A equipe TDS Racing venceu a última etapa do ELMS na manhã desde Domingo (18) no circuito de Estoril em Portugal. Os pilotos Pierre Thiriet, Ludovic Badey e Nicolas Lapierre souberam administrar a forte concorrência da prova e as fortes equipes Greaves Motorsports e JOTA Sport e completou as 4 horas de prova com exatas 137 voltas.
O segundo lugar da Greaves Motorsports foi suficiente para o trio formado por Gary Hirsch Bjorg Wirdheim e Jon Lancaster conquistar o título do ELMS em 2015.
Nicolas Lapierre o Oreca #46 da TDS Racing a vitória com pouco mais de 1 minuto em cima do Giboson #41 de Jon Lancaster. A prova foi marcada por intempéries climáticas com chuva e sol durante as 4 horas de corrida.
O título da Greaves foi complicado, já que o Gibson 015S teve que largar na últimas posições por conta de uma infração durante o treino classificatório. A chuva que chegou durante a segunda hora de prova acabou beneficiando a equipe.
A JOTA Sport que liderou as primeiras horas acabou ficando para trás. Filipe Albuquerque que começou no Gibson #38 e abriu uma confortável vantagem, vou todo seu trabalho ir por terra quando Simon Dolan rodou e perdeu duas voltas para os líderes da prova.
“Como se não bastasse ainda perdemos cerca de 45 segundos na boxe quando o ‘starter’ decidiu não cooperar. Não podia estar mais desiludido. Apesar de ter consciência que ao longo do ano, e nesta corrida em particular, tudo foi feito de forma eximia, também sei que o resultado final, depende não só do meu trabalho mas também do trabalho dos meus colegas e da equipe”, explicou Albuquerque, que correu em casa e queria dedicar seu título aos conterrâneos.
Em termos de Campeonato, Albuquerque passou de primeiro para terceiro: “A sorte não esteve conosco. É muito frustrante perder por duas vezes o Campeonato na minha corrida em casa. Têm sido dois anos difíceis, não só no ELMS mas também nas 24h de Le Mans. Faço tudo bem mas outros fatores acabam por anular todo o trabalho. Mas também sei que chega a uma altura em que tudo muda e espero que seja daqui em diante. Já tive a minha dose de frustração. Temos que seguir em frente e sobretudo, continuar a trabalhar”, concluiu o piloto português.
A escalada do #41 além dos problemas de largar atrás, também enfrentou um stop & go quando Lancaster estava ao volante por conta de um erro nos pits. O resultado acabou com as chances de vítória a pouco mais de 20 minutos do fim da prova.
Em terceiro lugar ficou o BR01 da equipe AF Racing dos pilotos Mikhail Aleshin, Kirill Ladygin e Anton Ladygin, que também lideram a prova, provando o bom momento do chassi Russo.
Na classe GTE a vitória coube ao BMW #52 da equipe Marc VDS que fez sua última prova como equipe após o anuncio do fechando da parte automotiva. Jesse Krohn superou o Aston Martin #99 que marcou a estreia de Alex MacDowall na ELMS.
O Porsche #86, da equipe Gulf UK Porsche 911 RSR completou o pódio em terceiro na classe. Os vencedores da temporada 2015 na classe foram Johnny Laursen, Mikkel Mac e Andrea Rizzoli com a Ferrari #60 da equipe Formula Racing.
Na classe LMP3 a vitória ficou com o Ginetta #2 do Team LNT dos pilotos Michael Simpson e Gaetan Pelatou, foi seguido pelos estreantes da equipe Graff com o Ligier JS P3 #9 de Eric Trouiller, Gary Findlay e Thomas Accary. Fechando o pódio da classe o #3 da equipe Team LNT dos campeões Chris Hoy e Charlie Robertson.
Entre os GTC a vitória ficou com a Ferrari #63 da AF Corse, de Giorgio Roda, Llya Melnikov e Marco Cioci. Em segundo na classe e conquistando o título o BMW #59 da equipe TDS Racing de Franck Perera, Dino Lunardi e Eric Derment. Fechando o pódio a Ferrari #64 da AF Corse dos pilotos Mads Rasmussen, Felipe Barreriors e Francisco Guedes.