A Porsche revelou que lançará uma atualização Evo para o 911 GT3 R da geração 992 em 2026. A nova versão do carro de competição fará sua estreia oficial neste fim de semana nas 12 Horas de Spa-Francorchamps, válidas pela série Michelin 24H, como parte do programa de desenvolvimento.
Trata-se da primeira grande atualização do modelo GT3 mais recente da marca alemã, lançado em 2023. Desde então, o 911 GT3 R tem acumulado vitórias e bons resultados em campeonatos como o Mundial de Endurance (FIA WEC), IMSA WeatherTech SportsCar, Intercontinental GT Challenge e DTM.
Segundo a Porsche, o foco do desenvolvimento da versão Evo esteve centrado na melhoria da dirigibilidade. As mudanças incluem revisões nos elementos aerodinâmicos para reduzir a sensibilidade ao passo do carro e otimizar o desempenho da dianteira em frenagens e acelerações. O modelo também contará com atualizações de software e um sistema de direção aprimorado.
Além disso, a equipe cliente Herberth Motorsport será a responsável por colocar o carro em ação na corrida deste fim de semana. O trio Laurin Heinrich, Alfred Renauer e Ralf Bohn dividirá a pilotagem do 911 GT3 R atualizado. A estreia competitiva antecede a apresentação oficial do modelo, prevista para o verão europeu, antes do início das vendas para clientes na temporada 2026.
“A série Creventic oferece o ambiente ideal para um teste tão importante”, afirmou Sebastian Golz, gerente de projeto do 911 GT3 R. “Além do alto nível das equipes privadas, há muito tempo de pista e Spa-Francorchamps é um desafio formidável para carros e pilotos. A Herberth, como cliente de longa data, poderá fornecer feedback valioso sobre a dirigibilidade, ergonomia e manutenção.”
Tempesta Racing estreia com Porsche e Hartog
A segunda etapa da temporada europeia da série Creventic também marcará a estreia da Tempesta Racing com o Porsche 911 GT3 R. A equipe britânica, tradicionalmente ligada à Ferrari no GT World Challenge Europe, competirá com o carro de número 193, contando com o reforço de Loek Hartog, campeão da Porsche Carrera Cup North America. Entretanto, ele se junta aos pilotos Jonathan Hui e Chris Froggatt.
Aliás, a equipe também apresentou recentemente uma nova parceria com a emissora holandesa Ziggo Sport, anunciada durante a etapa de Paul Ricard do GTWC Europe Endurance Cup.
Outros destaques na lista de inscritos incluem a Proton Huber Competition, que alinhará um Porsche para Manuel Lauck, Joerg Dreisow e o piloto oficial Klaus Bachler. Contudo, Blake McDonald e Matt Bell retornam ao grid pela Kessel Racing, ao lado de Dustin Blattner, com uma Ferrari 296 GT3.
A RedAnt Racing volta à disputa com o Mercedes-AMG GT3 Evo #93, que será pilotado por Yannick Redant, Ayrton Redant, Kobe de Breucker e Kenneth Heyer. Os vencedores das 24 Horas de Spa pela CrowdStrike, Comtoyou Racing, estarão presentes com um Aston Martin Vantage GT3 Evo. Tendo entre os pilotos o brasileiro Sergio Sette Câmara, que divide o carro #40 com Frederic Jousset e Sebastian Alvarez.
Completando o grid, aparecem nomes como Scuderia Praha, HAAS RT, Hofor Racing, Era Motorsport e ARC Bratislava, além de outras formações já tradicionais na competição.