcroft, Os Lolas da Dyson, Drayson. Os antigos Lolas B06 da Intersport e Autocon e o Porsche da Cytosport.

Já nos GT a prova marca a volta do Porsche da equipe Falken com os pilotos Bryan Sellers e Wolf Henzler. Tanto o grid da LMPC e GTC permanece o mesmo que competiu em Road América.
A lista completa você pode ver 

ALMS–Calendário para 2011

A ALMS divulgou ontem o calendário provisório para o campeonato de 2011. Ainda com datas a definir a disputa irã se manter nos mesmo circuitos deste ano… por enquanto. Segundo Scott Atherton o calendário terá dois novos circuitos e uma prova a mais se comparada com 2010.

Para deixar os leitores antenados nos diferentes tipos de circuito, o BONGASAT BLOGGER irá por um vídeo onboard de cada pista confirmada até o momento. Bom passeio.

* 09 a 10 de Fevereiro – Testes de Inverno em Sebring

* 19 de Março – 12 Horas de Sebring



* 16 de Abril – Long Beach


* 03 de Julho –  circuito a confirmar

* 09 de Julho – Lime Rock


* 31 de Julho – Mosport

* 06 de Agosto – Mid Ohio



* 21 de Agosto – Road America


* 03 de Setembro – Circuito a designar

* 17 de Setembro – Laguna Seca

* 17 de Setembro – Petit Le Mans em Road Atlanta

LMS–1000km Hungaroring

Os dois primeiros colocados da… P2!!!

Corridas de automóvel tem aquela máxima que vale para toda categoria, classe ou tipo de competição aonde os objetos são movidos por combustível… O mais rápido sempre vence o mais lento. 98% dos casos são resolvidos assim, dois carros se alinham ou mais e o mais rápido vence.
Na LMS isso fica mais evidente pois a classe dominante é a P1 com seus protótipos movidos a diesel e equipes com orçamentos milionários. Pois bem na prova de ontem da LMS ocorreu o oposto. Os protótipos da P2 ficaram com os seis primeiros lugares no geral!!!. Sorte? Não.
As características dos carros que são mais leves, somado ao tráfego e aos poucos P1 participantes e a pista travada possibilitaram isso. Com 37 carros e muita disputa o primeiro lugar ficou com o Acura #42 da Strakka Racing pilotado por Danny Watts, Nick Leventis e Jonny Kane. Em segundo os portugueses da Quifel Asm Team Miguel Amaral e Olivier Pla. Fechando o pódio o PEscarolo da OAK Racing de Matthieu Lahaye e Jacques Nicolet.  O brasileiro Tomas Erdos acabou em quarto com seus Lola HPD.
Mesmo com a vitória do Acura o líder do campeonato entre os P2 é o Lola da RML com 65 pontos seguido pelo #42 com 52 e OAK Racing #24 com 47. Mais um bom resultado da RML em Silverstone já garante o título.
 

Ginetta da família Mansel

 
O primeiro P1 a chegar foi o Ginetta da família Mansel a 7 voltas do líder, assim com o #12 Lola da Rebellion que chegou a 13 voltas do líder. O Aston da Signature plus terminou em 23º e o Peugeot favorito da Oreca em um melancólico 31º depois de problemas no cambio. Lembrando que o #5 não corria desde as 24H de Le Mans, foi um belo retorno. Mesmo não pontuando o Team Oreca Matmut é o líder do certame entre os P1 com 49 pontos, seguido pelo Aston Martin da Signature com 47. O Audi #7 ainda tem chances com 44 pontos isto de vencer e torcer para um quebra do Peugeot em Silverstone.

Larbre Competition vence na GT1

 
Na GT1 com apenas 2 Saleen a vitória ficou com #50 da Larbre Competition com o brasileiro Fernando Rees dividindo o carro com Gabriele Gardel e Patrice Goueslard. O outro Saleen da Atlas FX não completou a prova.  Assim o título já é do #50 que tem 79 pontos contra 25 da Atlas.
 

Porsche roubando pontos preciosos da AF Corse de Jaime Melo

Na GT2 a eterna disputa entre Ferrari e Porsche culminou com a vitória do #77 da Ferbermayr Proton com Marc Lieb e Richard Lietz. Em segundo a Ferrari #91 da CRS Racing com Andrew Kirkaldy e Tim Mullen, e em terceiro outro Porsche o #76 da IMSA Matmut com Patrick Pilet e Raymond Narac. A Ferrari das estrelas da AF corse com Fisichella e Alesi terminou em 4º. Aqui o Porsche #77 leva vantagem de 78 contra 63 da Ferrari #95 de Alesi e companhia. Em terceiro fica outro Porsche da Felbermayr com 51 pontos

Na FLM o #43 já garantiu o título.

