A edição de 2015 do European Le Mans Series começa nos dias 26 e 27 de Março com os testes oficiais em Paul Ricard na França. A categoria que chegou a grids com menos de 10 carros nos últimos anos ressurgiu com força total nos últimos dois anos.
Este ano serão 4 categorias distintas, LMP2, LMP3, GTE e GTC. Ao contrário do Mundial de Endurance aonde os carros da classe GTE são divididos em amadores e profissionais, no certame Europeu todos correm na mesma classe. Abaixo uma pequena descrição.
LMP2: Classe principal no ELMS, a LMP2 está um degrau abaixo da LMP1, e é exclusiva para equipes de clientes, não sendo aceito montadoras. Seu intuito na “ideologia” da ACO é ser um degrau para pilotos e equipes aprenderem sobre um protótipo e servir de preparação para uma futura inclusão na classe LMP1.
Os LMP2 têm características semelhantes a seus irmãos maiores, tanto na construção do chassi que é de fibra de carbono e dimensões. Os carros têm seus custos tabelados e não podem exceder 370 mil Euros para modelos abertos, 450 mil para modelos fechados. Cada motor não pode custar mais de 80.350 mil Euros.
Para a edição de 2015 três fabricantes de motores já confirmaram a participação (Nissan, Honda e Judd) e chassis (Oreca, Morgan, Zytek/Gibson, BR e Ligier). As placas de identificação, e os números serão da cor azul.
LMGTE: Os “Gran Turismo” são um dos destaques de qualquer corrida. Carros dos sonhos como Porsche, Ferrari e Aston Martin disputam na classe GTE. Para um fabricante desenvolver um modelo com estas especificações deve obedecer algumas regras.
O carro deve ser baseado em um modelo e produção, (25 para um pequeno fabricante e 300 para grandes indústrias). A versão de corrida deve manter o mesmo desenho do modelo de rua no qual é derivado. O motor deve manter sua posição original, no entanto pode sofrer alterações caso o fabricante “monte” 2500 exemplares em um período consecutivo de 12 meses.
Os pilotos desta categoria se enquadram na GTE-AM do Mundial de Endurance. Porém o carro é o mesmo da classe GTE-PRO e ter pelo menos 1 ano de idade. A cor de identificação é a laranja.
GTC: Os modelos com especificação FIA GT3 estão entre os carros mais comercializados para quem começa no universo das corridas, por conta do seu custo menor em relação ao GTE e maior diversidade de modelos.
Para competir na classe os carros devem estar homologados com os regulamentos que regem a classe GT3 desde 2013. O carro se assemelha mais com os modelos de produção do que seus irmãos da classe GTE. O carro não pode ser desenvolvido pelo fabricante durante a temporada e seus custos são limitados.
Qualquer modificação é analisada pela FIA e qualquer ajuste deve ser homologado pela FIA. No caso dos GTE as modificações recebem a chancela da ACO. A cor de identificação é a preta.
LMP3: É a maior novidade da temporada. Os modelos LMP3 substituem os antigos LMPC e completam a pirâmide evolutiva do Endurance. São indicados para as equipes e pilotos que estão iniciando em protótipos e almejam competir com os LMP1 e LMP2.
O carro foi feito para ser barato, porém um dos mais seguros e tecnologicamente evoluídos. Cada modelo não pode custar mais de 195 mil Euros, preço que inclui motor. São necessariamente fechados e a motorização não pode passar dos 420 CV. O propulsor é exclusivamente desenvolvido pela Nissan e será idêntico para todos os fabricantes. Cada motor será fornecido pela ORECA que será a responsável pela manutenção e montagem. A cor de identificação é a Roxa.
Pontuação.
Cada categoria tem sua própria pontuação independentemente da posição de pista.
1º lugar – 25 pontos.
2º lugar – 18 pontos.
3º lugar – 15 pontos.
4º lugar – 12 pontos.
5º lugar – 10 pontos.
6º lugar – 8 pontos.
7º lugar – 6 pontos.
8º lugar – 4 pontos.
9º lugar – 2 pontos.
10º lugar – 1 ponto.
Meio ponto (0,5) será dado a cada carro que não chegar entre os 10 primeiros. A pole também rende um ponto para cada classe.
Títulos e troféus e convites para as 24 horas de Le Mans.
Será dado um Troféu e o respectivo título a equipe e piloto(s) vencedores das classes LMP2, GTE, GTC e LMP3. Além da conquista de cada classe as equipes irão receber convites para as 24 horas de Le Mans em 2016.
1º colocado na classe LMP2.
1º e 2º colocado na classe GTE.
1º colocado na classe GTC será convidado a participar das 24 horas com um carro na classe GTE-AM.
1º colocado na classe LMP3 será convidado a participar das 24 horas com um LMP na classe LMP2.
É imperativo que cada classe tenha mais de 3 carros inscritos e que eles tenham participado de todo o campeonato para validar seus convites.
Equipes inscritas para os testes oficiais em Paul Ricard.