Como era o endurance em 2009? Depois de uma verdadeira batalha entre Audi e Peugeot em 2008, disputando o ELMS, o cenário no ano seguinte foi mais comedido. Os dois fabricantes decidiram competir apenas nas 24 Horas de Le Mans, deixando os campeonatos regionais, ALMS e LMS, em segundo plano.
Foi um campo fértil para a Aston Martin e seu LMP1, dominar a temporada. Mesmo com dois Audi R10 administrados pela ByKolles, nada poderia impedir o fabricante britânico de ganhar o campeonato daquele ano.
Neste final de semana o ELMS volta ao circuito espanhol da Catalunya, 10 anos depois. Pilotos e equipes que competiram em 2009, ainda estão na ativa. Na edição de 2009, 43 carros estavam inscritos, contra 40 em 2019
Dez dos pilotos que participaram da corrida de 2009, estarão neste final de semana na Espanha. Roman Rusinov, o atual campeão da classe LMP2, venceu a categoria LMGT1 há dez anos por duas voltas no Lamborghini do IPB Spartek Racing #55 ao lado do companheiro de equipe Peter Kox.
Em 2009, a categoria LMP2 foi vencida pela Racing Box Lola Judd pilotada pelo atual piloto da LMGTE, Andrea Piccini. O piloto italiano está competindo nesta temporada na Ferrari Kessel Racing 488 GTE. Piccini terminou em primeiro lugar ao lado dos colegas italianos Matteo Bobbi e Thomas Biagi, apenas 46 segundos à frente do segundo colocado, com Giacomo, irmão de Andrea, terminando em terceiro, o campeão da Le Mans Cup, com a bandeira quadriculada a seis voltas do carro.
Olivier Pla foi o segundo da classe LMP2 ao volante do Quifel ASM Team, com um Ginetta Zytek ao lado de Miguel Amaral. Para as 4 Horas de Barcelona, Olivier Pla estará ao volante do Oreca #25 da Algarve Pro Racing.
Bruno Senna terminou em terceiro na geral com o Oreca do Team Oreca Matmut ao lado de Stephane Ortelli, três voltas atrás do carro vencedor, o 007 Aston Martin #007 de Jan Charouz, Tomas Enge e Stephan Mücke. Bruno Senna estará com o Oreca #43 da RLR MSport.
Outros pilotos que participaram na corrida de 2009 incluem o vencedor das 24 Horas de Le Mans na classe LMP2, Nico Lapierre , que correu ao lado de Olivier Panis no LMP1 do Team Oreca Matmut. A dupla francesa completou somente 108 voltas e não foi classificada. Lapierre está competindo no #37 da Cool Racing Oreca e Panis estará no comando da sua equipe, a Panis Barthez como dono da equipe.
Pierre Ragues e Tristen Gommendy foram os dois corredores em 2009, Ragues terminando em 4º lugar no Oreca LMP1 da Signature Plus, enquanto Gommendy terminou em 9º na categoria LMP2. Pierre Ragues estará no #30 da Duqueine Engineering, enquanto Tristen Gommendy competirá no #39 da Graff Racing.
Dois dos pilotos que competiram na categoria LMP3 nas 4 Horas de Barcelona também estavam competindo na Espanha há dez anos. Tommy Erdos, não se classificou há dez anos quando seu LMP2 completou apenas 82 voltas. Já Matthieu Lahaye teve melhor sorte e terminou em 5º na categoria LMP2 no Pescarolo Mazda. Erdos competirá no Ligier da equipe Autosports, enquanto Lahaye estará em busca de sua segunda vitória da temporada no #17 da equipe Ultimate.
Christian Ried é o décimo piloto que competiu nos 1000 km de 2009, o piloto alemão terminou em 7º com o Porsche #88 da Team Felbermayr Proton. Este ano, Ried ainda está atrás do volante de um Porsche da Proton, desta vez o Dempsey-Proton Racing #77, no qual venceu em Monza, ao lado de Matteo Cairoli e Riccardo Pera.