O diretor de operações da Renault Carlos Tavares revelou que a montadora está “aberta” a usar o novo motor V6 feito para a F1 em protótipos. O novo motor um V6 turbo 1.6 litros poderia ser facilmente adaptado aos LMP caso alguma equipe cliente quisesse.
A Renault está ligada ao endurance por meio da Nissan e mais recentemente de sua marca Alpine que compete este ano no WEC. Quando questionado sobre como seria esta parceria com fornecimento de motores ou um LMP completo Carlos é enfático.
“Nós certamente não vamos construir um LMP1, o que não é consistente com o espírito de Alpine. A Alpine sempre foi uma espécie de David contra Golias. A única coisa que vamos estudar na LMP1 seria o fornecendo de uma variação do nosso motor de F1 para as equipes. Com as restrições na F1,de motores que aguentem maior quilometragem não seria difícil adaptar ele para Le Mans. “
Carlos também comentou do acordo entre Alpine e Caterham (que estreou este ano em Le Mans sob um protótipo da Zytek e que planeja construir seus próprios) na construção de carros GT e de estrada a partir de 2016 quando as regras de modelos GT deve sofrer alterações. “A joint venture será focada em engenharia e fabricação e vai vender os carros para as empresas-mãe para distribuição. Se Alpine e Caterham querem competir em um mesmo campeonato isso não me incomoda. Haverá diferenças significativas entre os dois carros.”