O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, Portugal, será o palco de um dos finais de semana mais aguardados do automobilismo europeu. De 16 a 18 de outubro de 2025, a pista portuguesa recebe as decisões da European Le Mans Series (ELMS) e da Michelin Le Mans Cup (MLMC), reunindo 87 carros de 60 equipes e mais de 200 pilotos representando mais de 40 países. As listas de inscritos foram divulgadasa nesta quarta-feira, 08.
Lista ELMS
Além dos títulos, estão em jogo convites automáticos para as 24 Horas de Le Mans de 2026, aumentando a tensão e a competitividade nas duas competições.
European Le Mans Series: 4 Horas de Portimão decidem campeões e vagas em Le Mans
O clímax da temporada 2025 da ELMS contará com 44 carros, 129 pilotos e 31 equipes de 27 nações, prometendo um espetáculo para coroar os campeões nas classes LMP2, LMP2 Pro/Am e LMGT3. O grid português terá a presença de quatro pilotos locais e da equipe Algarve Pro Racing, que busca o título em casa.
LMP2: Batalha de gigantes pelo título
Na principal classe da categoria, a LMP2, a decisão do título será entre três equipes separadas por apenas sete pontos:
-
VDS Panis Racing #48 (Oliver Gray, Charles Milesi e Esteban Masson)
-
IDEC Sport #18 (Jamie Chadwick, Mathys Jaubert e Daniel Juncadella)
-
Inter Europol Competition #43 (Jakub Smiechowski, Tom Dillmann e Nick Yelloly)
Além do troféu, as duas melhores equipes garantirão vagas para as 24 Horas de Le Mans 2026.
Entre os destaques locais, Filipe Albuquerque, campeão da ELMS em 2020, defenderá a invencibilidade de pódios em Portimão com o Nielsen Racing Oreca #24, ao lado de Cem Bölükbaşı e Ferdinand Habsburg.
O jovem Manuel Espírito Santo, vencedor da LMP3 em 2024, agora corre na LMP2 com Enzo Fittipaldi pela CLX Motorsport #47. Já Pedro Perino integra a Inter Europol Competition #34 com Luca Ghiotto e Jean-Baptiste Simmenauer.
Do mesmo modo, a Algarve Pro Racing, equipe da casa, estará no grid com Matthias Kaiser, Lorenzo Fluxa e Théo Pourchaire, reforçando a torcida local. O grid de 13 carros da LMP2 será completado por nomes de peso como Iron Lynx–Proton, United Autosports, Duqueine Team e CLX-Pure Rxcing.
LMP2 Pro/Am: Algarve Pro Racing busca título em casa
A disputa na LMP2 Pro/Am também promete emoções. A equipe portuguesa Algarve Pro Racing #20, de Kriton Lentoudis, Alex Quinn e Olli Caldwell, chega líder, com nove pontos de vantagem sobre o AO by TF #99 de PJ Hyett, Dane Cameron e Louis Delétraz, que busca seu quarto título na ELMS em cinco anos.
A AF Corse #83, de François Perrodo, Alessio Rovera e Matthieu Vaxiviere, ainda tem chances matemáticas, mas precisará vencer partindo da pole e torcer por tropeços dos rivais.
LMP3: Disputa pela glória em Portimão
Além disso, com o título já assegurado na etapa anterior em Silverstone, Theodor Jensen, Paul Lanchère e Adrien Closmenil, do CLX Motorsport Ligier-Toyota #17, buscam a quinta vitória do ano.
Entre os destaques locais, Miguel Cristóvão, vencedor em 2024, retorna à categoria com a Eurointernational #11, ao lado de Fabien Michal e Ian Aguilera. O grid de 10 carros promete forte competição, incluindo equipes como M Racing, Inter Europol Competition, RLR MSport e Ultimate.
LMGT3: Sete equipes brigam pelo título
A classe LMGT3 chega a Portugal com sete carros ainda na disputa pelo campeonato e pela vaga em Le Mans. A liderança está com o Richard Mille AF Corse Ferrari #50 de Lilou Wadoux, Custodio Toledo e Riccardo Agostini, 12 pontos à frente do Racing Spirit of Léman Aston Martin #59 de Clément Mateu, Erwan Bastard e Valentin Hasse Clot.
Entretanto, o TF Sport Corvette #82, com Hiroshi Koizumi, Rui Andrade e Charlie Eastwood, está 14 pontos atrás da liderança, seguido de perto pelo icônico trio da Iron Dames #85 — Célia Martin, Sarah Bovy e Michelle Gatting — que venceu em Portimão em 2022.
Finalizando, a Kessel Racing #57, a Spirit of Race #55 e a GR Racing Ferrari #86 completam a lista de candidatas ao título.
Michelin Le Mans Cup: Decisão em duas horas intensas
A final da Michelin Le Mans Cup 2025, disputada em uma prova de duas horas, terá 43 carros de 29 equipes e 86 pilotos de 25 países nas classes LMP3, LMP3 Pro/Am e GT3.
LMP3: Corrida pela vitória na despedida
Porém, com o título já conquistado pela R-ace GP #85 de Hugo Schwarze e Hadrien David, que venceu em Spa e Silverstone, a disputa em Portimão será pela vitória da etapa.
Entre os desafiantes, destaque para Cédric Oltramare e David Droux do CLX Motorsport #97, além de Léna Bühler e Matteo Quintarelli, vencedores do Road to Le Mans pelo 23Events Racing #50.
LMP3 Pro/Am: Quatro equipes na briga pelo título
Além disso, a categoria chega a Portugal com um duelo de quatro frentes. O Rinaldi Racing #71, de Stefan Aust e Felipe Fernandez-Laser, lidera com oito pontos de vantagem sobre seus companheiros de equipe no #66, enquanto o Motorsport98 e o ANS Motorsport #84 ainda têm chances matemáticas.
O português José Cautela fará sua estreia na MLMC correndo pelo Inter Europol Competition #34.
GT3: Quatro equipes lutam pelo título
A AF Corse #51, de Alessandro Cozzi e Eliseo Donno, lidera com 16 pontos, mas sem vitórias na temporada. Nesse sentido, o principal rival é a Kessel Racing #33, de Murat Ruhi Çuhadaroğlu e David Fumanelli, vencedora em Barcelona e Spa.
Outros candidatos incluem a dupla da Kessel #8 e o Aston Martin #11 da Code Racing Development. Dos pilotos Philipp Sager e Valentin Hasse Clot, que precisam vencer para sonhar com o título. Aliás, fora da disputa, mas com potencial de destaque, a Iron Dames, vencedora em Silverstone, busca encerrar o ano em alta.
Um fim de semana histórico em Portimão
Com disputas em aberto em quase todas as categorias, presença de heróis locais e vagas em Le Mans em jogo. Além disso, o fim de semana em Portimão promete entrar para a história do endurance europeu.
A programação começa na quinta-feira, 16, com treinos e classificações. E termina no sábado (18 de outubro) com as corridas decisivas da Michelin Le Mans Cup e das 4 Horas de Portimão da ELMS. Por fim ambas as provas poderão ser assistidas nos respectivos canais do ELMS e da Michelin Le Mans Cup no Youtube. No caso do ELMS o Grande Prêmio transmitira a corrida em português.