Vanwall anuncia retorno aos Hypercars na Asian Le Mans Series com protótipo atualizado

A Vanwall confirmou nesta quinta-feira, 11, a intenção de retornar às competições de Hypercars na temporada 2026-27 da Asian Le Mans Series, utilizando uma versão atualizada do Vanwall 680 Hypercar.

(Foto: Divulgação) e pela SRO, que estreia a categoria Hypercar na próxima edição.

O protótipo não híbrido, baseado no regulamento LMH, disputou apenas uma temporada e enfrentou problemas de potência. Esses contratempos foram solucionados após a troca do fornecedor de motor. Segundo Kolles, o time identificou pontos críticos durante a participação no WEC e implementou ajustes técnicos para elevar a competitividade do carro.

Além disso, a Vanwall revisou completamente a arquitetura do conjunto motopropulsor. O motor Gibson V8 de 4,5 litros deu lugar ao V8 biturbo de 3,5 litros da Pipo Moteurs, o mesmo utilizado pelo Glickenhaus 007 LMH. A atualização inclui melhorias no ambiente de admissão de ar, otimização do fluxo de ar, desempenho do radiador e do intercooler, além de ajustes na eficiência dos gases de escape para acompanhar o ganho de potência.

Um possível retorno da Vanwall ao WEC?

Kolles também considera possível um retorno ao WEC em 2027, com o programa asiático funcionando como plataforma de desenvolvimento para o carro revisado. As conversas com o WEC e a ACO são produtivas, embora a participação não está confirmada.

A Vanwall torna-se a segunda equipe a demonstrar publicamente interesse em integrar a nova classe Hypercar da Asian Le Mans Series. Por fim, no mês anterior, a BBM Sport revelou ao Sportscar365 o plano de competir com até dois Peugeot 9X8 sem asa no campeonato.