TotalEnergies fornecerá combustível 100% sintético ao Asian Le Mans Series

A Asian Le Mans Series anunciou nesta quinta-feira, 15, uma parceria com a TotalEnergies para o uso do mesmo combustível sustentável que os outros campeonatos ACO utilizam.

Sendo assim,  com todos os competidores usarão o TotalEnergies Excellium Racing 100 produzido a partir de resíduos e resíduos de biomassa a partir da temporada 2024/25, que começará em Dezembro no circuito de Sepang. 

Esta parceria faz parte da estratégia da ACO intitulada “Corrida para 2030”, cujo objetivo é reduzir as suas emissões de carbono em 30% e desenvolver um programa de compensação de carbono.

Para a próxima temporada, a Asian Le Mans Series utilizará o mesmo combustível de corrida que o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a European Le Mans Series, a Michelin Le Mans Cup e a das 24 Horas de Le Mans.

Os detalhes do TotalEnergies Excellium Racing 100

(Foto: TotalEnergies)

Aliás, o TotalEnergies Excellium Racing 100 é um combustível de corrida produzido principalmente a partir de resíduos e resíduos de vinho (borras e bagaço de uva). Ele atende a todas as demandas de fabricantes de automóveis. Além da da Diretiva Europeia de Energia Renovável (RED).

Assim, reduz as emissões de CO₂ em pelo menos 65% ao longo do seu ciclo de vida. Certificado como 100% sustentável, este combustível foi introduzido pela primeira vez no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em março de 2022. Na corrida de 1.000 Milhas de Sebring (EUA) e foi utilizado em todo o grid de largada. O FIA WEC e a European Le Mans Series foram pioneiros na utilização deste tipo de combustível.

“A TotalEnergies está ao nosso lado desde 2018. Tornando-nos pioneiros na chegada de um combustível totalmente sustentável. E permitindo-nos reduzir consideravelmente a nossa pegada de carbono durante as nossas corridas. Este acordo incluirá a Asian Le Mans Series. Que se junta aos outros campeonatos organizados pela LMEM: o FIA WEC, a European Le Mans Series e a Michelin Le Mans Cup. Eles funcionam como laboratórios ao ar livre”, disse Frédéric Lequien, CEO da LMEM. 

Por fim, toda a temporada do Asian Le Mans Series terá a transmissão pelo canal oficial da categoria no YouTube.