A primeira das cinco etapas do European Le Mans Series que acontece no circuito de Silverstone, contará com 35 carros que irão disputar as 4 horas de prova.
A classe LMP2 contará com 10 equipes oriundas de 9 nações e 5 construtores diferentes. Os britânicos da JOTA Sport venceram em Le Mans no ano passado na classe LMP2 e conquistaram o vice campeonato na ELMS, após terem perdido para os franceses da Signatech Alpine a possibilidade de conquistar o título. Simon Dolan e Filipe Albuquerque estarão no volante do Zytek que para esta temporada adotou o nome do construtor, Gibson. Um segundo Gibson 015S Nissan será confirmado pela Greaves Motorsport com um dos pilotos a ser Johnny Mowlem, o campeão da classe LMGTE em 2013.
Dois Ligier JS P2 também estão confirmados, um inscrito pela equipe portuguesa Algarve Pro Racing que apresentará um modelo equipado com o V8 da Nissan. Já os americanos da Khron Racing escolheram um V8 da Judd para o seu Ligier.
A SMP Racing, equipe campeã das classes LMGTE e GTC em 2014, irá competir com o inédito BR01, modelo desenvolvido pela equipe que vai levar os #27 e #37, sendo que o segundo será entregue a uma equipe de pilotos 100% Russa. A equipa alemã Pegasus Racing será a única a disputar o certame com um Morgan Nissan.
O resto do grid será constituído por equipes utilizando o chassi Oreca, como os campeões de 2012, Thiriet by
TDS Racing a optarem pelo novo modelo 05 com carroçaria fechada. Já a Murphy Prototypes, a Ibanez Racing e Eurasia Motorsport continuam com os mdelos 03R abertos, equipados com motores Nissan V8.
A nova classe LMP3, é a grande novidade do grid. Irá contar com sete dos novos Ginetta‐Nissan. O Team LNT irá inscrever dois carros, sendo que o Ginetta com o número #3 contará com a presença de Sir Chris Hoy, atleta olímpico de ciclismo. Hoy partilhara o carro com Charlie Robertson, um jovem britânico de 17 anos vencedor do troféu Michelin. As outras equipes irão correr sob a bandeira britânicas – Universidade de Bolton, Lanan Racing e Rollcentre Racing,completam a lista, ao lado dos italianos da Cetilar Villorba Corse e dos espanhóis da SVK Speed Factory.
A classe LMGTE apresenta nove carros, com a Ferrari, BMW e Porsche como construtores. Andy Priaulx, tricampeão mundial de carros de Turismo (WTCC) irá correr sob as cores do BMW Team Marc VDS num BMW Z4 GTE, único representante da marca bávara nos LMGTE. O Porsche 911 GT3 RSR da equipe britânica Gulf Racing UK de Michael Wainwright, Adam Carroll e James Winslow. Com o novo modelo 911 está a Proton Competition, equipa que compete regularmente no WEC.
No ano passado, o britânico Duncan Cameron e o irlandês Matt Griffin quase conquistaram o título da classe LMGTE, agora, como vice‐campeões, regressam para tentar mais uma vez o troféu da classe ao título, sempre ao volante do Ferrari F458 Italia inscrito pela AF Corse. Serão acompanhados por outros cinco Ferrari F458, pertencentes aos austríacos da AT Racing, aos dinamarqueses da Formula Racing e aos britânicos da JMW Motorsport.
A classe GTC, cujos modelos se encontram de acordo com a homologação GT3 da FIA, tem sete carros inscritos para Silverstone, incluindo um Lamborghini Gallardo LM560 GT3 da equipe britânica Gulf Racing UK.A equipa TDS Racing, conhecida pelos bons resultados na classe LMP2, irá marcar presença entre os GTC com um BMW Z4 GT3 entregue a três pilotos franceses.
Os campeões GTC de 2014, SMP Racing, irão defender o título com um único Ferrari F458 Italia GT3, enquanto a AF Corse irá alinhar outras três Ferrari. Os dinamarqueses da Massive Motorsport irão alinhar um único Aston Martin Vantage. Ao volante estará uma equipa de pilotos totalmente dinamarquesa, incluindo Kristian Poulsen, o campeão do mundo de LMGTE Am.
De acordo com Gérard Neveau, CEO do European Le Mans Series: “A temporada 2014 foi muito interessante para o ELMS, com um vencedor diferente em cada corrida e todos os títulos a serem decididos na última prova, em Portugal. Um grid com 35 apresenta algumas das melhores equipes e pilotos do universo das corridas de endurance e tem todo o potencial para nos oferecer ainda mais entretenimento e animação que no ano passado. Temos a certeza que todos os aficionados britânicos, irão apreciar a primeira das cinco jornadas que irão decidir quem será coroado como campeões do ELMS” Finalizou.
Os trabalhos começam na Sexta‐Feira, dia 10 de Abril, com duas sessões de treinos livres. A primeira sessão de 60 minutos, seguida por uma de 90 minutos. No sábado, dia 11 de Abril, a classificação e a prova, já que o WEC será realizado no Domingo.