 
Na FLM a vitória ficou com o #43 do time DAMS com Andrea Barlesi, Alessandro Gouslard e Gary Chalandon, em segundo ficou o #46 da JMB Racing e em terceiro o #47 Hope Polevision Racing. A próxima etapa será em Silverstone que também valerá como a primeira etapa da Copa Le Mans. Para este evento é esperando um número maior de protótipos principalmente os times de fábrica como Peugeot e Audi. Abaixo a classificação.

Final Race.
 

ALMS–Road América–Opinião e rescaldos

O Trabalho duro sempre dá resultados

A etapa de Road América da ALMS que aconteceu na tarde de hoje revelou o por que uma categoria que estava a beira da extinção nos EUA hoje é uma das preferidas do público e dos fabricantes. A adversidade muitas vezes supera o favoritismo e nos brinda com belos espetáculos como o de hoje.

Finalmente a vitória

A vitória do “Lord” Drayson e se deu principalmente pelo talento e braço do segundo piloto ou o piloto de verdade da equipe Jonny Cocker. Mesmo largando na pole o #8 perdeu várias posições logo no inicio e viu o Lola B06 #12 da Autocon Motorsports abrir larga vantagem até parar com problemas no freio. Destino igualmente triste teve o também Lola B06 de Jon Field que também abandonou por problemas mecânicos. Sobraram o Porsche  recém construído da Cytosports o vencedor da última etapa o Lola da Dyson Racing e o sempre favorito Acura da Highcroft. Estes três últimos se alternando na liderança da prova até que depois de uma série de bandeiras amarelas e táticas diversas o Lola #8 abre mais de 30 segundos de vantagem para o resto do pelotão e faltando menos de meia hora para o término da corrida teve que parar para o reabastecimento. A demora no pit foi uma tática ousada já que com mais combustível ele poderia usar uma mistura visando o desempenho enquanto os outros competidores já vinham administrando seus resultados.

Porsche também merecia a vitória

Depois do pit Cocker sai em segundo mas por um erro em uma das curvas acaba caindo para quarto. Neste momento o Porsche liderava seguido do Acura e do Lola Mazda. Com um ritmo frenético volta a volta Cocker foi chegando no trio e começando as ultrapassagens e na última curva da última volta realizada a ultrapassagem no Porsche que com pouco combustível estava se arrastando na pista. A primeira vitória da equipe que começou com um Jaguar em 2008 na GT2 e a dois anos corre com um protótipo na classe mãe. A vitória do carro verde assim como a o triunfo da equipe Dyson em Mid Ohio mostram que as equipes com equipamento Lola estão com uma grande vantagem sobre os competentes Acura e Porsche.

Mérito também da equipe Cytosport que depois do grave acidente nos treinos de Mid Ohio reconstruiu o carro e teria ganho a prova se não tivesse pouco combustível. Dois 4 primeiros que completaram a prova o mais fraco que se valeu mais da habilidade dos pilotos do que de um equipamento competitivo foi o Acura. Faltando duas etapas para o término do campeonato e com a escalada dos Lola a luta entre o time da tequila e o Porsche vai ser acirrada.
#99 o “menos” ruim entre os FLM

Entre os protótipos da fórmula Le Mans a vitória ficou com o Green Earth pilotado por Gunnar Jeannette e ELton Julian seguidos pelo #52 de Luiz Dias e Ricardo Gonzalez. Fechando o podium o #95 Scott Tucker e Andy Wallace. De seis protótipos que largaram apenas apenas três terminaram, mostrando que nem sempre basta ter dinheiro para comprar um carro e por na pista, basta saber guia lo também.

BMW mostrando força neste final de campeonato.

Na GT a disputa foi acirrada e deu a primeira vitória para o BMW #90 de Dirk Muller e Joey Hand que se mostrou superior assim como o #92 que liderava a classe mais se acidentou no começo da prova. Em segundo se valendo de acidentes e mais do talento dos pilotos do que necessariamente de um carro competitivo chegou o Porsche #45 de Jorg Bergmeister e Patrick Long e fechando o pódio o Corvette #4 de Olivier Beretta e Olivier Gavin. A Ferrari de Jaime Melo terminou em sexto entre os GTs, chegou a liderar até o momento que Gianmaria Bruni pegou o volante e a queda de rendimento foi grande. Nessas horas o dono da equipe gostaria de fazer um clone de Jaime Melo. Com o avanço dos BMW Melo precisa de muita sorte se quiser conquistar mais este título para a Risi. Seus companheiros de equipe Mika Salo e Pierre Kaffer que também chegaram a liderar a prova acabaram em sétimo sem mostrar competitividade no final da prova.

Porsche vencedor na GT3
Entre os Porsches da GT3 a vitória ficou com o #54 Timothy Pappas e Jeroen Bleekemolen. A próxima etapa será no sinuoso traçado de Mosport no Canadá já no próximo final de semana. Até lá.