A segunda etapa do European Le Mans Series acontece no dia 14 de maio no circuito de Monza na Itália. Ao todo 36 carros estão confirmados para o certame. A prova é a última antes das 24 horas de Le Mans que acontece em junho. Vários pilotos e equipes vão utilizar a prova como campo de provas, assim como as 6 horas de SPA para as equipes que participam do WEC.
Na classe LMP2, 14 carros estarão na pista. Os vencedores da abertura do ELMS em Silverstone, a United Autosports deve encarar novamente a forte pressão da equipe G-Drive que perdeu nas últimas voltas o primeiro lugar no circuito inglês. Rubens Barrichello que está confirmado no Dallara #29 da equipe Racing Team Nederland para disputar as 24 horas de Le Mans, não aparece na relação de pilotos da equipe.
Os protótipos LMP3 novamente serão a maior classe do grid. Com 14 inscritos, o grid será dominado por protótipos Ligier JS P3. Sete carros são esperados na classe GTE. A novidade fica pela adição do Corvette C7.R da equipe Larbre Competition, que volta a ser pilotado pelo brasileiro Fernando Rees.